18/02/2013 15h30 - Atualizado em 18/02/2013 15h31

Blogueiros desmascaram farsa da foto do novo caça furtivo iraniano

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Para por fim às dúvidas sobre a existência de seu caça furtivo, o Qaher-313, o governo iraniano divulgou uma foto do avião em ação. Porém blogueiros descobriram que a imagem divulgada não passa de uma montagem feita no Photoshop com duas fotografias sobrepostas.

Foto divulgada pelo governo iraniano com o Qaher-313 o Monte Damavand (Foto: Reprodução/ PetaPixel)Foto divulgada pelo governo iraniano com o Qaher-313 o Monte Damavand (Foto: Reprodução/Peta Pixel)

Especialistas e militares questionaram o recente anúncio do presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad sobre o seu novo caça. Segundo seu pronunciamento, a aeronave teria sido construída com tecnologia de ponta e seria um cruzamento entre o F-35 e o F-22, os dois melhores aviões de guerra norte-americanos.

As críticas levaram a imprensa oficial do Irã a divulgar uma foto de seu novo caça sobrevoando uma importante cadeia de montanhas do país. Porém, na imagem é possível ver que o suposto Qaher-313 possui estranhas sombras e reflexos ao longo de sua carcaça.

Peritos em tecnologia militar questionaram a possibilidade da aeronave conseguir funcionar, pois o design de sua estrutura não permitiria que o caça fosse furtivo, carregasse armamentos ou até mesmo voasse direito. Houve até que desconfiasse que a imagem representasse um aeromodelo de plástico.

Foto do protótipo do Qaher-313 divulgada anteriormente pelo governo e papel de parede usado como fundo da montagem (Foto: Reprodução/Peta Pixel)Foto do protótipo do Qaher-313 divulgada anteriormente pelo governo e papel de parede usado como fundo da montagem (Foto: Reprodução/Peta Pixel)

A farsa da foto foi revelada por blogueiros iranianos que encontraram a imagem de um protótipo em miniatura, fotografado em um ângulo igual, divulgada pelo próprio governo islâmico no dia 2 de fevereiro. Já o fundo da imagem era idêntico a um papel de parede de um banco de dados de imagens online.

As autoridades iranianas negaram ter havido qualquer edição nas imagens, e alegaram que as dúvidas e acusações fazem parte da “propaganda inimiga”.

Via Peta Pixel e The Independent

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Japonesaichi
    2013-02-19T09:56:53

    Só faltou colocar o Mahmoud Ahmadinejad como piloto hehehehe

  • paulo sousa
    2013-02-19T11:13:27  

    Fala sério nem com muita espionagem e engenharia reversa os iraquianos conseguiriam fazer um caça destes, de quinta mesmo só o pais.

    recentes

    populares

    • paulo sousa
      2013-02-19T11:13:27  

      Iranianos. só corrigindo. e sendo um pouco chato. desculpe. mas os iranianos tem capacidade de fazer um caça melhor q do Brasil creio eu. mas essa tentativa de photoshop foi patética rsrsrsrs. eu acharia melhor manter esse tipo de coisa em segredo. tal como o projeto nuclear deles.

  • Gabriel Silva
    2013-02-19T09:09:19  

    sim esse avião já existe, sim a techtudo está errada novamente. Esse avião era um protótipo e agora já está em uso sim. Iranianos são os mais novos integrantes da aviação da 5° geração. Parabéns agora os EUA podem tremer na base.

    recentes

    populares

    • Gabriel Silva
      2013-02-19T09:09:19  

      Ele existe, claro, pra puxar o trenó do Papai Noel no Natal, pra cegonha carregar bebês e o Coelho da Páscoa trazer os chocolates juntos, né? Procura pela notícia do "lançamento" do mock up da "aeronave" e saca os aviônicos dele. Vc vai rir, hehehe

    recentes

    populares

    • Gabriel Silva
      2013-02-19T09:09:19  

      Marcio Lira haha ok antes de comentar já acompanhava as criticas sobre o projeto pela revista da ASAS, acho que conhece. Então meu caro amigo acho que saberia o que dizer antes de publicar o contrario de muita gente tirando sarro do irã. Sim eles tem capacidade suficiente para construir aviões de ótima qualidade assim como nos anos 80 customizaram os F-5 para os EUA, Suiça, iraque entre vários outros países. Se informe cara eles tem bombas suficientes pra rachar o mundo no meio só não ficam se mostrando como os outros países.

  • Monsenhor Razão
    2013-02-18T17:44:59  

    se for pra assustar a otan com um caça... deram um tiro no pé... em um dia de enfrentamento os usa sozinho dizimaria com seus f22 toda a frota iraniana... isso é fato. Fora que um caça assim custa vários milhões... Mas... pelo menos a miniatura deles deve ser mais ameaçadora do que os nossos tucanos!

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2013-02-18T17:44:59  

      brasil anos luz atras q os iranianos em tecnologia militar