Celular

20/02/2013 16h12 - Atualizado em 20/02/2013 16h12

Galaxy S4 pode ter processador quad-core no lugar do Exynos 5 Octa

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Samsung precisou rever seus planos em relação ao processador a ser usado no Galaxy S4, de acordo com informações divulgadas em sites sul-coreanos nesta semana. Em virtude de problemas técnicos envolvendo calor e consumo de bateria, a fabricante precisou deixar de lado o seu recém-anunciado Exynos 5 octa-core e adotar o quad-core Snapdragon 600, da Qualcomm.

Exynos 5, com oito núcleos, teria se revelado um desafio de engenharia, até aqui, insolúvel (Foto: Reprodução)Exynos 5 não estará no Galaxy S4 por causa de
sua complexidade (Foto: Reprodução)

Um processador que aquece muito é ineficiente do ponto de vista energético, uma vez que grande parte da eletricidade consumida vira calor, e não dados. Para decidir qual dos dois processadores seria usado na montagem do Galaxy S4, a Samsung teria fabricado alguns protótipos com o Exynos 5 e outros com o Snapdragon, para testar e fazer comparativos.

O Exynos 5 Octa era considerado como certo no Galaxy S4, uma vez que a Samsung apresentou o processador na CES 2013, em janeiro, como um periférico revolucionário. O chip, na realidade, é um dual quad-core, já que conta com dois processores - um Cortex A7 de 1.2 Ghz para tarefas mais leves e outro Cortex A15 com 1.8 Ghz, para as aplicações mais pesadas.

Do que o Galaxy S4 precisa para ser o melhor smartphone do mundo? Confira a opinião dos usuários no Fórum!

A troca, porém, não deve preocupar os fãs da Samsung, e nem quem aguarda com ansiedade o Galaxy S4. Ao longo dos anos, a Qualcomm construiu uma sólida reputação por conta de seus excelentes processadores para smartphones. O Snapdragon 600 é o substituto direto do excelente Snapdragon S4 Pro, e tem 1.7 GHz (mas há versões com 1.9 GHz), uma ótima GPU Adreno 320 (que tem origens nas Radeons da AMD) e é o processador usado, por exemplo, no recém-anunciado HTC One, que vem sendo elogiado pela performance e boa autonomia da bateria.

Via Phone Arena

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Bosco
    2013-03-05T13:12:06

    Falar de arquitetura, GPU ou hardware não é relevante pois temos máquinas diferentes. Coloque aplicativos que façam a mesma coisa e teste. Tenho um S3 e minha esposa um Iphone 5. O iphone perde em tudo, na minha concepção. Não tem comparação de velocidade, câmera, bateria, usabilidade. O único que posso ver diferenças, é que usuários do iphone podem dizer que a usabilidade do aparelho da apple é melhor, mas é plausível, claro, pois o usam. Até o design do S3 é melhor, pois o iphone tem o formato (formato) brick já ultrapassado.

  • José Rodrigues
    2013-02-22T19:05:28

    Sendo de 4 ou 8 nucleos este proscessador sera um monstro infelizmente vai deixar meu iPhone comendo poeira . hehehehehehe mais o iPhone 5s talvez supere este proscessador.

  • José Rodrigues
    2013-02-22T02:56:11

    O Nokia Lumia 920 também poderia entrar na briga. Gostei do sistema Windows Phone da Microsoft.

  • Leandro Leonardo
    2013-02-22T01:25:31

    Então meio que já sabemos que o S4 não será muito diferente do S3. Será um bom aparelhos mais se vier com preços absivos como de costumes não indicarei... Queria mesmo o Lumia 920

  • Andre Oliveira
    2013-02-21T21:46:24

    É isso mesmo Felippe Souza, sem coments

  • Felippe Souza
    2013-02-21T20:02:50

    Na minha opnião a Samsung irá lançar 2 versões do Galaxy S4 por questão do Exynos 5 Octa não ser compativél com 4G (LTE), então será uma versão Exynos 5 Octa 3G e outra versão o Snapdragon 600 Quad-core com 4G .Isso Aconteceu com o Galaxy S3. o Exynos 4 quad-core não era compativél com 4G então a samsung lançou um com Dual-core de 1,5 GHZ e 2 Gb Ram.

