09/01/2013 15h23 - Atualizado em 09/01/2013 15h39

Synaptics transforma teclado de notebook em um enorme touchpad

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Synaptics saiu da zona de conforto e extrapolou o touchpad convencional durante sua demonstração na CES 2013, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos. A empresa apresentou um teclado de notebook em que as teclas são sensíveis a diferentes graus de pressão e inclinação, como o touchpad. Se você tem um notebook, ou já teve um, a chance de que o touchpad seja desenvolvido pela Synaptics é enorme.

No detalhe, à direita, é possível perceber a estrutura de suporte das teclas (Foto: Reprodução)No detalhe, à direita, é possível perceber a estrutura
de suporte das teclas (Foto: Reprodução)

O teclado apresentado pela Synaptics, basicamente, inclui sensores individuais em cada tecla. Isso permite que o usuário as utilize com pressão gradativa, inclinando ou escolhendo partes específicas da tecla na hora de digitar.

Se você já teve a infeliz experiência de remover uma tecla de teclado de notebook, e quebrar os pequenos apêndices plásticos que a fixam na estrutura, sabe que a tecla é posicionada numa estrutura que lembra uma mola. A Synaptics interferiu nesse modelo comum e incluiu um tipo de rampa, onde as teclas são montadas. Embaixo, um sensor, como o do touchpad, identifica as maneiras pelas quais o usuário pressiona o teclado: se com mais força, menos força, pela parte de baixo da tecla, pelos lados, inclinando, ou movendo-a como um trackball.

Pode parecer muito complexo e sem muita utilidade. Mas de acordo com a Synaptic, há alguns usos bem interessantes para a ideia. Será possível por exemplo, configurar atalhos no teclado, que variam conforme você pressiona a tecla: digitando com mais pressão, pode ser interpretado como negrito. Inclinar levemente cada tecla ao escrever, itálico. Além disso, de acordo com a Synaptics, as senhas poderiam ser criadas não apenas por um conjunto de caracteres, mas com uma combinação entre eles e formas específicas de se digitar cada um dos elementos da senha.

Via Dvice

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leandro Medeiros
    2013-01-10T09:19:38

    Ao inves de facilitar o uso os caras complicam ainda mais... vai entender.