Internet

24/01/2013 17h25 - Atualizado em 19/08/2013 13h26

Orkut completa 9 anos: alguém ainda lembra dele?

Ricardo Fraga
por
Para o TechTudo

O Orkut, a primeira rede social do Google, está completando nove anos nesta quinta-feira (24). Criada pelo engenheiro Orkut Büyükkökten, a rede social dominou o mercado brasileiro durante muitos anos como o serviço mais acessado da sua categoria, mas perdeu espaço para o Facebook, que agora detém a liderança no segmento no país.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Orkut completa 9 anos (Foto: Reprodução)Orkut completa 9 anos (Foto: Reprodução)

Lançado no dia 24 de janeiro de 2004, o Orkut rapidamente ganhou popularidade no país. Inicialmente com acesso restrito, os convites para o novo serviço social eram disputados e, muitas vezes, vendidos pela Internet.

Com o passar dos anos e apesar da frequente exibição da mensagem “Bad, bad server!”, que significava que o serviço passava por alguma instabilidade temporária, o Orkut foi ganhando fama no Brasil, país que rapidamente ocupou o segundo lugar em número de usuários, perdendo apenas para a Índia.

Tal liderança começou a ser ameaçada pelo Facebook e, em meados de 2011, juntamente com o lançamento do Google+, a rede social de Mark Zuckerberg começou a demonstrar um rápido crescimento. Em apenas 12 meses, fez com que o Orkut perdesse 33,69% de participação no mercado, caindo de 46,11% para apenas 12,42%.

Ao mesmo tempo em que o Facebook ganhava espaço, o Google dava destaque ao seu mais novo serviço social, o Google+. Além de toda a divulgação, a empresa começou a fazer algumas integrações entre o G+ e o Orkut, inclusive permitindo que os usuários integrassem ambos os perfis.

Apesar da crescente queda no número de usuários (número não divulgado pelo Google), ao que tudo indica, o Orkut continua sendo um serviço rentável para a empresa. Ao ser indagado pelo TechTudo sobre o futuro da rede social, o Google Brasil afirmou que, “para o Google, o Orkut continua sendo relevante para milhões de brasileiros” e que, por este motivo, “a empresa continua investindo no produto”.

A pergunta que fica é: será que o Orkut conseguirá completar dez anos de vida?

Alguma dúvida sobre o Orkut ou Google+? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Larissa Alves
    2015-08-06T16:12:31

    o Orkut era bom mais chegou o facebook agora ja era Orkut

  • Laize Santos
    2013-01-24T17:44:03  

    Queria lembrar a senha do meu, nem posso excluir heueueuuee. Mas a época foi boa. Mas desde 2009 que tenho o face e já tava me viciando nele antes de virar modinha em 2011

    recentes

    populares

    • Laize Santos
      2013-01-24T17:44:03  

      Nooooooooooooooooooooooooossa, que legaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaal

    recentes

    populares

    • Laize Santos
      2013-01-24T17:44:03  

      Laize e' hipster, nao gosta de usar coisas mainstream. Eu uso o Facebook ha um tempao, mas porque muitos dos meus amigos so usavam facebook (ja que orkut nunca foi famoso nos EUA). Mas eu nao parei de usar porque virou "moda".

  • Henrique Jardim
    2013-08-27T17:27:04

    Ja vi com menos antigo ''

  • Marcelo
    2013-03-24T13:19:19

    (continuação): Já com outros, existem aqueles que adoram trasnformar a vida em um livro aberto e ver oque os outros têm a dizer ou mostrar... No meu caso, a minha vida não precisa ser esse livro aberto a que me referi... É isso!

  • Everson Oliveira
    2013-01-25T11:45:39

    orkut é = ao win xp... é uma fonte de distribuição de virus e antes de entrar na decadencia total tava pior do q arvore de natal com akeles lixosos recados animados...

  • Bruno Silva
    2013-01-25T11:09:42

    Nao Gostei pelo fato do Orkut te excluido meu perfil do nada, sou usuario a 7 anos e deletaram minha account!

  • Luís Oliveira
    2013-01-25T09:08:12

    Alguem lembra dele? ¬¬ ORKUT é só 2000 milhoes de vezes melhor que Facemodinha... Bom do Facebook é que os retardados sairam todos do orkut para ir pro face.. deixando o orkut bem melhor

  • Gibrasiliana
    2013-01-25T07:25:47

    Sou muito mais meia comunidade no Orkut do que um FB inteiro!

