Video game

02/01/2013 10h22 - Atualizado em 02/01/2013 10h22

PlayStation 4 e Xbox 720: o que a próxima geração poderá trazer aos jogadores

Monique Mansur
por
Da redação

Os rumores em torno da próxima geração de consoles deixam os jogadores cada vez mais ansiosos. Apesar de serem chamados de PlayStation 4 e Xbox 720, ainda não foi confirmado se serão estes os nomes dos futuros aparelhos. O lançamento do Wii U marcou o início da próxima geração. Será, então, que os consoles da Microsoft e da Sony estão perto de chegar? O TechTudo reuniu as características que os próximos consoles deveriam ter, na visão dos usuários do nosso Fórum, e as informações já veiculadas a respeito dos aparelhos. Confira:

xbox720eps4 (Foto: Divulgação)Xbox 720 e PS4: confira o que a próxima geração pode trazer aos jogadores (Foto: Divulgação)

O principal rumor é que o futuro console da Sony será chamado de Orbis, devido a pronúncia do número quatro em japonês que, segundo a revista PSM3 do Reino Unido, tem semelhança com a palavra morte. A empresa ainda não se pronunciou oficialmente a respeito.

Gráficos alucinantes e histórias envolventes é o que boa parte da legião de jogadores gostaria de ver nos futuros consoles. Em um post no Fórum, o usuário "vnfwsa" explicou que, antes disso, é preciso trazer melhorias para as placas de vídeo. Segundo ele, com hardware aperfeiçoado, é possível trazer aos jogos gráficos melhores que os atuais, tanto na resolução das imagens quanto na fluidez, garantindo uma experiência mais realista durante o jogo.

Também não confirmada está a informação de que o futuro console da Sony terá o dobro de qualidade que o PlayStation 3. A ideia da companhia seria para atrair novos consumidores para os modernos aparelhos de TV com resolução 4K. Esta tecnologia representa pouco mais que o dobro da definição de imagem dos 1080 atuais.

Os jogadores gostariam ainda que os aparelhos futuros tivessem cartões de leitura de dados, ao invés de discos, pois, assim, a leitura dos jogos seria mais rápida e o carregamento de games pesados não seria mais problema. Porém, sabemos que esse upgrade afetaria diretamente no custo de produção dos jogos, aumentando o valor consideravelmente.

Novo Xbox, seria assim?  (Foto: Reprodução)Novo Xbox, seria assim? (Foto: Reprodução)

Não seria bom se os dados armazenados na nuvem fossem gratuitos? Os atuais consoles usam bastante espaço para armazenar jogos salvos e outras informações nos discos. A nuvem possibilita salvar estes dados na Internet, mas se a geração futura adotasse esse procedimento como padrão e gratuito aos usuários, seria possível deixar o game registrado online e não no HD do console, correndo o risco de perder os dados, caso o aparelho desse defeito.

Em relação ao suposto PlayStation 4, produtores de jogos já confirmaram que estão recebendo o kit de desenvolvimento. De acordo com o site VG247, o aparelho terá 16 GB de memória RAM e uma nova interface. Esta última novidade permitirá que o usuário deixe o download em andamento enquanto joga outros games. Designers ansiosos já simularam o console em imagens, baseando-se nas informações ainda não confirmadas pela Microsoft e pela Sony.

Um dos recentes rumores apontam para o Xbox 720 com leitor de Blu-Ray. Como todos sabem, a Sony já tem adota tecnologia no PlayStation 3 e, caso a informação se confirme, a Microsoft deverá pagar uma bela quantia para a concorrente, já que, no passado, ela preferiu apostar na tecnologia HD DVD, que acabou não se popularizando.

O vice-presidente da Sony Computer Entertainment America, Scott Rhode, disse que os jogos para o PlayStation 4 já estão sendo desenvolvidos. Um documento vazado na Internet sugere detalhes sobre o projeto Orbis. De acordo com declarações da Konami, a empresa trabalha no motor gráfico FOX Engine para desenvolver futuros jogos da série PES. Isso significa que no próximo console poderemos ver emoções mais reais dos atletas em campo.

