Jogos de esporte

02/02/2013 09h31 - Atualizado em 02/02/2013 13h50

Confira como foi o quinto dia da Campus Party 2013

Renê Fraga
por
Da Campus Party

Nesta última sexta-feira (01/02), a Campus Party 2013 chegou ao seu quinto dia de atividades. Entre discussões sobre o controle da Internet, o evento também abriu as portas para o fundador do Raspberry Pi, que oferece uma plataforma para fins educacionais e incentivo a criatividade.

Confira as fotos da Campus Party 2013 no TechTudo

Palestra Anonymous: Ativismo Político nas Redes Digitais (Foto: Reprodução/Flickr/Fernanda Luz)Palestra Anonymous: Ativismo Político nas redes
digitais (Foto: Reprodução/Flickr/Fernanda Luz)

Um debate, logo pela manhã, esquentou o palco Gutenberg com discussões relacionadas ao ativismo político nas redes sociais. Grupos conhecidos como Anonymous estariam se aliando aos movimentos ciberativistas para combater uma crescente proposta de controle da rede.

Outra discussão, no mesmo palco, esteve relacionada a crise no modelo que financia o jornalismo. Para a a jornalista Adriana Garcia, o jornalista precisa ter uma visão do negócio e elaborar conteúdos que tragam lucro. Ela destacou duas tendências para o futuro: o jornalista tecnologista e o empreendedor.

No palco Stadium, os fãs de games puderam matar as saudades de antigos títulos de sucesso. Os participantes, que relembraram muitas coisas do passado como a necessidade de assoprar cartuchos, também discutiram as mudanças ocorridas no setor como o fim das lojas que permitiam o aluguel de jogos e revistas baseadas em dicas (e truques!).

Um dos últimos magistrados que apareceram no palco principal da Campus Party, e que concedeu uma entrevista coletiva com jornalistas logo após sua aparição no evento, foi Mark Surman, Diretor Executivo da Fundação Mozilla - empresa responsável pelo navegador Firefox.

mark (Foto: mark)Mark Surman, diretor executivo da fundação Mozilla (Foto: TechTudo/André Fogaça)

Mais tarde foi a vez de conhecer a história do Raspberry Pi, um dispositivo de baixo custo criado para inspirar estudantes e desenvolvedores a criar coisas novas. Pete Lomas, fundador do projeto, diz que 750 mil dispositivos já foram vendidos e tem planos ampliar as operações em 2013. Ele também estuda lançar uma nova versão da plataforma em 2014.

Durante o período da noite, os campuseiros puderam conferir, no palco Arquimedes, uma interessante palestra sobre CDN, uma tecnologia que permite otimizar a entrega de conteúdo aos visitantes e consequentemente tornar o processo de abertura de uma página mais rápida.

Tiago Lifert no palco da Campus Party 2013 (Foto: TechTudo / André Fogaça)Tiago Lifert no palco da Campus Party 2013 (Foto: TechTudo / André Fogaça)

Ao fim da noite os campuseiros puderam acompanhar uma palestra com o Tiago Lifert, apresentador da Rede Globo e narrador oficial do FIFA 2013. Ele contou um pouco sobre os bastidores de como foi esse trabalho de narração que ele leva como uma diversão, já que adora a jogatina quando o assunto é futebol.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vicente Meneses
    2013-02-02T10:47:35

    Esse cara é muito chato. Deixei até de assitir Globo Esporte...afff.