Internet

14/02/2013 11h09 - Atualizado em 14/02/2013 11h09

Celulares com internet já são maioria no Brasil, mostra pesquisa

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Um questionário aplicado em países emergentes pela Nielsen, instituto de pesquisa norte-americano, revelou que o número de celulares com acesso à Internet no Brasil já é maior do que o de aparelhos sem o recurso. Segundo a instituição, 36% da população brasileira possui smartphones, enquanto 21% possuem telefones com recursos multimídia, o que inclui conexão com a web. Somada, essa faixa de 57% da sociedade brasileira é superior aos 44% que utilizam celulares com apenas recursos básicos, como chamadas de voz e SMS.

Pesquisa da Nielsen mostra que maioria dos brasileiros usa web no celular (Reprodução|Nielsen)Pesquisa da Nielsen mostra que maioria dos brasileiros usa web no celular (Reprodução|Nielsen)

A pesquisa da Nielsen foi conduzida com os países formadores do bloco de economias emergentes dos BRIC: Brasil, China, Índia e Rússia. Os chineses, por exemplo, são os únicos no levantamento que usam mais smartphones do que outros tipos de celulares: 60% da população da China prefere os aparelhos da mesma categoria do iPhone 5 e do Galaxy S3.

A Rússia e a Índia possuem índices diferentes: 80% dos indianos utiliza feature phones, aparelhos sem conectividade com a internet. Já na Rússia, 51% da população ainda usa feature phones, mas a faixa significativa de 37% do povo utiliza smartphones.

O Brasil ainda não possui predominância de smartphones, mas tem um índice próximo do russo, com 36%, e conta com alternativas aos feature phones: os multimedia phones. Segundo a Nielsen, “não há um tipo de celular favorito no Brasil”. Porém, com a chegada da internet 4G para a Copa do Mundo em 2014, pode ser que o número de celulares brasileiros conectados à web aumente.

Qual é o melhor plano de Internet 3G para celular? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo!

A pesquisa levou em conta a opinião de mil brasileiros com idade superior a 16 anos, entrevistados por telefone. Nos demais paises, 3.900 pessoas da mesma faixa etária responderam o questionário.

E você, tem smartphone? Prefere um celular com recursos mais modestos? Não deixe de dar a sua opinião nos comentários e no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dianesson Silva
    2013-02-15T08:57:05

    erro básico de estatística da empresa, Brasil tem 101%?, todos os outros estão em 99 más ai tem os décimos.