Como será o PlayStation 4? (Foto: Reprodução) (Foto: Como será o PlayStation 4? (Foto: Reprodução))Como será o PlayStation 4? (Foto: Reprodução)

O desejo de ter os games disponíveis virtualmente também é grande. A geração atual já faz esse processo, mas caminha a passos lentos. Imagine só como seria se os lançamentos fossem feitos também em versão digital? Os jogadores mais ansiosos poderiam jogar quase que instantaneamente ao lançamento, depois de fazer o download, ao invés de ir até a loja física para adquirir o jogo.

O PlayStation 3 trouxe para a geração atual jogos com a tecnologia 3D como Uncharted 3 e Gran Turismo 5. Porém, ela ainda é pouco explorada e os fãs gostariam de ver mais jogos com essa modernidade. O 3D permitirá visualizar gráficos ainda melhores, que saltam da tela e prometem surpreender ainda mais.

PS4 (Foto: PS4)Conceito de Playstation 4 (Foto: Divulgação)

Em junho passado, a Microsoft deixou vazar um documento em que constava que o preço do próximo console da empresa seria de US$ 299 (cerca de R$ 600). O Xbox promete, ainda, uma versão aprimorada do periférico, possivelmente denominada Kinect 2.0, que funcionaria também como um leitor de discos Blu-Ray. A nova versão do sensor de movimentos traria melhor captura de voz e câmera, e suporte para até quatro jogadores simultâneos.

No YouTube, um usuário publicou um vídeo que mostra como o próximo console da Sony poderá ser. Apesar de serem apenas frutos da imaginação do jogador, a reprodução nos passa possibilidades cabíveis de serem postas em prática.

Apesar de todas as informações não passarem de rumores, o presidente da Eletronic Arts, Frank Gibeau, afirmou que acompanha de perto a produção dos aparelhos e que eles devem ser lançados em 2013. “Eu vi as máquinas que estamos construindo, e elas são espetaculares. A próxima geração de hardware é uma grande oportunidade, e isso vai levar a um surto de crescimento enorme para a indústria", comentou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anderson Pimentel
    2013-01-02T12:42:56

    "Segundo ele, com hardware aperfeiçoado, é possível trazer aos jogos gráficos melhores que os atuais, tanto na resolução das imagens quanto na fluidez, garantindo uma experiência mais realista durante o jogo." Um verdadeiro gênio este rapaz. Eu jurava que tinha que regredir a configuração de hardware pra poder atingir melhores graficos e fluidez ¬¬'

  • Bruno Hermogenes
    2013-01-02T11:58:26  

    agora que consegui compra o ps2 em suaves 38 prestações e a primeira fica pra depois do carnaval \o/ e o jogos vou parcelar em 24x sem entrada tbm

    recentes

    populares

    • Bruno Hermogenes
      2013-01-02T11:58:26  

      sorte sua, to pagando pelo meu polystation ainda

    recentes

    populares

    • Bruno Hermogenes
      2013-01-02T11:58:26  

      E eu que entrei num consorcio!!! ...KKKKK

  • Renato Amorim
    2013-01-02T11:36:58

    eles podiam fazer surpresa é no preço......bem baratinho........

  • Milton Silva
    2013-02-27T14:21:06

    Tenho um Xbox só pelo sensor de movimento mais gosto mais do PS que tem muitos jogos legais que não tem para o xbox.

  • Hudson Silva
    2013-02-22T15:53:35

    PS4 e Xbox720 chegando.. e continuo com meu PC jogando todos os jogos... e o Melhor dos consoles..!!!! Fato!!!!

