Jogos de RPG

21/02/2013 08h56 - Atualizado em 22/02/2013 13h01

PS4 mostra o próximo passo da Sony e esconde detalhes importantes

Léo Torres
por
De Nova York

O PlayStation 4 já é uma realidade. A apresentação que todos esperavam aconteceu. Mas depois do evento da Sony de 20 de fevereiro em Nova York, com vídeos incríveis e a confirmação do DualShock 4, fica a pergunta: e o resto?

Com um clima congelante de -2ºC, ficar na fila em frente ao Hammerstein Ballroom não era tarefa fácil. Mesmo assim, fãs se acotovelavam na espera da repescagem que poderia dar uma chance de ver o anúncio, até então secreto. E aos que conseguiram entrar, o prêmio foi interessante. Com uma produção extremamente bem cuidada, o show de luzes e cores, a projeção de qualidade excepcional e os vídeos muito bem produzidos criaram a atmosfera que um anúncio desse nível pede.

Uma plateia lotada assistiu ao lançamento do ano da Sony (Foto: TechTudo/Léo Torres)Uma plateia lotada assistiu ao lançamento do ano da Sony (Foto: TechTudo/Léo Torres)

Vimos cenas de games que demonstram o potencial da parruda máquina, sinalização de integração cada vez maior do Playstation Vita e uma tentativa de recolocar a importância do PS Move no mercado. Sobre ele, a Sony deixou claro que não entende o acessório como uma alternativa ao Kinect quando mostrou sua câmera estéreo. Para que serve a câmera ainda não sabemos direito mas provavelmente irá transformar o PS Move no que foi exibido no evento: um controle de marionetes.

DualShock 4 e sua barra luminosa (Foto: TechTudo/Léo Torres)DualShock 4 e sua barra luminosa (Foto: TechTudo/Léo Torres)

O DualShock 4 veio para confirmar os rumores, com telinha sensível ao toque (não se sabe ainda para que) e uma barrinha colorida para identificarmos os jogadores. Tirando isso e um botão de compartilhamento (que espero que sirva mais para convidar amigos para multiplayers do que para compartilhar mais conteúdo lixo na internet) nada mudou muito no joystick.

Tire todas as suas dúvidas sobre PlayStation 4

Sobre os títulos, Watch Dogs arrancou muitos aplausos da plateia e com razão. O jogo está muito bonito, com gráficos interessantes e uma ação fluida. Certamente os fãs de videogames ficaram ansiosos para entrar na pele de um hacker e controlar trens, salvar vítimas indefesas e praticar um pouco de parkour pelas rua enquanto persegue bandidos. Sem dúvida um lançamento de peso.

Diablo será lançado para PS3 e PS4 (Foto: TechTudo/Léo Torres)Diablo no PlayStation? (Foto: TechTudo/Léo Torres)

Já a promessa de Diablo 3 para o console levantou algumas sobrancelhas. Certamente adaptações precisarão ser feitas para que o jogo rode bem, mas um novo título da Blizzard não seria um passo mais interessante? Pensando no estilo que a empresa vem adotando, dificilmente conseguimos imaginar um jogo como World of Warcraft ou Starcraft para ser jogado com um DualShock.

Outro momento que deixou todo mundo com uma interrogação na cabeça foi o discurso de Yoshinori Ono, da Capcom. Afinal, o que ele estava fazendo lá? Alguns acharam que ele só queria praticar seu inglês. Tudo bem, o vídeo do que foi chamado de codinome Panta Rhei era impressionante, mas o japonês falou muito e disse pouco.

Yoshinori Ono em seu discurso (Foto: TechTudo/Léo Torres)Yoshinori Ono em seu discurso (Foto: TechTudo/Léo Torres)

Além disso tudo, muito foi falado sobre novas plataformas sociais, integração com serviços de vídeos, nova PS Store etc. Sobre isso tudo fica sempre aquela tristeza em sabermos que a chance de chegar no futuro próximo, ou até mesmo de chegar ao Brasil, é muito pequena.

Um evento bem produzido, com um anúncio de peso, inclusive nas especificações do console. Agora falta sabermos: quando sai? Quanto custará? E, principalmente, quando vamos conseguir tirar da cabeça aquela imagem terrível do aparelho de testes que foi vazada junto com a foto do DualShock 4? Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

*Léo Torres viajou a convite da Sony Entertainment Inc.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Sampaio
    2013-02-21T17:28:26

    Eu: "Vegita, quanto você acha que vai custar?" Vegita: "Mais de oito MIL!!!"

  • Carlos Dantas
    2013-02-21T16:42:34

    A sony apresentou o relevante: JOGOS! O Wii U está no mercado há meses, e cadê os jogos? Cadê os anúncios de peso? O design pode ficar horroroso, mas tendo jogos de qualidade eu comprarei rindo de orelha à orelha.

  • Eric Andrade
    2013-02-21T13:36:34

    No anúncio aparece "holiday 2013", então será lançado no final desse ano,quanto ao preço,acho que só será divulgado na E3.

  • Sandro Andrade
    2013-02-21T12:27:53

    $4000,00

  • Luís Oliveira
    2013-02-21T12:02:21

    "dificilmente conseguimos imaginar um jogo como World of Warcraft ou Starcraft para ser jogado com um DualShock" É o autor da materia deve ser um cara que só começou jogar videogame no ps3 mesmo.. porque Já teve Warcraft 2 e Diablo 1 para PS1 e da pra jogar tranquilamente.

  • Andre Candido
    2013-02-21T11:17:31

    Queria que tivessem mostrado o console ! =/

  • Célio Santos
    2013-02-21T09:38:44

    Muito boa a matéria...

  • Lucas Barbosa
    2013-02-21T09:26:05

    perdão galera eu quis dizer gran turismo 6 ñ 4

  • Lucas Barbosa
    2013-02-21T09:25:25

    uma coisa q ñ me deixou supreso nessa conferência da sony foi gran turismo 4 ñ ser anunciado para ps4,vejam pq:a sony sempre lança 2 gran turismos por console:ps1(gran 1 e gran 2),ps2(gran 3 e gran 4),ps3(gran 5 e provavelmente gran 6

  • Thiago Souza
    2013-02-21T12:33:32  

    A apresentação da sony, na minha opinião, foi excelente. Apesar de ser importante, a aparencia do aparelho e o preço podem esperar até a E3, pois o mais importante num video-game são os jogos e isso o PS4 está extremamente bem representado. E num país onde minhões de pessoas pagam mais de R$2.000,00 num celular e troca-lo de 10 em 10 meses, pagar até R$2.000,00 num console que tem duração mínima de 5 anos é um preço justo. Abraço e fiquem com Deus!

    recentes

    populares

    • Thiago Souza
      2013-02-21T12:33:32  

      EU até entendi a sua comparação ...mas justo n é , o preço do PS4 nos EUA será de mais ou menos $450 ....e chegar aqui por 2.000 (e eu acredito que vai ser bem mais ) ...eu n acho justo vc pagar mais de 1.000 reais em impostos !