10/01/2013 16h38 - Atualizado em 10/01/2013 16h44

Testamos o sensor Tobii REX, para controlar o computador com os olhos

Nick Ellis
por
Da CES 2013

A empresa de rastreamento ocular Tobii mostrou na CES 2013, em Las Vegas, a nova versão do Tobii REX, um sensor que permite que você controle seu computador com Windows 8 usando os olhos. O rastreador funciona ligado na porta USB, e pode ser encaixado na parte de baixo de qualquer desktop ou notebook.

Tobii Rex transforma os olhos do usuário em um mouse para PCs com Windows 8 (Foto: Divulgação)Tobii Rex transforma os olhos do usuário em um mouse para PCs com Windows 8 (Foto: Divulgação)

O produto usa a tecnologia Tobii Gaze para uma interação total feita com o seu olhar e algumas teclas específicas. Depois de uma calibração rápida de 9 pontos, é bem simples e intuitivo começar a usar o sistema de reconhecimento da Tobii. Ele funciona com quatro ferramentas, Gaze Select, Gaze Scroll, Gaze Pan e Gaze Zoom, cada uma delas ativada por uma tecla.

A primeira delas é o Gaze Select, para selecionar ícones na tela. O funcionamento não poderia ser mais simples, basta olhar para o programa que você quer abrir e pressionar a tecla do Gaze Select. Ao soltar a tecla, você abre o aplicativo.

Ao clicar na tecla Gaze Scroll, você pode fazer a rolagem da página no browser, email ou qualquer documento. É só continuar lendo o texto que o conteúdo acompanha automaticamente seus olhos.

O Gaze Pan é usado para navegar por uma imagem, centralizando automaticamente no ponto exato em que você está olhando. Basta pressionar a tecla e direcionar seu olhar.

A função Gaze Zoom é muito útil para conferir detalhes de imagens de alta resolução ou navegar por mapas. Basta pressionar a tecla do Gaze Zoom, direcionar o seu olhar e usar o botão de rolagem do mouse para fazer um zoom no ponto em que está olhando.

A última ferramenta é o Gaze Navigate, para navegar pelas janelas ou dentro de algum arquivo ou documento. Esta função vai facilitar a vida de quem trabalha com grandes imagens. Confira um vídeo do site The Verge mostrando o protótipo em ação:

O Tobii Rex está disponível para desenvolvedores por US$ 995, e será lançado para o público em geral ainda este ano, em uma edição limitada de 5000 unidades.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Cesar
    2013-01-15T14:47:26

    Pensei que esta tecnologia funcionasse apenas com os olhos sem ter que apertar nenhuma tecla ou botão do mouse. Do jeito que está este dispositivo é inútil e caro.

  • Wellington Santos
    2013-01-12T18:41:21

    Só é bom para quem é deficiente, porque se eu preciso manter um dedo no teclado, melhor manter o dedo no mouse e continuar fazendo pequenos movimentos para mexer o ponteiro.

  • Adilson Santos
    2013-01-11T16:47:04

    Se foi vocês que testaram! porque o cara fala em inglês? Bem eu entendi 90%, mas quem nunca gostou das aulas de inglês de escola publica ou nunca fez curso particular ?