11/01/2013 17h57 - Atualizado em 11/01/2013 19h33

Qualcomm Halo recarrega a bateria de carros elétricos sem usar fios

Nick Ellis
por
Da CES 2013

Os carros elétricos estarão cada vez mais presentes daqui para a frente, mas além de seu alto custo, a questão do carregamento da bateria pode ser um problema. Para resolver a questão, a Qualcomm criou a tecnologia Halo, que recarrega as baterias de um carro elétrico sem a necessidade de fios, por indução eletromagnética.

Transmissor do Halo que fica posicionado na vaga e recarrega o carro sem fios (Foto: TechTudo / Nick Ellis)Transmissor Halo que fica posicionado na vaga e recarrega o carro sem fios (Foto: TechTudo / Fabricio Vitorino)

 

O sistema funciona com um simples transmissor na sua garagem, que envia a energia sem fios para um transmissor semelhante, localizado na parte de baixo do carro. Basta parar o carro em cima da vaga onde o transmissor está posicionado e pronto, a bateria começa a carregar automaticamente.

O objetivo da Qualcomm é tornar o processo simples e rápido, sem a necessidade de nenhuma ação do motorista. O Halo conta com um sistema de segurança que interrompe o carregamento de energia sempre que houver um objeto metálico entre os transmissores, o que poderia causar um incêndio.

Sistema de realidade aumentada mostra o campo de indução eletromagnética (Foto: TechTudo / Nick Ellis)Sistema de realidade aumentada mostra o campo de
indução eletromagnética
(Foto: TechTudo / Fabricio Vitorino)

Não é necessário nem mesmo parar com precisão em cima do transmissor, pois o Halo tem uma bom alcance, e funciona mesmo que o transmissor não esteja exatamente alinhado com o carro. Além disto, a eficiência do sistema é de cerca de 90%. No caso do Rolls Royce mostrado pela Qualcomm na CES, uma carga completa dura cerca de 9 horas.

A tecnologia já está sendo testada em Londres, com a instalação do transmissor em estacionamentos públicos. A Qualcomm ainda cogita fazer o mesmo em auto-estradas no futuro, assim seria possível dirigir enquanto a bateria do carro estivesse sendo automaticamente recarregada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Melo
    2013-01-13T20:50:26

    Eu já tinha imaginado isso a um tempo atrás, esse negoço de carregar os carros na própria estrada. Muito massa quando algo que a gente acha que é impossível pode se tornar realidade =]