  • Beto Araújo
    2013-01-25T04:39:46

    O orkut tem o melhor sistema de fóruns do mundo. Eu abro o orkut todo o santo dia, mas nao faço o mesmo com o face. Discuto futebol, pesquiso, estudo e participo de campeonatos de videogame criados pelas comunidades, para mim o orkut vai completar sim 10 anos de sucesso sim, é só olhar as comunidades de futebol em dia de jogos com tópicos de 4000 postagens ou mais...

  • Vinicius Osti
    2013-01-24T19:07:06

    Facebook também completa 9 anos, em fevereiro.

  • Samuel Franco
    2013-01-24T18:49:00

    Não só lembro como ainda utilizo.

  • Fernanda
    2013-01-25T03:23:02

    Rede social so serve pra quem gosta de aparecer.ah,e pros outros ficarem "fuxicaando" sobre sua vida.Neguinho vê um sujeito uma vez na vida e ja adiciona nos contatos como se fosse "amigo"de anos.Tenho paciência neeeeim....Amigo pra mim,e amigo.Conhecido ja e outros quinhentos...

  • Fernanda
    2013-01-25T03:19:03

    Nao tenho e nunca tive.Nao tenho face tb.Deteeeeeeeeeeesto.Infelizmente terei que criar um profissional,pq a porcaria ta me fazendo falta.

  • Macgyver
    2013-01-25T02:14:54

    Depois que o pessoal da futilidade migrou para o facebook, o Orkut esta melhor do que nunca, com comunidades com mais conteúdo do que MUITO FÓRUM que se acha entendido pela internet. Qualquer assunto relacionado a informatica, celular, Android, etc. pode ser encontrado nas comunidades repletas de pessoas entendidas do assunto e o melhor: com vontade de compartilhar informação. Pensem muitas vezes antes de criticar o orkut. Pelo menos serve para alguma coisa alem de postar fotos duckface e correntes de auto ajuda.

  • Raphael Wagner
    2013-01-24T19:30:23

    As comunidades fazem com que o Orkut permaneça, e ainda será por muito tempo. Já que o face não tem um sistema de comunidades do tipo fórum.

  • Andrew Mendes
    2013-01-24T19:20:08

    Orkut é bem velho..

  • Matheus
    2013-01-24T18:29:39  

    Olha, pode completar 10 anos, mas não 10 anos de sucesso. Acho, que das redes sociais atuais somente Facebook e Twitter no cenário mundial, claro, vão completar 10 anos de sucesso.

    recentes

    populares

    • Matheus
      2013-01-24T18:29:39  

      Anderson Santos, comentar coisas totalmente aleatórias é muito fácil. Primeiro, não citei em nenhum momento quando rede social x ou y começou a fazer sucesso, minha ideia é simples, completar 10 anos de sucesso, não importa se começou fazer sucesso ontem. Facebook não está no cenário mundial? Consegui 1 bilhão de usuários só dentro dos EUA, com uma população de pouco mais de 300 milhões. Twitter conseguiu cerca de 400 milhões só em um país também? Usuários desses serviços estão espalhados ao redor do mundo, então é cenário mundial.

    recentes

    populares

    • Matheus
      2013-01-24T18:29:39  

      Anderson Santos, o auge do Facebook a nível mundial foi bem antes de 2010. Como o Brasil é adepto a tudo que vem de fora, o "booom" por aqui foi mais tarde, em 2011. Porém, antes do sucesso meteórico, muitos brasileiros já utilizavam Facebook. Além do mais, a gente sabe que desse 1 bilhão de usuários do Facebook, quase 50% são fakes ou pessoas que criam perfis e acessam 1 vez na vida e outra na morte. A quantidade de usuários ativos (que logam e interagem com frequência) é de algumas dezenas de milhões. Evidente q a empresa nunca irá revelar ou confirmar isso, porque não é de interesse dela.

  • Divaldo Ribeiro
    2013-01-24T20:27:55  

    o que é orkut

    recentes

    populares

    • Divaldo Ribeiro
      2013-01-24T20:27:55  

      Clauber Telles. Era essa resposta que eu tava pensando em dar pra essa pergunta ,mas aí li seu comentário e não tive tempo de postar o meu. Bela resposta !

    recentes

    populares

    • Divaldo Ribeiro
      2013-01-24T20:27:55  

      Eu sei to zuando uahsuahsuahus PQ acho que tah deserto lah !!!!