Video game

20/02/2013 20h02 - Atualizado em 21/02/2013 12h03

Sony anuncia Playstation 4, jogos e DualShock 4, mas console é mistério

Pedro Cardoso
por
Da redação

O lançamento do PlayStation 4 aconteceu hoje (20), em um evento realizado pela Sony em Nova York. Mas o PlayStation Meeting conseguiu a proeza de não mostrar nenhuma imagem do aparelho. As novidades ficam por conta de uma arquitetura semelhante a de um PC, com 8 Gb de memória, mais interações sociais entre os jogadores e a integração com o PS Vita.

Playstation 4  (Foto: Reprodução)Playstation 4 (Foto: Reprodução)

A apresentação começou com um vídeo institucional empolgante, que mostrou vários personagens da Sony e formas de se divertir com o PlayStation. Em seguida, Andrew House, presidente da Sony Computer Entertainment, subiu ao palco para apresentar o "novo conceito de entretenimento" da empresa.

House começou falando de "reimaginar a experiência" de jogos, tirando o jogador da sala de casa e levando a diversão para qualquer lugar, com jogos para PS Vita, celulares e tablets. Em seguida, finalmente foi apresentado na tela do evento a marca do tão esperado PS4.


Finalmente, o PlayStation 4

Em seguida, um dos engenheiros que participou do projeto, Mark Cerny, subiu ao palco para iniciar a apresentação do console e do que ele pode ser capaz. Cerny seguiu sua apresentação reconhecendo que a arquitetura Cell do PS3 era complicada para os desenvolvedores, e que o PS4 deveria seguir um caminho mais simples.

Por isso, o PlayStation 4 foi criado em cima da plataforma x86, como um PC comum, e terá 8GB de memória RAM dedicada para os gráficos, como forma de facilitar a criatividade dos desenvolvedores, segundo Cerny.

Joystick PS4 dual shock (Foto: Reprodução)Joystick PS4 dual shock (Foto: Reprodução)

DualShock 4

Cerny mostrou na sequência o controle DualShock 4, que teve as especificações vazadas dias atrás. O novo controle vem com com uma barra de luz para identificar os jogadores e um pequeno touchpad. O controle ainda tem um botão "Share" para compartilhar vídeos e fotos na rede, entre os amigos.

Demonstração com Unreal Engine 4

Em seguida, Cerny chamou um vídeo que rodou uma animação criada em Unreal Engine 4. A demonstração serviu para mostrar o poder de fogo da APU anunciada pelo Cerny, que consegue rodar em tempo real milhares de objetos individuais na mesma cena, além de avançados cálculos de física.

Unreal Engine 4 (Foto: Reprodução)Unreal Engine 4 (Foto: TechTudo/Léo Torres)

Compatibilidade

A princípio, o PlayStation 4 não terá retrocompatibilidade para rodar jogos do PS3.

Gravação de vídeo

Com PlayStation 4, o jogador poderá gravar um vídeo de suas ações durante uma partida e compartilhar com seus amigos pela rede do console. Deste modo, "o jogador com dificuldade em passar por uma fase poderá compartilhar e pedir ajuda dos seus amigos na hora" - disse Cerny. Ele ainda garantiu que isso tudo é possível sem exigir mais do processamento do console e, portanto, sem atrapalhar o jogo em questão.

Será possível compartilhar vídeos de suas partidas no PS4 com seus amigos (Foto: Divulgação)Será possível compartilhar vídeos de suas partidas no PS4 com seus amigos (Foto: Divulgação)

Nova rede de entretenimento

Na sequência, o fundador da Gaikai, David Perry, subiu ao palco para falar sobre a rede projetada para o PlayStation 4. Nesta nova rede, o jogador poderá testar um jogo sem precisar de download, basta apenas selecionar a demo desejada e comecar a jogar "via streaming".

Para aumentar a experiência social, a Gaikai fechou parceria com o Facebook e o UStream. Assim, será possível assistir e transmitir partidas em tempo real, para que jogadores conectados à PSN possam participar de alguma forma, com comentários e ajudas para momentos difíceis em determinadas fases dos jogos.

Além disso, serviços como Crackle, Hulu Plus e Netflix estarão disponíveis já no lançamento do PlayStation 4.

Integração com PS Vita

Perry também aproveitou para mostrar como o PS Vita será usado de forma integrada ao PlayStation 4. O console portátil da Sony servirá como um controle similar ao do Wii U, deste modo, a ideia é que os jogos do PS4 possam ser transmitidos para a tela do PS Vita.

PS Vita terá integração com o PS4 (Foto: Reprodução)PS Vita terá integração com o PS4 (Foto: TechTudo/Léo Torres)

Killzone: Shadow Fall

O primeiro jogo de uma franquia Sony para o PS4 foi apresentado em um gameplay em tempo real, jogado no palco do evento. O game mostra todo o poder do console, com vários elementos gráficos acontecendo na tela ao mesmo tempo.

