Internet

15/01/2013 19h59 - Atualizado em 15/01/2013 19h59

Wikimedia lança o Wikivoyage, primeiro guia de viagens interativo da web

Jorge Lourenço
por
Para o TechTudo

A Wikimedia Foundation, grupo responsável pela Wikipedia e outros sites colaborativos, lançou nesta terça-feira (15/01) o Wikivoyage, seu guia de viagens virtual. Desenvolvido no mesmo estilo dos outros produtos da fundação, o site permitirá aos usuários compartilhar e editar informações a respeito de destinos do mundo inteiro. As dicas variam desde rotas de passeio, preços e indicações de restaurantes e hotéis.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

wikivoyage01No mesmo formato da Wikipedia, o Wikivoyage promete informações detalhadas de destinos do mundo inteiro (Foto: Reprodução)

Já no dia do lançamento, o site conta com mais de 26 mil artigos em inglês. Além de artigos sobre cidades de todo o mundo, também há informações detalhadas de pontos turísticos e até determinadas áreas de cidades famosas.

Apesar do peso que a marca da Wikimedia Foundation carrega, o mercado de guias turísticos virtuais é bem movimentado. Sites como o TripAdvisor, Lonely Planet e Hipmunk já estão bem estabelecidos e fazem sucesso com turistas. Segundo o administrador do Wikivoyage, Peter Fitzgerald, o diferencial do site está na ambição de agregar conhecimento do mundo inteiro.

“Nos temos uma vantagem enorme (em relação aos concorrentes) quando o assunto é cobertura. Nosso objetivo é cobrir informações do mundo inteiro, e não só dos lugares para os quais é lucrativo escrever. No Wikivoyage, você vai encontrar informações que você jamais acharia num guia comercial. Ao mesmo tempo, nossas páginas sobre grandes destinos turísticos, como Chicago, Copenhague e Washington, são tão bons ou até mais profundos do que os guias convencionais”, afirmou Fitzgerald.

Uma das inovações do Wikivoyage é a possibilidade de imprimir guias turísticos personalizados. A ferramente do site permite que os usuários escolham seus destinos favoritos e façam um livro próprio caso não tenham acesso à Internet durante a viagem.

Via Skift e Wired

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares