Video game

21/01/2013 12h40 - Atualizado em 09/04/2013 08h33

Sony vai abandonar o design do DualShock no PlayStation 4, afirma site

Arthur Figueiredo
por
Para o TechTudo

Após uma tradição de 16 anos, a Sony vai esquecer o DualShock. Segundo fontes do site Computer and Video Games, o famoso design de controle – usado desde os tempos do PSone – será substituído no sucessor do PlayStation 3. Esta notícia vai ao encontro das patentes descobertas recentemente, e a Sony estaria testando tecnologias como touchscreens e sensores biométricos.

O DualShock, como o conhecemos, vai deixar de existir (Foto: Divulgação)O DualShock, como o conhecemos, vai deixar de existir (Foto: Divulgação)

De acordo com um “grande estúdio de games que trabalha em um futuro jogo para a Sony”, o controle deste novo sistema já passou por uma série de diferentes designs, e apenas alguns deles lembram aspectos do DualShock.

O departamento de pesquisa e desenvolvimento da Sony já realizou vários e extensos experimentos. Esta fonte afirma que algumas versões do novo controle incluem sensores biométricos (como o ainda inédito Vitality Sensor do Wii, que capta batimentos cardíacos) e uma touchscreen de LCD. Isto não significa que estes recursos estarão necessariamente presentes no PS4.

Uma segunda fonte, “trabalhando em uma parte separada da indústria, mas ainda ligada à Sony”, conta que a empresa está “tentando emular as mesmas filosofias de interface de usuário do PS Vita” para o novo controle. A fonte diz ainda que o novo console será revelado nas próximas semanas, não nos próximos meses.

Via Computer and Video Games

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cicero Silva
    2013-01-21T14:43:41

    Só uma coisa, falaram que iam mudar o controle no PS3 com aquele controle Boomerang que nem vale o comentário e surprise surprise , tem um Dual Shock 3 ¬¬

  • Luís Oliveira
    2013-01-21T14:30:03

    ah vc acredita?

  • Laerte Hayashida
    2013-01-26T18:07:01

    finalmente abandonaram esse design, tava precisando, 16 anos é tempo demais! vide o controle do xbox, muito mais confortável e melhor posicionado

  • Nico Las
    2013-01-26T23:00:29

    ariel eu jogo nos dois consoles e o DS é muito melhor o controle do xbox; na minha opinião o controle do xbox tem aquelas 'setas' nojentas que ninguém usa, em compensação tem mais espaço para os dedos e o gatilho atrás não cansa tanto os dedos, mas compartilho com mateus ds é melhor do que o do xbox pra mim tb, encaixa melhor na mão e não é tão pesado quando o do xbox com a pilha. tirando que os botões são melhores. ISSO é OPINIÃO

  • Albert Rocha
    2013-01-26T16:03:56

    prefiro as mulheres.

  • Andre Gonzaga
    2013-01-25T22:50:58

    DualShock = The best controller of all time! o segundo melhor é o do Snes!

  • Demis Rodrigues
    2013-01-25T19:41:50

    COpia ?? q ano vc nasceu Henrique ? o Dual Shock foi revolucionario este controle existe desde 1997 o xbox nao sonha e nascer ainda!! hahahhaha

  • Winnetown Collyer
    2013-01-25T15:02:50

    Nao sei como alguem consegue jogar com os controles do xbox... tenho os ps3 e xbox... é horrivel o controle, fora que a caixinha da pilha fica frouxa e toda hora desligando o controle

  • Claudio Cardoso
    2013-01-22T09:31:52

    Mais adaptações, acho que não sou ser humano rsrsrsr

  • Rodrigo Lage
    2013-01-21T19:56:15

    E o pior, se os consoles da Sony são sempre os mais caros, imagine com um controle mais sofisticado, ai que eles irão meter a mal no seu bolso.

  • Rodrigo Lage
    2013-01-21T19:55:40

    Resumindo tudo, é um controle baseado no controle do Wii U, como a Nintendo já vem mostrando este controle a uns 2 anos, a Sony resolveu fazer algo parecido, por isso ainda levará tempo para apresentar algo. Ou seja, a Nintendo cria e a Sony copia, e antes de falarem algo, não tenho nenhum dos consoles, pois prefiro jogar em computadores. Porém que é uma ideia parecida com o controle do Wii U isso é.

  • Darkus
    2013-01-21T18:34:07

    Não fará falta, ao menos para mim, sempre detestei esse Dualshock 2.