Killzone Shadow Fall mostra qualidade incrível de gráfico, com partículas e efeitos super detalhados (Foto: Divulgação)Killzone: Shadow Fall mostra qualidade incrível de gráfico, com partículas e efeitos super detalhados (Foto: Reprodução)

Driveclub

O segundo jogo demonstrado é uma novidade: "Driveclub" mostrou o poder gráfico do console em um game de corrida de carros. O vídeo surpreende pelos detalhes do veículo, como pneu e fibra de carbono, e pela sensação de velocidade aprimorada. O jogo, que estará disponível na estreia do console, apresenta direção em primeira pessoa e detalhes como colocar o cinto antes de começar a direção.

Drive Club (Foto: Reprodução)Drive Club (Foto: TechTudo/Léo Torres)

Infamous: Second Son

Logo depois, a Sony apresentou mais um jogo da série Infamous. Desta vez, nenhum gameplay foi apresentado, apenas uma CG que mostrou um pouco da história e do universo onde a trama se passará. No final, o título do jogo apareceu, sugerindo que trata-se da história do filho de Cole MacGrath.

InFamous Second Son é apresentado (Foto: Divulgação)InFamous Second Son é apresentado (Foto: Divulgação)

The Witness

Logo depois, um jogo puzzle com aspecto infantil mostra grande beleza criada pelos gráficos do PS4. Nenhum outro grande detalhe foi apresentado.

Quantic Dream

Depois, David Cage, da Quantic Dream, subiu ao palco para falar da evolução dos polígonos na criação dos personagens dos jogos da empresa. Em seguida, mostrou o 3D de um senhor de idade com detalhes realísticos como manchas na pele e fios de cabelo independentes, mostrando todo potencial gráfico do PS4.

PS Move

Alex Evans, da Media Molecule, entrou para falar dos novos conceitos de uso para o PS Move. A ideia da empresa é usar o controle de movimento não só para interagir com os jogos, mas também para criar elementos na tela em tempo real.

Capcom

O folclórico Yoshinori Ono, da Capcom, apareceu para falar da nova engine projetada pela Capcom para explorar as novas possibilidades gráficas do PlayStation 4, e um jogo em desenvolvimento chamado "Deep Down" (veja o vídeo abaixo). Antes disso, Ono mostrou a evolução dos jogos da empresa, desde o PS1 até o dias atuais.


Square-Enix

A empresa abriu sua apresentação com um vídeo mostrando a CG gerada pela nova engine construída, pensada na nova geração. Porém, o vídeo já havia sido demonstrado na E3 2012. No final, disseram que um novo título de Final Fantasy, que está sendo desenvolvidade em cima desse novo motor, será apresentado na E3 2013.

Ubisoft e Watch Dogs

O evento continuou com a apresentação da Ubisoft. Um dos representantes a empresa jogou uma demonstração de Watch Dogs ao vivo. Os gráficos realmente impressionam e mostram melhorias em relação ao que foi apresentado na E3 2012.

Watch Dogs da Ubisoft (Foto: Léo Torres/TechTudo)Watch Dogs da Ubisoft (Foto: Léo Torres/TechTudo)

Blizzard e Diablo III

Surpreendendo a todos que acompanhavam a transmissão em tempo real, a Blizzard subiu ao palco para anunciar a versão do Diablo III para PlayStation 4 e PS3. Nenhum vídeo ou gameplay foi apresentado, o que indica, a princípio, que não haverá melhorias significativas no gráfico do jogo.

Blizzard promete Diablo 3 para PS3 e PS4 (Foto: Divulgação)Blizzard promete Diablo 3 para PS3 e PS4 (Foto: Reprodução)

Activision e Bungie

A Bungie subiu ao palco para demonstrar mais uma vez o jogo Destiny, que ainda não está finalizado. O jogo é um FPS com acontecimentos relevantes para a trama acontecendo online, mas sem ser um MMO. Esse conceito novo, assim como o gameplay do jogo deve ser anunciado na E3 2013.

Destiny da Activison/Bungie apresentado no palco do PlayStation Meeting (Foto: Léo Torres/TechTudo)Destiny da Activison/Bungie apresentado no palco do PlayStation Meeting (Foto: Léo Torres/TechTudo)

Natal de 2013

A Sony terminou a apresentação mostrando um vídeo que faz uma restrospectiva de tudo que foi demonstrado nesta noite. E ainda, a data de lançamento programada para o final deste ano.

Especificações do PlayStation 4 (Foto: TechTudo)Especificações do PlayStation 4 (Foto: TechTudo)

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matheus Frank
    2013-02-20T23:58:41

    eu já sinto medo só de pensar no preço que vai sair o PS4 aqui no brasil ;s

  • Fabricio Lima
    2013-02-20T23:53:33

    PS4 vai ter a qualidade de um Pc atual.