  • Remerson Silva
    2013-01-07T15:15:24

    lembrando que o PlayStation 4 vai utilizar o sistema android na ps store vai ser show

  • Lennon Campos
    2013-01-07T11:47:41

    Falo isso sem nenhuma vergonha, uns 4 atrás anos comprei um PS2 para o meu filho e pelo o que parece do mercado ele vai pular uma geração dos consoles, PQ é duro pagar 1.300, 1.400 por um console e pelos valores dos jogos, e nós fanáticos por vídeo games estamos alimentando esse mercado explorador. É como no futebol, nós dizemos que o jogador ganha muito dinheiro, que não vale o que ganha, mas continuamos consumindo futebol e fazendo com que aumente cada vez mais esses números absurdos.

  • Alexis Fernandes
    2013-01-06T14:43:32

    Duvido que tenha uma nova consola tão cedo.

  • William Rodrigues
    2013-01-06T11:42:17

    Sei la mas não era para ser um comparativo entre os dois consoles? Cara odeio quando o pessoal do techtudo puxa saco só para um lado, os caras só falaram do PS4 fala serio!

  • Yuri Ricardo
    2013-01-04T03:01:01

    São duas maquinas perfeitas.

  • Patrick Silva
    2013-01-03T09:37:59

    se isso for verdade e concerteza e vai ser. será muito bom essa nova fazer para PS4 e XBOX 720.

  • Rodrigo Silva
    2013-01-02T21:46:31

    PS3 é o melhor leitor Blu-ray do mercado, além de ser um excelente console. A interatividade online da PSN, assim como da Live é absurda... MUITOS USUÁRIOS! Claro que ter um computador é excelente, mas um console desse é muito bom tbm... Inclusive, eu tenho um Sony Vaio e consigo conectar o meu notebook com o PS3... Sony é Sony.

  • Gabriel Batista
    2013-01-02T18:49:39

    show de bola um dia vou ter um

  • Gerson Silva
    2013-01-02T14:19:03

    VAI SER CARO PAKAS

  • Diego Silva
    2013-01-02T14:00:45

    Maioria desses conceitos do "PS4" são os mesmos usados antigamente para o PS3, mas deixando isso de lado, muito provável que o novo Playstation não ganhe o codinome PS4 pois 4 no Japão é um numero de azar, e nos países asiáticos a superstição é algo respeitado. Espero que os Americanos deem um nomezinho melhor do que Xbox 720.

  • Eric Andrade
    2013-01-02T13:06:32

    Da pra imaginar o preço que esses novos consoles terão no Brasil,e apesar disso,os pcs sempre serão mais potentes que os consoles.Então eu acho que não vale a pena.

  • Laerte Renck
    2013-01-02T12:49:00

    Acho que a principal revolução será na física dos jogos mesmo, os gráficos já estão bons como FarCray3, falta mesmo aprimorar as texturas e reparei que as xícaras em uma mesa por exemplo, não são redondas, ou seja detalhes, mas é física que tem que ser mais trabalhada, não temos danos realista, efeitos da natureza vão ser mais críveis, e espero que os jogos sejam mais longos.

  • Daniel Guerreiro
    2013-01-02T17:38:25  

    Eu como fã de jogos de futebol, gostaria muito de ver o FIFA e o PES nesses novos consoles!!!

    recentes

    populares

    • Daniel Guerreiro
      2013-01-02T17:38:25  

      ai que frutinha

    recentes

    populares

    • Daniel Guerreiro
      2013-01-02T17:38:25  

      ui ui ui

  • Marcelo Pires
    2013-01-02T15:37:54  

    Infelismente essa euforia toda aqui no nosso pobre país pelos lançamentos dos futuros consóles sera apagada com um banho de aguá fria quando vierem junto com eles os preços nada convidativos .

    recentes

    populares

    • Marcelo Pires
      2013-01-02T15:37:54  

      concordo plenamente contigo marcelo.

    recentes

    populares

    • Marcelo Pires
      2013-01-02T15:37:54  

      PREÇOS DO IMPOSTOS COM CERTEZA!

