21/02/2013 16h23 - Atualizado em 21/02/2013 16h23

Fim das montagens? Tecnologia detecta quando uma imagem foi alterada

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Cientistas da Universidade de Albany, Nova York, desenvolveram uma técnica para medir e detectar as inconsistências de fotos que sofreram edição. O processo consegue identificar os ruídos na imagem, destacando onde houve a modificação e qual a sua extensão.

A nova tecnologia revela as emendas entre imagens sobrepostas com a detecção do ruído (Foto: Reprodução/ PetaPixel)A nova tecnologia revela as emendas entre imagens sobrepostas com a detecção do ruído (Foto: Reprodução/PetaPixel)

Em fotografia digital, “ruído” é o nome que se dá para pontinhos ou manchas aleatórias que aparecem em uma superfície que deveriam ser "suave". A técnica inventada pelos pesquisadores tira vantagem justamente na diferença de ruído entre imagens sobrepostas. Cada foto possui um padrão específico de ruído, por isso as montagens deixam inconsistências no ruído de sua imagem, e são essas as variações detectadas.

A nova tecnologia expõe as variações de ruído de forma simples e eficiente. Mas a técnica não é infalível: o conteúdo de uma fotografia real pode levar a uma estimativa de ruído, produzindo um resultado falso positivo; da mesma forma, um falsificador habilidoso e bem-informado pode suavizar os padrões de ruído, afastando a detecção das suas alterações.

A técnica expõe as variações de ruído de forma simples e eficiente (Foto: Reprodução/ PetaPixel)A técnica expõe as variações de ruído de forma simples e eficiente (Foto: Reprodução/PetaPixel)

Apesar disso, essa técnica servirá como um importante recurso para os peritos em investigações de imagens sob suspeita de adulteração.

Via Peta Pixel

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares