PC

22/01/2013 10h39 - Atualizado em 22/01/2013 10h39

Intel promete melhorar tecnologia de fala de Stephen Hawking

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Intel trabalha para aprimorar a tecnologia que permite ao físico Stephen Hawking se comunicar. O cientista inglês luta contra a esclerose lateral amiotrófica (também conhecida como doença de Lou Gehrig) há décadas e sua condição vem piorando. Para se comunicar, atualmente, ele usa um sintetizador de voz, que lê pequenos movimentos de suas bochechas. Hawking, muitas vezes, precisa soletrar palavras letra a letra, o que significa que ele mal pode falar uma palavra por minuto.

Intel quer facilitar a vida de Stephen Hawking na hora de se comunicar (Foto: Reprodução)Intel quer facilitar a comunicação de Stephen Hawking (Foto: Reprodução/Geek)

A fabricante de microchips está trabalhando em uma interface mais aprimorada, que lê diversas outras expressões da face de Hawking para captar letras e permitir que o cientista soletre mais rapidamente.

Como a doença debilita Hawking severamente com o passar do tempo, a Intel pretende centrar seus esforços em músculos da face que possuem maior margem de movimento, como as sobrancelhas, supercílios e boca. De acordo com o estudo da Intel, seria possível aumentar a velocidade de dicção de Stephen e seu sintetizador de voz em até dez vezes.

Stephen Hawking completou 70 anos recentemente e, desde os anos 1990, grande parte da tecnologia de suporte à vida e comunicação, que permitiu ao cientista continuar desempenhando papel relevante na vanguarda da física teórica, foi concebida e desenvolvida pela Intel.

Além de ajudar Stephen a continuar se comunicando, as tecnologias desenvolvidas pela Intel podem ser adaptadas às necessidades de quem quer que tenha problemas de comunicação causados pela idade avançada ou por doenças degenerativas.

Tem alguma dúvida sobre tecnologia? Participe do Fórum do TechTudo!

Via Geek

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Marinho
    2013-01-24T14:01:32

    É só usar o Leap Motion!

  • Everton Celistre
    2013-01-22T11:27:55

    Gênio!