  • Raphael Brandão
    2013-01-02T13:41:22  

    VAI FIKAR MUITO LOKO HEM ESSES NOVOS CONSOLES AE . . EU SÓ JOGO CALLF DUTY NA XBOX LIVE MUITO DAHORA . . .

    recentes

    populares

    • Raphael Brandão
      2013-01-02T13:41:22  

      Eu tb, me adiciona " DeyCallMeShadow"

  • Laerte Renck
    2013-01-03T08:01:07  

    Não sei se todos partilham da mesma opinião que a minha, mas em minha opinião quem opta por um console no fundo, tem aquele velho espiríto de apenas ligar o console e a TV e sair jogando, sei que o PC é superior, mas estou feliz com o que os consoles proporcionam, só uso PC para trabalhos e internet.

    recentes

    populares

    • Laerte Renck
      2013-01-03T08:01:07  

      lol, concordo com vc amigão, pra mim os consoles desta geração fizeram milagres...pega um PC de 2005 e bota crysis 2 para ver se roda, pode rodar sim, mas não como roda hoje nos pc, os consoles tem 7 anos galera deixa seu pc ae 7 anos para ver. realmente o pc hoje é bem superior mais em 2005 o console era surpreendente.

    recentes

    populares

    • Laerte Renck
      2013-01-03T08:01:07  

      Só se for o seu PC,pois naquela época já existia placas de vídeo que conseguia rodar Crysis que foi lançada exclusivamente para ele,porém era muito cara.Nos consoles este jogo é executado com os efeitos tudo no mínino e a resolução ainda não é Full HD 1920x1080p,o meu PC de hoje em si pelo oque eu li ainda será superior a próxima geração de console.Phenon II X6 3.2Ghz;GTX 670,12 gb de memória ram DDR 4.

  • Mario Filho
    2013-01-02T12:19:32  

    Vcs podem montar um PC bala, e gastar menos de R$ 2.000,00 que vai rodar qualquer programa ou jogos, além de ter um computador que é infinitamente melhor do que ter somente um console.

    recentes

    populares

    • Mario Filho
      2013-01-02T12:19:32  

      Caro to tem louco aqui, montei um PC a cerca de 8 meses, a config no final saiu por R$4.200,00 da pra rodar qualquer jogo do mercado fora a quantidade de coisa que tem nele, não desmereço console pois tenho um XBOX 360, agora essa história de ter que gastar ano a ano é mito, se o cara compra tranqueira de fato nunca vai ter um PC bom agora se o cara monta uma config roda qualquer coisa tranquilo, basta procurar bons preços e os melhores equipamentos. Garanto que em pelo menos 4 anos não preciso investir em mais nada, por sinal meu pc montado em 2005 até hoje nunca precisou de nenhuma update.

    recentes

    populares

    • Mario Filho
      2013-01-02T12:19:32  

      roda tudo que precisa e é lotado de coisas nele.

  • Elker Carmo
    2013-01-02T12:18:47  

    daqui uns 4 ,5 anos eu compro!!vou ficar curtindo meu 360 por muito tempo ainda!!

    recentes

    populares

    • Elker Carmo
      2013-01-02T12:18:47  

      eu tbm

    recentes

    populares

    • Elker Carmo
      2013-01-02T12:18:47  

      Idem

  • Rodolfo Olivastro
    2013-01-02T11:42:23  

    ps2 lançamento brasil R$4.999,00, ps3 R$6.999,00, ps4 R$8.538.389.875.888,99

    recentes

    populares

    • Rodolfo Olivastro
      2013-01-02T11:42:23  

      você está sendo modesto Rodolfo Olivastro. Acredito que esses são os valores SEM IMPOSTOS. Devem aumentar mais uns 75% em cima destes valores.

    recentes

    populares

    • Rodolfo Olivastro
      2013-01-02T11:42:23  

      é amigo no brasil o imposto é tanto que da para acreditar nos 75% a mais do valor citado vlw.

  • Leonardo Oliveira
    2013-01-07T23:43:42  

    meu paguei no xbox360 1.500 reais isso e exploraçao de mais se vai lançar o xbox720 entao abaixa o preço dos jogos de xbox360 e o presso do console 360

    recentes

    populares

    • Leonardo Oliveira
      2013-01-07T23:43:42  

      O "presso" nunca vai baixar, pode ter certeza disso!