Celular

02/02/2013 11h58 - Atualizado em 02/02/2013 11h58

Apple perde a posse do nome iPhone no Brasil

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A briga em torno do nome “iPhone” no Brasil ganhou um novo capítulo. Segundo a Revista da Propriedade Industrial, que é uma publicação oficial do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a Apple teve os pedidos para uso da nomenclatura em produtos da área de telefonia móvel recusados. Assim, a Gradiente, que já havia registrado o nome antes da empresa norte-americana, mantém o direito exclusivo sobre os telefones com este nome no país.

iPhone no Brasil agora só pode ser da Gradiente (Foto: Reprodução)iPhone no Brasil, é da Gradiente (Foto: Reprodução)

O caso é simples de compreender. A Gradiente entrou com um pedido para obter o direito exclusivo sobre telefones com este nome ainda em 2000, sete anos antes de o iPhone da Apple ser lançado. Em 2008, um ano depois da apresentação do iPhone da Apple, ela ganhou este direito. Desde então, a empresa de Cupertino vem tentando uma autorização para utilizar a marca.

O que vale mais a pena, um aparelho desconhecido com muitos recursos ou um mais simples com "grife"?

E o primeiro veredito foi favorável à Gradiente, que chegou a lançar um smartphone de nome iPhone no ano passado. O INPI não detalhou quais pedidos dos americanos serão negados, porém destacou que, provavelmente, todos com relação a celulares – alguns deles podem ser as solicitações de utilização do nome “iPhone” em “dispositivos eletrônicos digitais móveis” e “projetos de desenvolvimento de hardware e software”.

Resta saber qual será a consequência disto tudo. Vale lembrar que a Apple também teve um problema assim nos Estados Unidos. Em 2007, a empresa Cisco processou a companhia porque detinha os direitos do nome iPhone. No entanto, posteriormente, houve um acordo e tudo acabou bem para ambos os lados.

Via O Globo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcio Bailao
    2013-02-02T14:41:55

    Acho que todos devem comprar o ˜iPhone" da Gradiente! Pelos menos podem dizer que possuem o "iPhone" oficial... pelo menos no Brasil!

  • Fernando Silva
    2013-02-02T14:27:16  

    iPhone não é para quem pode, é pra quem não pensa, e por isso consome o que lhe oferecem sem se importar com o que é. Se lançarem uma pedra, ou melhor, iPedra, esse povo compra, mesmo que não sirva pra nada. É só pra ter. E no ano seguinte compram a iPedra 2 versão granito.

    recentes

    populares

    • Fernando Silva
      2013-02-02T14:27:16  

      iPedra 2 versão granito??? hahahahahahahha, rachei de rir aqui!!! muito boa!!

  • Miseravão
    2013-02-02T14:10:07

    iPhone da Apple no Brasil agora é Xing-Ling, recuse imitações! kkkkkkkkk

  • Leandro Cavalcanti
    2013-02-02T12:46:52

    ANTES do android 4.1.2 os ipnotes tinham mais argumentos mas agora o unico argumento que vejo é que iphone é pra quem pode kkkkkk virando esses piadistas sem tamanho kkkkkkk mudem o disco esse papo já foi.

  • Fabio Veras
    2013-02-02T15:56:56

    Pode até ser que a Apple tenha dinheiro para comprar o direito de usar o nome iphone, mas não significa que a gradiente vai aceitar. De qualquer modo não me interessa saber se o celular é Gálax ou iphone. Oque eu quero ver é o lançamento de um aparelho que você possa usar o dia inteiro e ele não descarrega.

  • Fabio Veras
    2013-02-02T15:50:31

    Tenho um Gálax e Ja tive Iphone, mas pelo visto vou ter de criar o meu próprio aparelho; que vai ter capacidade de armazenamento de 1 terabytes, recarregar com luz solar ou liquido na bateria que você balança e ela recarrega e designer único, sem esquecer do sistema holográfico que estar sendo pouco usado. As empresas devem ser ousadas e ter criatividade e parar de brigar por coisas pequenas. esta ai minha proposta para gradiente ou sei la quem vai ciar. Abraço.

  • Fabio Veras
    2013-02-02T15:50:25

    Pode até ser que a Apple tenha dinheiro para comprar o direito de usar o nome iphone, mas não significa que a gradiente vai aceitar. De qualquer modo não me interessa saber se o celular é Gálax ou iphone. Oque eu quero ver é o lançamento de um aparelho que você possa usar o dia inteiro e ele não descarrega.