  • Rafael Santana
    2013-02-20T23:38:53

    Eh vai chega custando qto???? $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$444

  • Jose Ferreira
    2013-02-20T23:35:57

    O jogo da Capcom,foi o mais impressionante parecia filme. So que nao era CG, era gameplay

  • Bruno Martins
    2013-02-20T23:28:11

    "incrivel" só se for em comparação ao wii u

  • Michely Bastos
    2013-02-20T22:33:50  

    O PlayStation 4 não terá retrocompatibilidade para rodar jogos do PS3? epero que o nova console do XBOX tenha, assim a Sony muda isso rapidim.

    recentes

    populares

    • Michely Bastos
      2013-02-20T22:33:50  

      Alice Zen hummm tendi.Entao se comprar o ps4,a pessoa que ja tem o ps3,vai ter q mante-lo se quiser continuar jogando os jogos q ja tem??Imagina se continuarem pensando assim?No futuro,as pessoas vao ter q manter em suas casas 25 video games pra poderem continuar jogando os jogos antigos.Bem pratico ne?

    recentes

    populares

    • Michely Bastos
      2013-02-20T22:33:50  

      Alice Zen ja tenho PS3, não quero e ter que me desfazer dos jogos que eu gosto, e melhor ter 1 aparelho na estante do que 2.

  • Leonardo Cortabitart
    2013-02-20T22:16:31  

    Cade a foto do console????

    recentes

    populares

    • Leonardo Cortabitart
      2013-02-20T22:16:31  

      MAIS UM BURRO DÁ ZERO PRA ELE! A SONY NÃO MOSTROU!

    recentes

    populares

    • Leonardo Cortabitart
      2013-02-20T22:16:31  

      Antonio Apolinario Esse é exatamente o ponto ô toupeira!!Se vai anunciar um produto,tem q mostrar o produto!!

  • Zozimar Junior
    2013-02-21T00:30:31

    Não deve chegar a R$ 5 mil como estão falando aqui nos comentários. Qualquer PlayStation, quando lançado, fica na casa dos R$ 3.000 (pra mais ou pra menos), dependendo da região.

  • Lucas
    2013-02-21T00:29:53

    cade a foto do play 4 ?

  • Tiago
    2013-02-21T00:28:03

    para animar no brasil sairá por R$ 10.000.000 adoro esse país que sempre favorece o povo...

  • Jonatan Soares
    2013-02-21T00:23:58

    é começarei juntar meus trocados kkk, mas ainda quero analisar o wii u, ps4 e novo xbox pra me decidir

  • Maycon Soares
    2013-02-21T00:23:51

    Ano que vem eu compro o Play 2 hahahaha

  • Igor Pereira
    2013-02-21T00:20:17  

    Em 2020, eu compro o meu! Quer dizer se eu tiver vivo até la. Estarei com 40 anos!

    recentes

    populares

    • Igor Pereira
      2013-02-21T00:20:17  

      Deve ser lançado com preço de um carro no Brasil, tamanho é a quantidade absurda de impostos e taxas daqui.

  • Igor Pereira
    2013-02-21T00:19:01

    Realmente! Breve no Brasil por R$ 5.000,00.

  • Gabriel Schneider
    2013-02-21T00:09:16

    Em breve no Brasil por apenas R$ 15795,12

  • Junior Oliveira
    2013-02-21T00:06:18

    agora eu compro o ps3

  • Eliezer Pereira
    2013-02-21T00:05:41

    maluco....daqui 100 anos compro

  • Patricio Barros
    2013-02-21T00:00:32  

    quem ainda tem ps2 é melhor jogar fora

    recentes

    populares

    • Patricio Barros
      2013-02-21T00:00:32  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Marcelo Hora
    2013-02-21T05:59:17

    Enquanto isso em Gothan city....

  • Rodolfo Olivastro
    2013-02-21T02:40:45

    Novo conceito e nada de novo.

  • Reinaldo Roxo
    2013-02-21T02:06:50

    O Killzone promete ser animal...

  • Gustavo Beserra
    2013-02-21T01:41:36

    kkk enquanto ta saindo o "Pleisteixo" 4 , eu ainda compro o 2 kkkk

  • Felipe Miiller
    2013-02-21T01:18:42

    tem muita pessoa aki que esta olhando questao grafico do que qualquer outra coisa, o intuito dessas empresas eh buscar uma interatividade console gamer, tentando traze uma tecnoligia inovadora, eles criam um console simplismente para aumenta a potencia dos graficos...

  • Felipe Miiller
    2013-02-21T01:10:43  

    parabens a sony aparentemente o excelente e inovador console. aguardando o novo xbox.

    recentes

    populares

    • Felipe Miiller
      2013-02-21T01:10:43  

      tomara que venha melhor, ai a sony corre atras melhora e ai os 2 vão vir fodasticos, só esperando pra ver qual o mais barato e melhor pra comprar.

  • Robson Gonçalves
    2013-02-21T01:07:36  

    AINDA TEM RETARDADO QUE VEM AQUI FALAR QUE OS GRAFICOS DE PS3 E XBOX SÃO PARECIDOS.... OS SÃO CEGOS, OU SÃO FANBOYS DO XBOX OU TEM ALGUM TIPO DE DOENÇA DIFERENTE! AFF...

    recentes

    populares

    • Robson Gonçalves
      2013-02-21T01:07:36  

      manu axo que vc que tem doença velho. leva o criterio grafico como questao de escolha para um consolee sim sao parecidos sim se nao naum sairam os mesmos jogos para ambas as plataformas, se toca meu.