  • Felippe Souza
    2013-02-21T19:55:19

    Amigo José Rodrigues informe-se melhor. O IPhone 5 Roda com um Chip Apple A6 Dual -Core de 1,2Ghz, Cortex A15 com Litografia 32nm e uma GPU PowerVR, e O Galaxy S3 (Internacional) Roda com Um Chip Samsung Exynos 4112 Quad-core de 1,4 Ghz Cortex A9, litografia 32nm e vem com GPU Mali-T400, Já o Americano possui CPU dualcore de 1.5Ghz (capaz de atingir até 2.5ghz de forma segura através do overlock), com arquitetura CortexA15 e litografia de 28nm e vem com GPU Adreno 225. Não é querendo Favorecer a Samsung mais na minha opnião o Samsung Galaxy S3 é melhor em termos de processamento.

  • Cleverson Luiz
    2013-02-21T16:35:04

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Carlos Sousa
    2013-02-21T13:47:06

    José Rodrigues mais conhecido como Zezin da Apple. a Rose barbosa anda sumida porque. kkkkkkkkkk

  • Andre Candido
    2013-02-21T11:23:37

    PS: Em coreano, Samsung significa três estrelas. A empresa surgiu em 1938. Vendia peixe seco, vegetais e frutas. Fonte: Revista Época

  • Alex Flores
    2013-02-20T22:23:38

    ter um iphone e o mesmo que ter uma ferrari com tanque cheio e não poder sair da garagem!

  • Monsenhor Razão
    2013-02-21T10:37:57

    Estranho essa notícia... Duvido que a samsung teria anunciado esse processador com tanta pompa como foi prometendo que ele seria um milagre de desempenho e economia de energia... E nem se deram o trabalho de testar... Se essa noticia for verdade a Samsung errou feio! E esse ano será bem confuso para os fãs do sistema android escolherem o seu celular. Ano passado foi fácil o s3 era indiscutível o melhor, mas esse ao que tudo indica o s4 será apenas igual o xperia z, o htc one e o motorola da google...

  • Rafael Valle
    2013-02-21T08:23:28

    Engraçado... Alguém tá recebendo verba da Mac ou da Samsung pra poder defender os aparelhos tão fervorosamente nos comentários? Acho q não né... Parecem aqueles idiotas q ficam discutindo qual é melhor Xbox ou Playstation... Se o fizessem com coisas realmente uteis... Talvez os fabricantes não supervalorizassem os aparelhos como vcs os valorizam.

  • Andre Candido
    2013-02-21T11:14:42  

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.......................... SONY XPERIA WIIINS !!!!!!!!!!!!!!!!! CHUPA SAMSUNG !!!!!! VOLTA A VENDER PEIXE E BATATA PQ DE SMARTPHONE NUM MANJA NADA !

    recentes

    populares

    • Andre Candido
      2013-02-21T11:14:42  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi engraçada, vender peixe e batada kkkkk

  • Alexandre Nascimento
    2013-02-21T11:02:44  

    ahuauhahuahuahu... bem feito pra Samsung e seus fãs... o XPERIA Z chega dia 25/02 pra acabar com a festa da Samsung e Apple. Aguardem.

    recentes

    populares

    • Alexandre Nascimento
      2013-02-21T11:02:44  

      Sued Nunes a resolução do note 2 é inferior à resolução da nova geração com full hd. bem como sua camera tb é inferior com apenas 8 mgp e lentes inferiores do galaxy s 3. o processador tb é inferior ao anunciado para o xperia z e htc one. Assim como será fatalmente inferior ao s4 e o futuro motorola google q sai em maio. O Note 2 é um s3 com tela maior e levemente melhorado com o dobro de ram e processador com over clock.

    recentes

    populares

    • Alexandre Nascimento
      2013-02-21T11:02:44  

      Sued Nunes toma tro.x.a! Note não é SmartPhone ! Fico com o Xperia Z. QUALIDADE SONY filho !!!! NÃO DE PEIXE SECO E BATATA !!!!

  • Vinicius Ghietti
    2013-02-20T20:03:44  

    Engraçado! O povo falando da Samsung e dizendo ahh meu iPhone 5 e blah blah. Sendo que antes era a Samsung que produzia Chips para a linha iPhone*-* iPhone 5 é um celular mais recente que o S3 chega a ser obvio que ele é melhor *_*

    recentes

    populares

    • Vinicius Ghietti
      2013-02-20T20:03:44  

      Luis Guimarães Lamentavel é uma pessoal que acha mesmo que o iPhone 5 é inferior ao S3, vendo videos no youtube voce verá como o iPhone se iguala e muitas das vezes ultrapassa o S3, meu amigo tem um s3 e vou te falar as vezes pra mudar de foto ele da umas engasgadas tipo uns 4 segundos travado e depois volta, ele trava demais e não deveria pois tem um processador Quad-core e não sei oque mais... não é?

