Fabricantes

30/01/2013 09h35 - Atualizado em 30/01/2013 09h35

Nasa reativa antigo foguete da Apollo para realizar novos estudos

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Saturno V, que levou as missões Apollo à Lua há mais de 40 anos, é considerado o maior e mais complexo foguete construído pelo homem. Agora, depois de décadas de inatividade, jovens engenheiros da Nasa resolveram despertar o motor F-1 do foguete, que era capaz de impulsionar os astronautas a acelerações superiores a de um tiro de rifle em direção ao espaço. Cada um dos cinco F-1 num Saturno V queimava 12 mil litros de combustível por segundo.

Na foto, os cinco motores do Saturno V, que estão sendo estudados pela Nasa (Foto: Reprodução)Motores do Saturno V estão sendo estudados pela Nasa (Foto: Reprodução/Extreme Tech)

A ideia não é ressucitar a tecnologia de 40 anos, mas aprender com ela. De acordo com a Nasa, grande parte do seu time de engenheiros sequer era nascida na época do Programa Apollo e a ressureição do Saturno V serve para que eles aprendam com as soluções desenvolvidas pelo time liderado por Wernher Von Braun, engenheiro alemão que, a serviço dos nazistas, criou na Segunda Guerra os primeiros foguetes balísticos, o V1 e o V2.

O plano é adquirir conhecimento sobre o enorme foguete para usá-lo como subsídio no desenho do SLS, o Space Launch System, que deverá repor os ônibus espaciais e ser capaz de levar o homem para a Lua e Marte.

Até o momento, a Nasa foi atrás dos motores originais que sobraram do Saturno V, guardados em museus. Eles limparam os motores e se detiveram sobre um dos componentes principais do motor do Saturno V, o gerador de gás. Essa unidade é capaz, sozinha, de garantir 55 mil cavalos de potência, para bombear três toneladas de propelente. Os engenheiros geraram modelos 3D precisos do gerador e levaram os arquivos para supercomputadores.

Nas máquinas, a ideia é gerar perfis e estudar a engenharia e o design dos componentes. O que a Nasa pretende descobrir é quais partes dos motores podem ser aprimoradas usando a tecnologia atual e  recriadas com processos de manufatura mais precisos. Mais do que apenas gerar arquivos de computador, os engenheiros dispararam um dos motores para colher dados reais de seu funcionamento. De acordo com a Nasa, seus engenheiros já possuem informações sobre o Saturno V que nunca foi obtida quando eles foram originalmente testados porque simplesmente não existia tecnologia para isso.

O próximo passo do projeto de ressurreição do Saturno V é reconstruir seus motores via impressão digital, já com refinamentos no design.

Via Extreme Tech

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Helder Soares
    2018-03-17T23:09:00

    A informação sobre o consumo está errada: Os 12 mil litros citado na reportagem, não era o consumo de combustível de cada motor, mas sim o total do combustível e do oxigênio consumidos pelos 5 motores do primeiro estágio por segundo: 4880 litros de querosene RP1, e 7827 litros de oxigênio líquido.

  • Sebastiao Paula
    2013-05-31T13:41:01

    o interessante é como a inteligencia é retrograda, quanto mais antigo mais interessante. por exemplo esse foguete recriado a mais de 40 anos e não conseguiram superá-lo e as pirâmides até hoje ninguém consegue recriá-las. A turma da antiguidade não eram engenheiros eram Gênios, mágicos, outra denominação que quiserem usar, em fim eram FERAS e tudo com o básico

  • Advanced Reclamão
    2013-02-03T12:06:09

    Os caras fizeram com régua de calculo o que hoje nem com supercomputadores conseguem superar.. parabens aos construtores.

  • Roger Rogers
    2013-01-31T10:36:20

    É impressionante a capacidade humana,cinquenta ou sessenta anos atrás ou mais já criavam algo fantástico como um foguete complexo como esse,imagina o que não se pode fazer hoje com a informatização porém não tem o mesmo brilho que na época que esse foguete foi criado,a inteligencia humana é maravilhosa pena que inumeras vezes é usada para o mal!.