Computadores

01/02/2013 10h08 - Atualizado em 01/02/2013 10h08

IBM vai mandar computador Watson para a faculdade

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O supercomputador Watson, da IBM,  já superou campeões de concursos de perguntas e respostas e ficou famoso quando aprendeu a xingar recentemente. Agora, a empresa quer mandar o Watson para a faculdade, para que ele faça cursos de inglês e matemática. O projeto prevê sua instalação no Instituto Politécnico Rensselaer, em Nova York, e fará do Watson o primeiro computador a ter algo semelhante a uma formação educacional.

Computador vai ganhar novas ferramentas para ser capaz de entender novas palavras e a formação de frases e diálogos complexos (Foto: Reprodução)Computador vai ganhar novas ferramentas para ser capaz de entender novas palavras e a formação de frases e diálogos complexos (Foto: Reprodução/Ubergizmo)

A equipe de desenvolvimento responsável pelo Watson trabalha para evoluir os softwares que permitem com que o computador entenda novas palavras e termos inventados. Na faculdade, o Watson será entregue a uma equipe de estudantes que, supervisionada pela IBM e por professores, desenvolverá diversas atividades com o computador.

Mais adiante no curso, os pesquisadores querem dar ao Watson estruturas que permitam com que ele encontre padrões e tenha um entendimento mais profundo das regras para a formação de frases. Além disso, os cientistas pretendem melhorar a compreensão do computador com relação ao modo como os diálogos se desenrolam entre as pessoas.

Na universidade, além de melhorar o inglês e a capacidade de compreender o sentido de palavras desconhecidas, o Watson deve ganhar novos sistemas para trabalhar com vídeos, imagens e dados genéricos que circulam pela Internet a todo instante. A intenção é que o supercomputador seja capaz de filtrar e alinhar dados em categorias, uma tarefa de processamento de dados bem complexa.

Tem alguma dúvida sobre tecnologia? Entre no Fórum do TechTudo!

Via Ubergizmo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares