24/01/2013 09h24 - Atualizado em 24/01/2013 09h24

Na China, iPhone perde liderança para xing-ling

Marcos Nepomuceno
por
Para o TechTudo

A Apple foi superada no mercado chinês por uma empresa com apenas 1% do seu tamanho. A China Wireless Technologies desbancou o iPhone, que antes figurava como o favorito no país, com seu "xing-ling” Coolpad 8060. O aparelho custa cinco vezes menos que o modelo da Apple, que atualmente aparece somente na sexta colocação entre os aparelhos mais populares da China.

Quarta geração do CoolPad deve aumentar ainda mais vendas da empresa chinesa (Foto: Divulgação) (Foto: Quarta geração do CoolPad deve aumentar ainda mais vendas da empresa chinesa (Foto: Divulgação))CoolPad deixou o iPhone para trás no mercado chinês (Foto: Divulgação)

Vendido por 619 yuan (cerca de US$ 100, ou R$ 200), o "xing-ling" é um sucesso, e reflete a tendência dos mercados emergentes, onde o padrão elevado dos produtos da Apple não condiz com a realidade. Assim, os aparelhos da companhia norte-americana começam a perder espaço para modelos mais modestos. A projeção é que o Coolpad 8060 venda cerca de 28 milhões de unidades no país em 2013, enquanto o iPhone amarga o sexto lugar de vendas no ranking local.

A queda da popularidade da Apple é um sinal muito ruim para a empresa, já que a China é hoje o maior mercado potencial de dispositivos móveis do mundo. Outras multinacionais, como a Samsung, ZTE e Lenovo, também ultrapassaram a gigante de Cupertino, aproveitando a onda dos smartphones simples e baratos.

Qual é o melhor smartphone que se pode comprar com até R$ 800? Confira as dicas dos usuários no Fórum do TechTudo!

Esta, aliás, não é a primeira "derrota" recente da companhia da maçã. No Japão, situação semelhante aconteceu com o iPad, que perdeu o primeiro lugar nas vendas para o Nexus 7, do Google, que custa US$ 130 (cerca de R$ 260) a menos que o iPad mini, que é o tablet mais barato da empresa norte-americana.

No início do mês, boatos davam conta de que a Apple planejava lançar um modelo popular do iPhone voltado justamente para os mercados emergentes, como China, Índia e Brasil. No entanto, a notícia foi desmentida pelo vice-presidente de marketing da companhia, Phil Schiller. De acordo com o executivo, aparelhos baratos "nunca serão o futuro dos produtos da Apple".

Via Bloomberg

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elber R.
    2013-01-24T11:59:07  

    povo mete pau na apple, mas eh tudo gente q nao tem condição de ter um produto da marca.... xing-ling melhor.. OK.. melhor em preço.. e qualidade?? caso citado aqui... queima rapidinho, bateria nao dura nada. e os APP?? se tiver jogo bom android deve rodar quadro a quadro.... igual os primeiros androids q pra jogar angry birds era uma tosqueira só..... apple só tem quem pode!

    recentes

    populares

    • Elber R.
      2013-01-24T11:59:07  

      Elber R. Já tive um Apple, e posso garantir: A Apple, definitivamente, NÃO É

    recentes

    populares

    • Elber R.
      2013-01-24T11:59:07  

      O que aparenta ser.

  • Marcus Abjaud
    2013-01-24T10:56:33

    É verdade,por um lado mostra-se tendenciosa...não quer dizer que vender menos é o mesmo que "estou lucrando pra caramba"...isso é uma grande bobagem,ela pode estar em sexto lugar em número de venda,mas não em faturamento.Agora cita um assunto importante que serve de alerta para brasileiros cismados em ter um Iphone 5,ai vira o cara de cabeça pra baixo e não cai nem uma moeda do bolso...o brasileiro é fã da desproporcionalidade.

  • LUIZ AMORIM
    2013-01-24T10:50:26

    ZTE e HUAWEI são só o começo. A China promete ser uma potência em eletrônicos. Os vizinhos Japão e Coréia do Sul fizeram caminhos parecidos e hoje são dominantes na eletrônica. Em breve, marcas chinesas habitarão sua mesa de bar.

  • Alberto Castro
    2013-01-24T10:40:17  

    Comparar xing ling com iphone? esse site ta de brincadeira mesmo... ta cheio de fãs boys Android... engraçado que ontem saiu os números incríveis da Apple mostrando que ela vendeu mais iphones do que o ano anterior, mais ipads, e que teve lucro recorde em toda sua história, e o techtudo nem comentou... parece que só tem artigos com críticas mas fundamentadas. Gostaria de ver uma cobertura neutra. Por que esse artigo mesmo não falou por exemplo do Galaxy, do HTC e outros tops no pais?

    recentes

    populares

    • Alberto Castro
      2013-01-24T10:40:17  

      Os "números incríveis" a que vc se refere foram os mesmo que indicaram o fracasso do iPhone e as vendas abaixo de esperado? E que indicou a terceira queda seguida nesses valores? É como a matéria disse: O Mercado Hi-End de Smartphones está saturando em mercados importantes. iPhone é apenas mais um agora!