    recentes

    populares

    • Vinicius Ghietti
      2013-02-20T20:03:44  

      Não, isso não ocorre e nunca ocorreu com meu S3. Nem em modo de economia, que reduz em 50% o uso do processador. Seu amigo aí, eu acho que é fake, hein! rs

  • Dylan Nascimento
    2013-02-20T19:00:16  

    KKKKKKKKKKKKKKK! Só tenho uma coisa a dizer: "Só LAMENTO!" KKKKKKKKKKKK, Ainda bem que meu iOS "não precisa se preocupar com hardware" ,já que meu iP5 tem 1,2GHz DUAL CORE e tem desempenho SUPERIOR ao SGalaxySIII ,com 1,4GHz QUAD-CORE ...SÓ LAMENTO VIU ! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK CHUPA SAMSUNG BOYS, QUE CONTARAM VITÓRIA ANTES DE REALMENTE VENCER KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Dylan Nascimento
      2013-02-20T19:00:16  

      Voces tem que se lembrar que o S3 usa Cortex A9 enquanto o iPhone 5 usa Cortex A15 inclusive o Xperia Z. Só isso ja da um desempenho superior.

    recentes

    populares

    • Dylan Nascimento
      2013-02-20T19:00:16  

      DualCore pode bater sim um QuadCore,,, o que faz o processador ser potente é a arquitetura desenvolvida na sua fabricação. Pessoas ficam iludidas pensando que QuadCore é superior a todos.

  • Samuel Voltolini
    2013-02-20T16:31:14  

    ou seja não será melhor que outros aparelhos, ja que a LG lançou um balo Smartphone com um processador de desempenho igual e a HTC tambem então ja são tres até agora.

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-02-20T16:31:14  

      Tem razão, São 3 até agora.( no mínimo ) O mercado que antes era absoluto da Apple, hj já não é mais. E a msm Apple que antes criava seus Iphone top de linha e esperava que as outras empresas tentassem acompanha-lo, hj em dia se vê em uma posição inversa. Seu IPhone que tem que acompanhar Samsung, LG, HTC ( sem esquecer da Nokia, Motorola e a própria Google ) senão nem chegar a disputar mercado, ele consegue. Alias, o IPhone hj em dia sobrevive na disputa muito mais por seus fãs, do que pelo proprio aparelho em si.

  • José Rodrigues
    2013-02-21T00:44:12  

    O Galaxy S3 tem o processador Exynos 4 com quatro núcleos, rodando em 1,4 GHz e o iPhone 5 tem processador com dois núcleos, rodando em1,6 GHz. Bem, a arquitetura de ambos dispositivos é a ARM de 32 bits, sendo que o iPhone 5 possui a tecnologia ARM Cortex-A15, uma evolução do ARM Cortex-A9 do S3. A estrutura da Cortex-A15 é menor e mais potente que o S3. O iPhone 5 também possui melhor processamento de gráfico GPU (Graphics Processing Unit ou Unidade de Processamento Gráfico). Portando, o poder de processamento do iPhone 5 é melhor.  

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2013-02-21T00:44:12  

      Ainda querem achar um celular que não tem saída HDMI, não tem NFC, não tem DLNA, Bluetooth que só funciona entre iDevices, cabo de dados só o original (nem o similar ou piratex funciona), não funciona como pen drive, não tem entrada pra cartão de memória, nasceu obsoleto em relação ao mercado (Um Motorola Razr HD consegue superá-lo), bateria mais fraca (se bem que é mais questão de uso), melhor que um S3! Isso tudo pela bagatela de 2.500,00... Maldita moda de ostentação...

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2013-02-21T00:44:12  

      Monsenhor Razão kkkkkkkkkkkkk, concordo plenamente, 99% das pessoas que compram um Smartphone top de linha não usa nem 50% de sua capacidade, só usam pra facebook mesmo...

  • José Rodrigues
    2013-02-20T18:55:54  

    É nego velho... babou geral! Eu olhei pra o meu iPhone 5 e disse: seu inimigo morreu antes de nascer. Foi suicídio, tipo Harakiri. Acho que meu iPhone riu. Quando vai ser a missa de 7º dia? Eu e meu amigo Samuel Voltolini estaremos lá sem falta!

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2013-02-20T18:55:54  

      twimg kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • José Rodrigues