  • Alberto Castro
    2013-02-02T15:48:15

    Abaixo tem mt gente expressando ódio pela Apple ou pelo Android, até agredindo verbalmente alguns colegas. Gente, tenho o iphone 5 e o galaxy 3, pois tenho duas linhas e sou desenvolver mobile de ambos, e eles são ótimos. Cada um faz melhor coisas que o outro não faz tão bem e vice versa. Porém, ambos são excelentes para todas as necessidades como trabalho, redes sociais, fotos, sons, videos, jogos e até fazer ligação. Quem usa qq das tecnologias com os aparelhos mais novos, estará bem servido. A Apple ainda tem a melhor performance e usabilidade que o Android, mas o Android é muito bom tb!

  • Andre Carvalho
    2013-02-02T15:46:04  

    Alberto Castro, esse é um caso de "produtos ou serviços idênticos" que "causam confusão ao consumidor". A Apple vai ter que fazer o acordo, não tem jeito.

    recentes

    populares

    • Andre Carvalho
      2013-02-02T15:46:04  

      Creio que não, a Apple pode chamar de Apple iPhone seu aparelho e a Gradiente de G Gradiente iPhone, como já esta sendo. Alias, o nome registrado pela Gradiente não é a palavra iPhone sozinha, mas o termo G Gradiente iPhone. Por isso acho que não vai dar em nada isso, ta mt mais com cara de artigo pra chamar atenção de dar audiencia.

    recentes

    populares

    • Andre Carvalho
      2013-02-02T15:46:04  

      Vai nada cara, nao vai dar em nada isso. Acredite.

  • Alberto Castro
    2013-02-02T15:39:44

    Portanto, embora haja especulação que Apple vs. Gradiente farão um acordo multimilionário ou ainda enfrentarão sérios entraves jurídicos em decorrência da marca, não passa de uma notícia que servirá tão somente para o ainda maior sucesso da marca iPhone, que elevará também o nome da empresa brasileira ou, como alguns dizem, representará apenas sua falta de criatividade e marketing apelativo, o que não deve ser visto desta forma em vista da convivência harmônica das marcas, inclusive já demonstrada pela Gradiente em seu vídeo no YouTube.

  • Alberto Castro
    2013-02-02T15:39:16

    Neste sentido o STJ vem adotando o entendimento que, embora a empresa tenha o registro nos EUA e outra detenha registro em mesmo sentido no INPI, ambas podem usar as marcas simultaneamente, desde que não causem confusão ao consumidor ou ainda permitam que uma das empresas haja de forma parasitária, razão que tal entendimento permite que a Apple continue a utilizar a marca “iPhone” que em nada fere ou parasita a marca “G Gradiente IPHONE”, a convivência entre marcas ainda que no mesmo ramo de atividade.

  • Alberto Castro
    2013-02-02T15:39:05

    A bem da verdade é que não existem motivos para litígios, visto que o STJ entende que “segundo o princípio da especialidade ou da especificidade, a proteção ao signo, objeto de registro no INPI, estende-se somente a produtos ou serviços idênticos, semelhantes ou afins, desde que haja possibilidade de causar confusão a terceiros” RESP 333.105.

  • Marcus Moreira
    2013-02-02T15:10:29  

    Ninguém aqui está falando se ele pode ou não comprar duas empresas juntas. A questão é sobre direito de uso de um "NOME". E porcaria é esse tal de IOS.

    recentes

    populares

    • Marcus Moreira
      2013-02-02T15:10:29  

      para quem não sabe o que é IOS, IOS é o sistema operacional próprio da apple, mas só os aparelhos da apple tem esse sistema opercional

  • Sidney Oliveira
    2013-02-02T17:22:38

    É interessante que vários fanboys que disseram que a Apple estava certa na briga contra a Samsung, gritando que "Patente deve ser respeitada" agora estão chamando a Gradiente de ridícula, de chupa cabra e etc. Cadê a coerência?

  • Felipe Barros
    2013-02-02T17:12:55

    acho que tomaram a decisão errada, a gradiente registrou esse nome antes mas só agora irá usar, o foco da gradiente é confundir o consumidor, tá na cara, o juiz deveria ter pensado nisso antes, é até engraçado o fato da maioria da população brasileira sonhar em ter um 'iphone' mesmo sem saber os beneficios do mesmo, a maioria delas nem viram a foto e pensam em comprar por status, logo quando esse iphone da gradiente chegar ao mercado vai até esgotar...

