Jogos de ação

25/01/2013 08h50 - Atualizado em 25/01/2013 08h50

Pitfall!, clássico do Atari, faz sucesso em versão para tablets e smartphones

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Após o recente pedido de falência da Atari, muitos jogadores se viram pensando em algumas de suas clássicas franquias, como Pitfall!. Criado por um dos cofundadores da Activision, David Crane, o título foi lançado originalmente em 1982 para o Atari 2600, onde fez sua fama.

clássico Pitfall! desperta muitas memórias em quem viveu a época do Atari 2600 (Foto: talkandroid.com)clássico Pitfall! desperta muitas memórias em quem viveu a época do Atari 2600 (Foto: talkandroid.com)

Com o aniversário de 30 anos de Pitfall! em 2012, a Activision lançou um novo título comemorativo para iOS e Android, porém logo os fãs perceberam que não se tratava de uma homenagem ao clássico. Enquanto o jogo original era do gênero de ação, esta nova versão era um daqueles jogos de corrida infinita, nos moldes de Temple Run.

Apesar de certa ressalva dos fãs, o novo Pifall! se provou um ótimo título para mobiles. Porém, mesmo aqueles que gostaram da nova versão tiveram suas reclamações, já que, aparentemente, há uma quantidade excessiva de microtransações prontas para prejudicar seu progresso.

Novo Pitfall! no iPad e iPhone agrada, mas não transpõe valores do original (Foto: ifanzine.com)Novo Pitfall! no iPad e iPhone agrada, mas não transpõe valores do original (Foto: ifanzine.com)

Por exemplo, ao ser picado por um escorpião, o personagem pode ficar imobilizado até que passe o efeito do veneno naturalmente ou ser curado imediatamente com um antídoto, que custa dinheiro de verdade. O conflito entre um jogo clássico e o modelo de negócios moderno parece criar um abismo entre o que Pitfall! significava originalmente.

Há muitos elementos que lembram o clássico, como as cobras, os cipós, o mencionado escorpião, e o protagonista Pitfall Harry, mas as semelhanças param por aí. Qualquer fã que queira comemorar os 30 anos do personagem ou homenagear a Atari em seu momento de dificuldade, terá que tirar a poeira de seu velho Atari 2600.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares