Internet

16/02/2013 12h00 - Atualizado em 16/02/2013 12h00

Documentário Downloaded, sobre o site Napster, estreia em março

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

O documentário Downloaded, que conta a história do site Napster, vai estrear entre os dias 8 e 16 de março no festival South by Southwest (SXSW). No dia 12 de março, os fundadores da página que difundiu o download de MP3, Shawn Fanning e Sean Parker, estarão num bate-papo com o diretor de Downloaded, Alex Winter, no Lincoln Center, em Nova York.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Shawn Fanning e Sean Parker fundaram o Napster. A história se tornará documentário (Reprodução|SXSW)Shawn Fanning e Sean Parker fundaram o Napster. A história vai virar documentário (Reprodução|SXSW)

O site começou a ser desenvolvido em 1998, com a distribuição de arquivos facilitada por chats como o IRC. A ideia do Napster era ser um serviço de download de música com interface amigável ao usuário. As pessoas que utilizavam o serviço começaram a distribuir MP3 com músicas clássicas de suas bandas favoritas, raridades e até bootlegs (gravações de shows).

Até 2000, o Napster funcionava apenas na plataforma Windows. A versão "Macster" passou a funcionar naquele ano para os usuários de Mac. No mesmo ano, o single “Music”, da cantora pop Madonna, vazou no site antes mesmo de seu lançamento oficial, causando um escândalo. A música “I Dissapear”, da banda de heavy metal Metallica, também vazou antes de sua estreia. Lars Ulrich, o baterista do grupo, foi uma das pessoas que levou o processo até os tribunais.

A Associação da Indústria de Gravadoras da América (conhecida pelo nome Recording Industry Association of America ou pela sigla RIAA) entrou com um processo na Justiça e conseguiu que o Napster fosse fechado com uma decisão jurídica no dia 5 de março de 2011. Jovens nos Estados Unidos protestaram contra a decisão, alegando que o site não infringia direitos autorais dos músicos, uma das alegações da RIAA. O site teve um público de aproximadamente 15 milhões de usuários únicos.

Cartaz do documentário Downloaded (Divulgação)Cartaz do documentário "Downloaded", que vai contar a história do Napster (Divulgação)

Após a declaração de falência, a Napster foi comprada pela Best Buy por US$ 121 milhões (pouco mais de R$ 237 milhões) em 2008. Para evitar problemas com a justiça, a Best Buy unificou a marca do Napster com a Rhapsody.

Sean Parker se tornou um investidor e um empreendedor no Vale do Silício. Foi um dos primeiros presidentes do Facebook, ao lado de Mark Zuckerberg, e, atualmente, faz parte da diretoria do serviço de streaming de músicas Spotify. Ele também fundou a Airtime, de comunicação em tempo real, e a Causes, rede para ativismo na web. Shawn Fanning se tornou investidor-anjo de empresas voltadas ao meio digital.

Depois de 2001, vários sites de compartilhamento P2P foram abertos com o fechamento do Napster, o que não reduziu processos entre instituições, músicos, gravadoras e programadores. O 4Shared é um exemplo de site ativo nos últimos anos. Em 2012, a página do Megaupload foi fechada e seu fundador, Kim Dotcom, foi preso em uma operação do FBI. Neste ano, Kim está livre e recriou o site com o nome Mega.

O diretor de Downloaded, Alex Winter, trabalhou em desenhos do personagem BEN 10 para o Cartoon Network.

Confira, abaixo, um trailer do documentário, que conta a história do Napster com produção da VH1:


Tem dúvidas sobre o Napster? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares