23/01/2013 11h33 - Atualizado em 24/01/2013 17h09

Quadra poliesportiva ganha piso de LED que permite alterar marcações

Renan Missé
por
Para o TechTudo

Uma empresa alemã chamada ASB Systembau desenvolveu um piso para quadras poliesportivas que permite alterar as marcações dos esportes. Trata-se de um revestimento de vidro que sofre uma série de modificações para ter atrito e elasticidade iguais a de um piso de madeira normal. Além disso, a empresa vem realizando alguns tipos de “testes de salto” com o objetivo de fazer com que uma bola de basquete "quique" na mesma altura como se fosse um piso de madeira.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

 piso de vidro combinada com iluminação LED Piso de vidro combinada com iluminação LED (Foto: Reprodução/Dvice)

O piso está sendo testado atualmente em um ginásio na Alemanha e a aceitação dos esportistas que frequentam o ginásio tem sido positiva. A quadra poder ser modificada facilmente, passando de uma quadra de basquete a uma quadra de vôlei através de um painel de controle no qual o treinador troca apenas com um clique. Assim que é escolhida, muda-se todas as linhas da quadra, e inclusive os logos que acompanha conforme o estilo de quadra selecionada.

A empresa vem observando outros locais onde poderá ser utilizados o piso, como eventos em casas noturnas, quadras públicas ou outros ginásios.

Confira um vídeo contando mais detalhes sobre esse tipo de piso todo de LED:

Tem alguma dúvida sobre tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Dvice

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alvaro Giordani
    2013-01-24T10:02:18

    Nossa isso é tão filme "do futuro" ahahhahaha

  • Marcos Rocha
    2013-01-24T09:09:59

    Muito massa!

  • Fábio Galvanini
    2013-01-24T12:54:06

    Achei legal, mas com a tecnologia que temos hoje, isso é retrógrado, na verdade são caneletas prontas com LED embaixo, hoje temos a condição de fazer toda ilustração das quadras virtual, seja a logomarca no centro da quadra, ou as linhas, tudo por computador, e não esse sistema de leds fixos como foi mostrado... faz o "telão" no chão branco, e vc consegue mudar a cor do piso, cor das linhas, logomarcas... com certeza isso já é possível, não sei se viável, mas possível... daria para imitar por exemplo o desenho do piso do Celtics, bem tradicional no basquete

  • André Barbosa
    2013-01-24T08:41:36

    Seria uma grande solução para nossa olimpíada não teríamos que fazer quadras para varias modalidades, o Maracanãzinho está pronto só falta instalar esta tecnologia.

  • Francisco Neto
    2013-01-23T22:30:37

    mto legal

  • Junior Scheeren
    2013-01-23T21:37:14

    isso sim que é inovação, criatividade,,, deviam ter colocado sensores para detectar quando a bola vai fora ou nao,,,

  • Carlos Leonardo
    2013-01-23T20:36:36

    Enquanto isso no Brasil...

  • Eder Santos
    2013-01-23T19:26:13

    É VERDADE OS CARAS TÃO ALUCINADOS POR TECNOLOGIA.

  • Eder Santos
    2013-01-23T19:24:55

    KKKKK É VERDAE JOSÉ LIMA.

  • José Lima
    2013-01-23T19:21:05

    Daqui a alguns dias não vai ser ter mais pessoas jogando futebol e sim robôs !!!

  • Adriano Sousa
    2013-01-23T19:07:07

    Legal o assunto, porém faltou uma revisão do texto... "Assim que é escolhida, muda-se todas as linhas da quadra, e inclusive os logos que acompanha conforme o estilo de quadra selecionada. A empresa vem observando outros locais onde poderá ser utilizados o piso, como eventos em casas noturnas, quadras públicas ou outros ginásios."

  • Gabriel Coelho
    2013-01-23T19:02:38

    eu nao estava entendendo nada... ate o cara começar a falar... aí ficou bem claro pra mim

  • Valter Marcelino
    2013-01-23T19:01:48

    Interessante, mas em praticamente todos os esportes de quadra as linhas delimitam as áreas e estas possuem cores diferentes tb...

  • Helvecio Junior
    2013-01-23T18:40:23

    FALTA DE TER O ONDE GASTAR...

  • Rodolfo Sandzer
    2013-01-23T18:34:44

    Tron

  • Marco Santos
    2013-01-23T18:03:48

    Show de bola!!! Mas creio que seria demais aqui para o Brasil, concordam pessoal?

  • Pedro Perez
    2013-01-23T17:42:57

    adorei, já pensou esta tecnologia em nossas quadras? acho q daq uns 10 anos chegue! sr

  • Weslley Trevizan
    2013-01-23T17:39:10

    mto bacana !

  • Luiz Fernando
    2013-01-23T17:37:48

    Muito lokoo

  • Elder Nakashima
    2013-01-23T18:34:21  

    Tron feelings

    recentes

    populares

    • Elder Nakashima
      2013-01-23T18:34:21  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Clovis Souza
    2013-01-24T00:24:17  

    Pena que este sistema não pode identificar se abola foi dentro ou fora no Vôlei, se pegou na linha , ou pisaram na linha no Handebol e basquete, etc..

    recentes

    populares

    • Clovis Souza
      2013-01-24T00:24:17  

      Isso é questão de tempo, o mais difícil já foi feito, que foi igualar o quique da bola pois trata se materiais diferentes.

  • Luís Souza
    2013-01-23T20:56:53  

    Legal, mas nunca poderá ter jogos profissionais...

    recentes

    populares

    • Luís Souza
      2013-01-23T20:56:53  

      Vocês podem ver no video, com uma iluminação amadora, as listras com 8 a 10 metros de distancia da câmera, as linhas quase somem, imagina com uma iluminação para TV?

    recentes

    populares

    • Luís Souza
      2013-01-23T20:56:53  

      No video fala que o piso é anti reflexo, ou seja, não sofreria com luz forte. As linhas somem por causa da qualidade da câmera, não por causa da luz.

  • Allan Silva
    2013-01-23T21:08:07  

    Enquanto isso no Brasil... a maior tecnologia que temos é a Urna Eletrônica.

    recentes

    populares

    • Allan Silva
      2013-01-23T21:08:07  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Allan Silva