  • Prof X
    2013-01-24T10:33:13

    Pelo menos perdeu para um produto nacional hehehehehe

  • Neto Cavalcanti
    2013-01-24T10:11:36

    A verdade é que até os xing-lings são melhores que iphone. Por isso vendem tanto LOL

  • Diego Pessoa
    2013-01-24T09:53:31

    A Apple só vai vender para ricos e fanaticos,pessoas mais conscientes vão comprar aparelhos bons e baratos,quem muito quer nada tem........

  • Ariel Vargas
    2013-01-24T11:47:59

    ......é aparelhos da Apple já eram... smartphones que pecam pela qualidade...xing ling vieram para ficar....preço baixo ...otima escolha...e viva os chineses

  • Marcio Lima
    2013-01-24T11:44:04

    IPhone: caro, nada demais... e cópia da Gradiente!

  • Cristiano Duarte
    2013-01-24T11:35:35

    Putz, só comentários toscos de apple maniacos... a reportagem fala de tendência e não qual é o melhor! Vou resumir aqui pra vcs então a notícia: Nos países emergentes, os consumidores em sua maioria estão procurando custo/benefício nos aparelhos que compram e não apenas "status" (marketing)!

  • Stefano Albuquerque
    2013-01-24T11:32:12  

    Se o Iphone fosse um carro seria um carro que você só pode comprar pecas na concessionária, que qualquer problema, tipo colocar uma radio nova no som, você precisa voltar na empresa que lhe vendeu. Se fosse um carro quem ia querer?

    recentes

    populares

    • Stefano Albuquerque
      2013-01-24T11:32:12  

      Esta enganado amigo, peças para iphone e hoje mais comum de encontrar do que qualquer aparelho. Tenho Assistência de celulares, e pecas de reposição para iphone e o único que tenho em estoque, desde a bateria a telas lcds, que hoje esta mais barato. Antes Uma tela de um iphone 4/ 4s custava em media R$ 400,00 hoje se coloca por R$180,00 a tela original.

  • Lucas Erico
    2013-01-24T11:28:21

    isso é ótimo, pois obrigará a apple a baixar os seus preços!! pois quando eles eram os "únicos", com uma aparelho novo, com tecnologias novas, aí sim justificava o valor exorbitante, mas nos dias de hoje, com tantas opções, tantos aparelhos de grande qualidade, não se justifica o seu preço, apesar da sua qualidade acima da media! e olha que tenho um iphone, mas não sou fan doente, alias não acho que se justifica comprar o 5, com pouca evolução em relação ao ultimo e um valor exorbitante!!

  • Edmilson Junior
    2013-01-24T11:23:36

    Fanboy detected V V V V V V

  • Brunna Araujo
    2013-01-24T11:18:58

    eu não diria tendenciosa, visto que foi o iphone que esse aparelho ultrapassou, simples, se fosse samsung seria a mesma coisa.

  • Hackingtoolz
    2013-01-24T11:18:25

    Chuuuuuupa Applelixo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

  • Marcus Abjaud
    2013-01-24T10:57:23

    Desculpem,a frase é "não estou lucrando pra caramba"...

  • Dennis Mello
    2013-01-24T10:05:06  

    Como a apple pode perder a liderança se é o sexto no ranking de vendas ? Ou ta na liderança ou ta em sexto, pra variat techtudo sempre puxando sardinha da apple.

    recentes

    populares

    • Dennis Mello
      2013-01-24T10:05:06  

      Se você soubesse ler, teria lido que ela é o sexto lugar somente na China. Típico de usuário da Apple.

    recentes

    populares

    • Dennis Mello
      2013-01-24T10:05:06  

      E eu falei que nao é na china ? falei como pode perder a liderença se é sexto ? ou é sexto ou é lider ... apple fanboy do caramba

  • Raphael Wagner
    2013-01-24T09:28:22  

    que matéria mal escrita...

    recentes

    populares

    • Raphael Wagner
      2013-01-24T09:28:22  

      Chuuuuuupa Apple !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Raphael Wagner
      2013-01-24T09:28:22  

      É pq ela foi escrita com o assistente virtual SIRI

  • Emilio Vale
    2013-01-24T11:53:15

    Os xing lings até funcionam, mas até quando??.. tive 2 e queimaram com 3 meses cada...

  • Danilo Freitas
    2013-01-24T11:52:31

    ZzzzzZzzzzzz Quanta bobagem.

  • Ariel Vargas
    2013-01-24T11:52:06

    ...viva o smartphone ...xingling...preço bom com qualidade...

  • Antonio Silva
    2013-01-24T13:18:09

    O iphone da apple é um produto idealizado para patricinha e mauricinho. O xing ling é para o povão.

  • Fernando Gomes
    2013-01-24T13:07:29

    Cara nao é só valor tambem tem a qualidade. Pode ser que o novo aparelho ai ching Ling tenha tambem qualidade. Tenho 2 iphone um 4 e o outro 4s mas diferentes de vcs ai do Brasil, vivo no Chile e aqui pago só R$600.00 em cada um. Por tanto aqui todo mundo , literalmente todo mundo tem iphone. Infelizmente nosso pais ai e meio complicado na questao de impostos. Mas eu digo cada um compra o que pode e nem sempre o mais caro é melhor.

  • Rafphael Santos
    2013-01-24T12:59:44

    Prefiro o meu de 4 chip.... q tb é da china..rsrs...

  • Antonio Júnior