  • Alexsandra Bezerra
    2013-01-21T18:32:00

    Próximas semanas? Arthur Figueiredo, você é um FANFARRÃO!!!

  • Youko Kurama
    2013-01-21T17:30:17

    Perdia o encanto do game?

  • Rogerio Oliveira
    2013-01-21T16:58:57

    Ai, ai, ai... meu dinheiro esta guardadinho esperando este lancamento!

  • Holair Mattos
    2013-01-21T22:14:47

    Prefiro meu DS3 mesmo

  • Paulo Neto
    2013-01-21T20:28:17

    Ish.. Sei nao hein. Mto acostumado com esse já.

  • Bitstorm
    2013-01-21T16:57:14

    Isso mesmo, Sony... TRUCIDA o seu melhor legado!!!! Custa muito colocar na caixa seu hiper-mega-ultra novo controller E um dualshock clássico? :/

  • Marcos Vicente
    2013-01-21T15:12:17

    proximas semanas se for mesmo verdade, vai ser otimo.

  • Anderson Pimentel
    2013-01-21T14:51:14

    Nas próximas semanas? Ai meu coração!!

  • Marcos Vicente
    2013-01-21T15:13:04  

    eu só fico imaginando como vai ser o fifa e o pes no ps4

    recentes

    populares

    • Marcos Vicente
      2013-01-21T15:13:04  

      Esses jogos não tem muito para onde ir, apenas gráficos, com o processamento mais poderoso sera possível marcar todos os lances e melhorar os efeitos de física, simulando perfeitamente o jogo real.

  • Flavio Arantes
    2013-01-21T19:09:11  

    Se for retirado o DualShock sairá da era playstation em minha opinião, o DualShock é uma inovação, fora que é muito bom para as fintas do Pro Evolution... =D

    recentes

    populares

    • Flavio Arantes
      2013-01-21T19:09:11  

      PES rules

  • Marco Martinez
    2013-01-21T23:28:17  

    DS foi uma revolução no mundo dos jogos e serve de base ate hoje, mas ja passou da hora da SONY larga-lo, pois os analógicos são péssimos e muito aquém da concorrencia, além de ficarem dispostos num lugar horrivel. Hoje o controle da Sony pra mim é muito inferior ao do X360 (mesmo esse tendo um direcional digital horrivel) e pior que controles de gerações anteriores como o do GameCube por exemplo

    recentes

    populares

    • Marco Martinez
      2013-01-21T23:28:17  

      Marco, você talvez não jogue jogos de luta ou mesmo nunca jogou nos controles do dreamcast e game cube. O controle dual shock da sony é excelente, o ultimo do ps3 só faltou comando pra poder desligar o analogico como tinha no ps2.

    recentes

    populares

    • Marco Martinez
      2013-01-21T23:28:17  

      Dual Shock >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Qualaquer lixo de vc chame de controle da x-caixa

  • Monsenhor Razão
    2013-01-21T14:06:20  

    tem que copiar ou então se basear mesmo, todos os video games são parecidos e não é atoa. E o joystick do Wii U com uma tela grande no meio realmente parece muito útil para jogos a ser desenvolvidos. Sensor de captura de movimentos eu detesto. pq se quiser jogar bola eu vou jogar bola, agora se eu quiser jogar fifa eu quero mesmo é apertar botões! Mas um telinha reunindo informações ali ao toque dos dedos para mudar de arma, esquema tático, usar como retrovisor, navegador, video conferencia, etc tudo em sintonia com o game, seria formidável. Mas mantenha a ergonomia. O vita é desconfortável!

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2013-01-21T14:06:20  

      É verdade. Olhando por esse ponto, o joystick do wii u parece bem promissor.

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2013-01-21T14:06:20  

      controle do WiiU = cópia do PS VITA

  • Mateus Sousa
    2013-01-26T21:11:37  

    a unica coisa que torna o ps3 melhor que o xbox e vão trocar não creio

    recentes

    populares

    • Mateus Sousa
      2013-01-26T21:11:37  

      Melhor? Vc com certeza nunca jogou em um xbox...

    recentes

    populares

    • Mateus Sousa
      2013-01-26T21:11:37  

      Mateus Sousa vooc tem razão, o controle do PS3 e muito melhor que xbox. ele encaixa perfeitamente nas mãos, ja do xbox fica um analogica direito em baixo, e o esquerdo la em cimaa, sem apoio nem um. . .