Tablet

21/02/2013 18h41 - Atualizado em 21/02/2013 18h41

Apple é processada por prática comercial abusiva pelo IBDI

Misael Amaral
por
Para o TechTudo

A Apple ganhou um motivo para ter dor de cabeça, graças a denúncia de um órgão brasileiro. A companhia da maçã responde a uma ação na Justiça movida pelo Instituto Brasileiro de Política e Direito da Informática (IBDI), que acusa a empresa norte-americana de abuso na prática comercial com o lançamento do iPad 4 no Brasil.

iPad 4 chegou em outubro de 2012 para substituir o 3, lançado em março (Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)iPad 4 chegou em dezembro de 2012 para substituir o 3, lançado em maio no Brasil (Foto: Divulgação)

Segundo o Instituto, trata-se de uma prática de obsolescência programada pela companhia, já que o iPad 4 não apresenta evolução efetiva quando comparado a versão anterior. Na prática, a acusação se resume ao fato de que o iPad 3 já poderia ter chegado aos consumidores com as novas características presentes na última geração - processador, conector e câmera mais avançados -, já que a versão "turbinada" foi lançada poucos meses depois pelo mesmo preço.

O IBDI também questiona a retirada do iPad 3 da linha de produção sem a comunicação adequada ao mercado brasileiro. Para o advogado da Instituição, Sergio Palomares, “o consumidor achava que estava comprando um equipamento de ponta, sem saber que já era uma versão obsoleta”.

A Apple está caminhando para seu fim? Participe do debate entre os usuários no Fórum do TechTudo!

Encaminhada à 12ª Vara Cível do Distrito Federal no dia 6 de fevereiro, a ação também evidencia o pequeno espaço de tempo entre a chegada dos aparelhos, uma vez que ele quebra o paradigma de lançamentos anuais da empresa, como ocorreu com as outras gerações do tablet. O iPad 4 chegou em dezembro de 2012, apenas sete meses depois do lançamento anterior no Brasil.

Se perder, a Apple poderá ser obrigada a indenizar todos os consumidores que compraram a terceira geração do iPad. Na opinião do Instituto, a Justiça deverá condenar a empresa a pagar multa de 30% do valor médio (cerca de R$ 600) de cada unidade vendida no país, além de substituir por modelos mais recentes todos os iPads 3 comprados por brasileiros. A Apple ainda não respondeu publicamente as acusações.

Via Jornal do Comércio

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • SOLANGE GOMES
    2013-02-25T22:54:56

    Portanto, para complementar meu comentário anterior, a meu ver, a Apple arrumou um jeito de acabar com o estoque de processadores, que já seriam descontinuados, via ipad3, que é a única "diferença relevante " para o ipad4. Não à toa as ações da apple despencaram, basta raciocinar, pois nos EUA essa "estratégia", como alguns aqui denominaram, pegou muito mal.Deixo, por fim, os meus sinceros parabéns à iniciativa do IBDI!

  • SOLANGE GOMES
    2013-02-25T22:43:42

    Eu tinha acabado de comprar um ipad 3, e me senti lesada, mas não sabia a quem recorrer. O impressionante é como tem gente "lesada" , que busca desculpas estapafúrdias ( e nem ganham pra isso, é pura ideologia!), e não conseguem enxergar a má fé da Apple, basta raciocinar: se era estratégia da empresa, falta de capacidade tecnológica, etc, deveria ter acabado como ipad2, e mantido o 3 e 4, não é óbvio?

  • Gabriel Nogueira
    2013-02-22T09:27:44

    Alguém precisa explicar ao "Dotô" Sergio Palomares o que é o capitalismo...

  • Anonimo Nome
    2013-02-22T08:48:42

    Vou te falar... Iphodidos são muito burros... o governo tentando ajudar e ainda defendem a Apple...

  • Lucas Diniz
    2013-02-22T10:36:57  

    AMO a Apple, mas concordo que acho o processo justo. Pô, se ela quis lançar o iPad 4 menos de um ano após lançar o iPad 3, com a desculpa de que o 4 é uma "atualização", então atualize de graça as pessoas que tem iPad 3. Ninguém quero comprar um produto caro em um dia e em menos de um ano ele ser ultrapassado a ponto de não ser mais comercializado e estar fora de linha.

    recentes

    populares

    • Lucas Diniz
      2013-02-22T10:36:57  

      Apoiado Lukinha, no mesmo raciocínio eu estava esperando o 920 mas agora penso em comprar o 1000 quando lançarem nos EUA pra não me sentir lesado.

  • Diego Sampaio
    2013-02-22T01:28:55  

    Que coisa...Renan Calheiros volta ao senado e ninguem entra na justiça!!! Agora tem que esperar mais de um ano para lançar um produto novo...apple, samsung, entre outras podem lançar o que quiserem e nao devem a ninguem..compra quem pode e quer!!!

    recentes

    populares

    • Diego Sampaio
      2013-02-22T01:28:55  

      A questão não é o fato que ela lançou o iPad 4 em um período inferior a um ano, e sim ela ter lançado um segundo produto com praticamente as mesmas características que o anterior, sendo que claramente o iPad 3 já poderia ter sido ter sido lançado com as especificações do iPad 4. O fator tempo foi só um agravante que evidenciou a intenção da Apple.

    recentes

    populares

    • Diego Sampaio
      2013-02-22T01:28:55  

      Limão, e daí? A questão de lançar um produto ou não depende de estratégia da empresa, e não das especificações do produto. Ademais, vai ser IMPOSSÍVEL ele provar que a Apple poderia ter lançado o iPad3 com as características do iPad4. O que o "dotôzinho" quer é barulho.

  • Samuel Voltolini
    2013-02-22T10:47:18  

    aposto que foi um fã android que iniciou o processo haha, eu não concordo teve grandes mudanças sim entre o novo iPad, e eles não aplicaram as mudanças antes por um simples motivo: ainda não tinha tecnologia o sufuciente para implantar as mudanças, então a apple esperou para lançar um iPad melhor com novas carcteristicas...

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-02-22T10:47:18  

      Samukinha, ninguém é doido o suficiente pra sair rasgando dinheiro, seja coerente pelo menos uma vez.

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-02-22T10:47:18  

      eterno lesado...