Tablet

06/02/2013 06h00 - Atualizado em 06/02/2013 06h00

Gradiente, dona do nome ‘iPhone’ no Brasil, pode vender marca para Apple

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

A Gradiente é legalmente a dona do nome “iPhone” no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Mas essa situação pode se reverter em breve, já que a companhia brasileira admite estar aberta para discutir a venda da marca para a Apple, fabricante dos "verdadeiros iPhones". 

Gradiente, dona do nome iPhone no Brasil, pode vender marca (Divulgação|Gradiente)Gradiente, dona do nome iPhone no Brasil, pode vender marca (Divulgação|Gradiente)

A Apple lançou o primeiro iPhone em 2007, mas o nome já estava registrado no Brasil pela Gradiente desde 2000. Segundo a fabricante brasileira, a ideia do o nome veio a partir da junção das palavras “Internet” e “Phone”. Segundo o site MacRumours, a Apple só pediu o uso exclusivo da marca em 2006, seis anos depois.

O INPI afirma que a marca "iPhone" é propriedade da Gradiente, e não da Apple, mesmo que a companhia brasileira só tenha lançado um aparelho com o nome recentemente, em janeiro de 2013. A decisão do INPI que favorece a Gradiente será publicada na Revista da Propriedade Intelectual (RPI), no dia 13 de fevereiro. 

De acordo com Eugenio Emilio Staub, executivo da IGB Electronica - nome da empresa que controla a Gradiente -, a companhia está aberta a ouvir propostas pelo nome, esperando somente o contato da Apple. “Estamos abertos ao diálogo por qualquer motivo, a qualquer hora”, afirma.

Os lançamentos da Apple mostram que a empresa está rumando para seu fim? Confira as opiniões dos usuários!

Os rumores de uma venda da marca iPhone para a Apple lembram polêmicas anteriores. Dona do nome IPAD na China, a empresa Proview Technology decidiu processar a Apple por lançar um tablet de mesmo nome no país. A briga judicial foi resolvida em julho de 2012, quando a companhia norte-americana pagou US$ 60 milhões para utilizar o nome em seu tablet sem sofrer mais processos.

Via Bloomberg e MacRumours

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel
    2016-07-28T14:59:03

    e o palmeiras não tem mundial.

  • Gabriel
    2016-07-28T14:59:03

    e o palmeiras não tem mundial.

  • Antonio Campos
    2013-02-07T15:00:47

    Vamos valorizar os produtos brasileiros galera. A Gradiente renasceu e merece respeito. Gera emprego para o povo brasileiro!

  • Rafael Grynszpan
    2013-02-07T11:11:06

    Eu não sou de comentar, mas não resisti. Ontem (6), a TechTudo cria um assunto "Gradiente, dona do nome ‘iPhone’ no Brasil, pode vender marca para Apple", e no dia seguinte, "HiPhone ou iPhone da Gradiente: qual dos copiões é melhor?". Abri este último e comecei a ler. No parágrafo "Desempenho", está escrito: "...Apesar do aparelho da Gradiente ser mais rápido, ambos os "copiões" estão distantes de celulares intermediários... No dia anterior a Techtudo fala que a marca "Iphone" é da Gradiente, sendo que é mesmo. Mas hoje, fala que é Gradiente é o "copião". Não leio mais nada da Techtudo!

  • Emerson Rodrigues
    2013-02-06T19:26:26

    Isso ai, o mundo é dos espertos, viva a gradiente....

  • James Kirk
    2013-02-06T17:27:37

    é isso aí maça podre...se quiser pague!!! kkkk ....essa gradiente é mto esperta...e a apple vai falir em 10 anos..anotem

  • Nicolau Fawkes
    2013-02-06T13:49:04

    Só eu já sabia que a Gradiente tava fazendo isso pra arrancar uns trocos ?

  • Fabiano Santos
    2013-02-06T16:23:31

    Isso acontece no mundo todo.A Apple criou um produto,inventou um nome pra ele e procurou nos Estados Unidos pra ver se tinha um nome igual.Ela nao tinha a obrigacao de procurar no mundo inteiro pra patentiar.Isso vem aos poucos,quando o produto fosse ser lancado nos outros paises.Aconteceu na China,e teve acordo.So me causa estranheza o fato da Gradiente ter patentiado o nome em 2000,o iphone ja ser vendido aqui desde 2008 e nunca escutar a Gradiente reivindicar nada.Parece ate q esperou a coisa crescer pra depois querer lancar o seu e dizer q e dona do nome.Meio oportunista!

  • Igor Silva
    2013-02-06T15:48:20

    A Gradiente está corretíssima ! A apple por muito menos entrou em uma disputa judicial ridícula com a SAMSUNG alegando ser dona do "formato" do iphone. Bem feito ! Tem mais é que pagar milhões para a Gradiente !

  • Marcos Paulon
    2013-02-06T14:15:10

    Olha... Se a Apple valorizasse o mercado brasileiro ela teria pedido o registro no Brasil antes de lançar o telefone (e não teria gasto nem 2 mil dolares)... Tratou o Brasil com desleixo... a gradiente foi esperta e registrou!!! AZAR DA APPLE!!! Agora pague uma fortuna para comprar o direito de uso de marca ...

