08/01/2013 19h35 - Atualizado em 17/01/2013 11h04

Sharp apresenta TV protótipo com resolução 8K na CES 2013

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Enquanto muitas empresas focaram suas apresentações na CES 2013 em televisores 4K, a Sharp anunciou o protótipo de um modelo 8K. O aparelho tem 16 vezes o número de pixels da resolução HD tradicional e já vinha sendo especulado há algum tempo. Ainda não há, porém, preço ou data de lançamento do produto.

TV com resolução 8K foi apresentada na CES (Foto: Reprodução/Venture Beat)TV com resolução 8K foi apresentada na CES (Foto: Reprodução/Venture Beat)

Esta não é a primeira vez que a Sharp fala abertamente sobre uma TV com resolução 8K em um evento de tecnologia. Durante a IFA, por exemplo, a companhia apresentou planos relacionados ao projeto Super Hi-Vision Ultra HD, apresentado em uma grande tela de 85 polegadas – mesmo tamanho do display apresentado durante a conferência da empresa na CES 2013, realizada na última segunda-feira (07/01).

Entenda a diferença das HDTVs de 2K, 4K e 8K

A qualidade de imagem no padrão 8K ainda parece uma realidade distante do mercado. O 4K, ou Ultra HD, é o formato do momento. A própria Sharp apresentou dois modelos com esta resolução na CES, assim como Samsung, LG e Sony – apesar de especialistas, em geral, acreditarem que ele ainda vai demorar um pouco para se estabelecer como padrão atual, já que os preços de aparelhos com esta tecnologia ainda são bem elevados.

De qualquer forma, é interessante notar que, como diz o site Venture Beat, o número de televisores grandes só aumenta nas casas de usuários de todo o mundo – atualmente, a estatística diz que 20% das TVs no mercado é de 60 polegadas para cima. E nesta fatia das vendas, a Sharp ocupa o primeiro lugar. Por isso, continua investindo em tecnologias que fazem as televisões ficarem ainda maiores e com imagens ainda melhores.

Quem desejar uma televisão 8K da Sharp, no entanto, deverá ter que desembolsar uma pequena fortuna pelo aparelho. Os preços ainda não foram divulgados, mas levando-se em consideração o atual portifólio dos japoneses, que já têm um televisor Full HD de 90 polegadas sendo vendido por US$ 10 mil (R$ 20 mil), seu valor deve ser bem alto.

Via Venture Beat

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Jun
    2013-01-09T09:44:22

    Coitado dos atores de Filmes/Novelas, terão que caprichar muito na maquiagem!! Eu acho que os fabricantes já estão exagerando. Nas residencias (90%), não suportam uma TV acima de 50 polegadas.

  • Edson Pessoa
    2013-01-09T21:02:44

    Que adianta se a Globo trava tecnologia no brasil que mora no interior noa tem sinal em digital unica maneira de conseguir e usando sinal hd via satélite que globo faz de tudo pra não deixar ir pra frente. Sorte que Record,Band,Rede Tv respeita telespectadores e libera sinal hd via satélite você compra uma tv de ultima geraçao pra que? se globo só tenta atrasar brasil se fosse depender da globo nos que moramos no interior jamais iriamos ver um sinal HD

  • Raphael Giannotti
    2013-01-09T14:22:24

    Aqui no Brasil nem adianta TVs acima de 2k, já que o sinal HD tá chegando agora no país inteiro...