  • Prof X
    2013-02-02T17:06:06

    Nem com o nome iPhone a Gradiente vai conseguir sair da lama. E Apple, quer uma sugestão? Mande-os as favas e crie o iPod Phone. Simples assim. (minha patente hehehe)

  • Paulo Gomes
    2013-02-02T16:58:55

    Tava torcendo pra isso.

  • Diego Motta
    2013-02-02T16:48:40

    A Apple não tem tanta grana assim não... Tem milhares de empresas do ramo maior que ela e também não acredito nessa compra de "name rights". E a unica coisa que estraga a Apple é a porcaria do ITunes que pra tudo precisa. Infinitamente melhor comprar um smartphone da SAMSUNG ou até mesmo da LG enfim, que funcionam tranquilamente como se fossem "pen-drives".

  • Demis Rodrigues
    2013-02-02T16:31:40  

    kkkkkk ROse vc e comedia !!! a Aple e muito rica mesmo so q a samsung e a sony sao bem mais ricas q a apple, a Microsoft do Bill gates e a Mais ricas de todas ! so q nao e simples assim compra tem o problema se o outro quer VENDER !!! e existe muito jogada para fazer os clientes de bobo !! exemplo a APPLE TEM O IPHONE so q para fazer o IPHONE ela utiliza uma tela q foi desenvolvida pela Samsung pedio apoio a google para desenvolver o primeiro ios e assim vai !!

    recentes

    populares

    • Demis Rodrigues
      2013-02-02T16:31:40  

      Você acha que a Microsoft é mais valiosa do que a Apple? Tem certeza disso? O valor da Apple é de US$ 415 bilhões contra US$ 245 bilhões da Microsoft. Praticamente o dobro, ta certo que isso é valor de mercado e não capital real, mas tratando-se de valores para compras, a Gradiente, Samsung e Sony são fichinha pra Apple sim. A Rose está certa no que diz. Dinheiro no caso da Apple é a solução.

  • Marcos Napier
    2013-02-02T15:19:00  

    Dá muita vergonha de ser brasileiro nessas horas. Tá parecendo aquele pessoal no Japão que registrou "cupuaçu" (e depois teve de desistir, claro)

    recentes

    populares

    • Marcos Napier
      2013-02-02T15:19:00  

      É amigão só que nesse caso, a Gradiente registrou a marca em 2000 antes mesmo da Apple pensar em trabalhar com aparelhos de telefonia.

    recentes

    populares

    • Marcos Napier
      2013-02-02T15:19:00  

      Dá muita vergonha de ser brasileiro nessas horas. Principalmente quando as pessoas tem tantos problemas para interpretar um texto!

  • Leandro Cenci
    2013-02-02T15:13:53  

    Como tem gente sem noção. A notícia é sobre o nome iPhone pertencer a Gradiente no Brasil, aí vem uma tal de Rose e fala que a Apple tem dinheiro pra comprar a Samsung e a Gradiente juntas. O que uma coisa tem a ver com a outra? Pelo jeito, você deve ter um iPhone e só sabe ligar, enviar mensagem e acessar o face.

    recentes

    populares

    • Leandro Cenci
      2013-02-02T15:13:53  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Leandro Cenci
      2013-02-02T15:13:53  

      Pessoal. Não deem ibope pra Rose não. Ela é fake de um fanboy retardado que só quer tumultuar.

  • Japonesaichi
    2013-02-02T12:14:13

    Vai render um dinheirinho bom pra Família Staub manter a Gradiente por mais algum tempo pois não conseguiu se globalizar e está perdendo mercado a cada dia. Já foi uma marca de referência o Brasil na década de 80. O compradores dos novos iPhones da Apple aceitam pagar mais R$1.000,00 por cada aparelho pra ajudar a pagar o acordo. Dizem a toda hora que são ricos e iPhone é pra quem pode mesmo hehehehe

  • James Kirk
    2013-02-02T17:35:38

    KKKKKKKKKKKKK...RINDO ALTO AQUI....XU_PA PLAYBOY

  • Agnaldo Junior
    2013-02-02T18:17:38

    Direito é Direito! E se a Apple quiser comprar pode pensar em desembolsar uma boa grana. E não importa quanta grana tenha, perder dinheiro não é coisa boa no mercado. Depois do FRACASSO do iPad 3...

  • Henrique
    2013-02-02T18:12:41

    Lembrando que o Galaxy nexus no Brasil aconteceu a mesma coisa, e foram proibidos de chamar assim, passando a ser galaxy X. E é a google hein!