21/02/2013 07h30 - Atualizado em 21/02/2013 07h30

Cientistas estudam como a luz do escritório afeta a produtividade

Pedro Duarte
por
Para o TechTudo

O site americano Buffer reuniu uma série de estudos científicos que explicam qual a maneira ideal de ajustar a luminosidade para melhorar um ambiente corporativo e aumentar a produtividade dos funcionários.

Pesquisadores concluem que luz natural é melhor para produtividadePesquisadores concluem que luz natural é melhor para produtividade (Foto: Reprodução/HokLife)

O primeiro estudo, comandado pela cientista Mirjam Muench, separou dois grupos de pessoas: um que trabalhou com luz natural e outro com artificial, durante várias horas. Descobriu-se que o corpo e a mente humana reagem de formas diferentes a cada ambiente. As pessoas que trabalharam com luz natural chegaram ao final do dia mais alertas, dispostas e menos estressadas.

As pessoas expostas à luz artificial têm uma queda no nível de cortisol – hormônio ligado à resposta ao estresse – do organismo. Isso significa que eles tendem a ficar mais estressados e instáveis durante o dia, já que não aproveitam os picos do hormônio no corpo.

Já para sanar as brigas de escritório sobre qual temperatura deixar o ar condicionado, um estudo realizado pela Universidade Cornell, na Flórida, em escritórios de uma empresa de seguros, concluiu que em temperaturas baixas (20°C) as pessoas erravam 44% mais do que quem estava a 25°C.

Os pesquisadores concluíram que o problema não é o desconforto, mas sim o fato de o corpo direcionar mais energia e concentração para se manter aquecido, o que causa distração e, consequentemente, mais erros.

E, para aumentar de vez a produtividade, e até a felicidade, em um dia especialmente difícil de trabalho, outro grupo de pesquisadores recomenda um longo banho quente -  que teria o poder de tornar as pessoas mais sociáveis. O estudo realizado pela Universidade de Yale, também nos Estados Unidos, aponta que nosso cérebro não enxerga diferença considerável entre o calor de um banho quente e o contato humano.

Via: Buffer

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Patricia Ribeiroq
    2014-09-05T10:00:22

    Muito interessante! Gostaria de enviar isso para o RH da minha empresa porém, não existe a opção de compartilhar com o e-mail. Por favor, incluam isto também.