Sistemas Operacionais

03/01/2013 10h52 - Atualizado em 03/01/2013 11h08

Microsoft quer que desenvolvedores do iOS programem para Windows

 Alessandro Iglesias
por
Para o TechTudo

A Microsoft convidou um grupo de desenvolvedores de aplicativos para o sistema operacional iOS, da Apple, para um evento organizado pela companhia. A reunião teve como objetivo estimular os programadores a criar apps para o Windows 8 e RT, demonstrando que essas plataformas também são pertinentes no lucrativo universo mobile.

A Microsoft pretende aumentar a oferta de apps na Windows Store (Foto: Divulgação)A Microsoft pretende aumentar a oferta de apps na Windows Store (Foto: Divulgação)

De acordo com o site Technology Review, a visita dos programadores buscou estimulá-los a produzir aplicativos para sistemas operacionais da Microsoft, que pretende diminuir bastante a diferença entre o repertório de aplicativos para Windows 8 e RT em comparação aos disponíveis para iOS e Android. Os números, no entanto, indicam que a companhia vai precisar de muito além de alguns dias de eventos estimulantes. A Windows Store conta com apenas 100 mil apps para suas plataformas, contra os mais de 700 mil disponíveis nas lojas do iOS e do Android.

A reunião

Durante os dois dias que frequentaram as instalações da Microsoft, o grupo de desenvolvedores pôde entrar em contato com os sistemas operacionais da empresa, seus aplicativos e a visão da Microsoft sobre a integração desses a seus sistemas de computadores pessoais e tablets. Cada palestra possuía um desenvolvedor da Microsoft, responsável por responder questões e dúvidas dos visitantes, além de sugerir como cada um deveria orientar o desenvolvimento ou migração de seu software para o Windows.

Windows 8 será o novo Windows Vista? Participe da discussão no Fórum do TechTudo!

Aparentemente, a iniciativa ousada e nova da Microsoft agradou muitos programadores, que mesmo não cogitando realizar a migração de seus produtos, consideraram o evento uma boa iniciativa da marca. Dentre as críticas, houve questionamentos por parte dos desenvolvedores sobre a decisão da Microsoft utilizar um único sistema operacional para PCs, telefones e tablets, o que poderia tornar a codificação para cada formato em um verdadeiro inferno. Outros observaram na loja de apps da Microsoft um campo lucrativo, já que essa não se encontra superlotada como a dos concorrentes.

Via Slashgear

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Robert Godoy
    2013-01-06T22:01:52

    A Microsoft não utiliza o mesmo sistema operacional para PCs, Tablets e Celulares. O Windows 8 é para PCs e Tablets e o Windows Phone 8 para Celulares. E como o colega explicou abaixo as Lojas são diferentes. Relamente a matéria é fraca e tendenciosa. Tipo copiar colar.

  • Alexandre Ísola
    2013-01-03T12:10:25

    Quem postou essa matéria nem se deu ao trabalho de pesquisar e se aprofundar. A Loja de programas da MS para Windows 8 e RT tem pouco mais de 35000 aplicativos. A Windows Store para Windows Phone é que tem 150000 aplicativos...Entendo que o pessoal do Techtudo tenha dificuldade em falar do assunto pois somente usam Android e Apple, mas se realmente desejassem trazer para os apreciadores de produtos da MS matérias nessa área, deveriam contratar alguém com esse conhecimento. Essa não é a primeira matéria sobre produtos da MS que leio com erros importantes de informação. Fica a dica.