  • Victor Valério
    2013-02-06T14:03:09

    mentira que era só pra vender desde o início?! o.O

  • Paolo Liberatore
    2013-02-06T13:56:02

    Pensei que no final da história a Gradiente ia comprar a marca da Apple.

  • Gabriel Nogueira
    2013-02-06T13:27:16

    Vender a marca pra Apple vai ser a única forma de a Gradiente ter algum lucro. Gradiente = CCE = lixo.

  • Miseravão
    2013-02-06T09:58:51

    Ah vá, ninguém desconfiava! kkk

  • Joelson Ferreira
    2013-02-06T09:49:51  

    Cara que coisa inesperada, eu jurava que a Gradiente iria começar toda uma linha de produtos iphone, já até imaginava uma fila no dia do lançamento, aquela multidão de 3 pessoas..

    recentes

    populares

    • Joelson Ferreira
      2013-02-06T09:49:51  

      kkkkkkkkkk, 3 pessoas: 2 mendigos dormindo na porta da loja, e um carinha procurando emprego...

    recentes

    populares

    • Joelson Ferreira
      2013-02-06T09:49:51  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Wilber Mendes
    2013-02-06T08:31:43  

    Se uma empresa tem o direito legal sobre um nome ou marca e deseja vender para lucrar com isso, não é picaretagem, é o usofruto de direitos adquiridos!

    recentes

    populares

    • Wilber Mendes
      2013-02-06T08:31:43  

      É isso mesmo. E a matéria está errada. O Iphone da Aplle deixou de ser o verdadeiro viu! Ele agora é pirata, cópia, Xing Ling!

  • Adriano Souza
    2013-02-06T15:33:56  

    Que picaretagem, meu filho. Eles entraram com o pedido de patente em 2000, o primeiro Iphone da Apple foi lançado em 2007. Simplesmente, deram muita sorte... e vão faturar milhões nessa brincadeira.

    recentes

    populares

    • Adriano Souza
      2013-02-06T15:33:56  

      Não é patente, e sim marca.

  • Anderson Ribeiro
    2013-02-06T16:20:54  

    isso nao é nada pra quem tem mais de 140 bilhões de dólares em caixa!!!

    recentes

    populares

    • Anderson Ribeiro
      2013-02-06T16:20:54  

      Graças a vocês hehehehehehe

  • Rulio
    2013-02-06T08:34:00  

    Veja os dois lados da moeda, o nome de fato foi registrado (gradiente pode fazer oq quiser com ele), ja que não consegue lançar nada de bom bonito e duravel, vai ganhar dinheiro vendendo o nome pra Apple, detalhe não gosto da Apple, viva android e viva linux.

    recentes

    populares

    • Rulio
      2013-02-06T08:34:00  

      Viviane Oliveira, vai trocar uma noite com seu marido/namorado por um iPhone novo então. Nenhuma das mulheres que conheco comprou seu iPhone, ou ganharam de pais ou extorquiram dos amantes/maridos.

    recentes

    populares

    • Rulio
      2013-02-06T08:34:00  

      Viviane Oliveira Eu não gosto da Apple, atualmente tenho um RAZR i que é melhor que o lixoPhone 5 e daqui a alguns meses quando chegar no brasil comprarei o TOP Sony Xperia ZQ que é unas 19 vezes superior ao smart pouco smart da maça podre... portanto não gostamos mas temos dinheiro sim.. pagarei nem que seja 2600,00

  • Andre Candido
    2013-02-06T07:27:52  

    Sabia que tinha picaretagem nas intensões da Gradiente. Era só pra ganhar dinheiro. E não; não sou usuario de iPhone (Apple).

    recentes

    populares

    • Andre Candido
      2013-02-06T07:27:52  

      Se fosse tua a marca vc daria de graça pra Apple? ou ia querer ganhar 50 milhões tmb?

    recentes

    populares

    • Andre Candido
      2013-02-06T07:27:52  

      Andrezão, se tá brabo puke não foi vc a registrar hehehehehe

  • Vitor Mattos
    2013-02-06T22:28:23  

    Não seria engraçado se a Samsung fosse mais rápida e comprasse o nome?

    recentes

    populares

    • Vitor Mattos
      2013-02-06T22:28:23  

      putz..já pensou..galaxy iphone..ehehe...daí ´para a apple comprar de volta tinha que pagar 1,05 bilhão..ehehe

  • Henrique Saito
    2013-02-07T09:02:52  

    A Apple tem dinheiro sobrando pra comprar o nome da Gradiente, afinal seus fiéis seguidores pagam 3x mais pelos seus produtos do que eles realmente valem.

    recentes

    populares

    • Henrique Saito
      2013-02-07T09:02:52  

      aqueles que nao podem se queixam por aqui .. .

    recentes

    populares

    • Henrique Saito
      2013-02-07T09:02:52  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk