Video game

20/02/2013 20h02 - Atualizado em 21/02/2013 12h03

Sony anuncia Playstation 4, jogos e DualShock 4, mas console é mistério

Pedro Cardoso
por
Da redação

O lançamento do PlayStation 4 aconteceu hoje (20), em um evento realizado pela Sony em Nova York. Mas o PlayStation Meeting conseguiu a proeza de não mostrar nenhuma imagem do aparelho. As novidades ficam por conta de uma arquitetura semelhante a de um PC, com 8 Gb de memória, mais interações sociais entre os jogadores e a integração com o PS Vita.

Playstation 4  (Foto: Reprodução)Playstation 4 (Foto: Reprodução)

A apresentação começou com um vídeo institucional empolgante, que mostrou vários personagens da Sony e formas de se divertir com o PlayStation. Em seguida, Andrew House, presidente da Sony Computer Entertainment, subiu ao palco para apresentar o "novo conceito de entretenimento" da empresa.

House começou falando de "reimaginar a experiência" de jogos, tirando o jogador da sala de casa e levando a diversão para qualquer lugar, com jogos para PS Vita, celulares e tablets. Em seguida, finalmente foi apresentado na tela do evento a marca do tão esperado PS4.


Finalmente, o PlayStation 4

Em seguida, um dos engenheiros que participou do projeto, Mark Cerny, subiu ao palco para iniciar a apresentação do console e do que ele pode ser capaz. Cerny seguiu sua apresentação reconhecendo que a arquitetura Cell do PS3 era complicada para os desenvolvedores, e que o PS4 deveria seguir um caminho mais simples.

Por isso, o PlayStation 4 foi criado em cima da plataforma x86, como um PC comum, e terá 8GB de memória RAM dedicada para os gráficos, como forma de facilitar a criatividade dos desenvolvedores, segundo Cerny.

Joystick PS4 dual shock (Foto: Reprodução)Joystick PS4 dual shock (Foto: Reprodução)

DualShock 4

Cerny mostrou na sequência o controle DualShock 4, que teve as especificações vazadas dias atrás. O novo controle vem com com uma barra de luz para identificar os jogadores e um pequeno touchpad. O controle ainda tem um botão "Share" para compartilhar vídeos e fotos na rede, entre os amigos.

Demonstração com Unreal Engine 4

Em seguida, Cerny chamou um vídeo que rodou uma animação criada em Unreal Engine 4. A demonstração serviu para mostrar o poder de fogo da APU anunciada pelo Cerny, que consegue rodar em tempo real milhares de objetos individuais na mesma cena, além de avançados cálculos de física.

Unreal Engine 4 (Foto: Reprodução)Unreal Engine 4 (Foto: TechTudo/Léo Torres)

Compatibilidade

A princípio, o PlayStation 4 não terá retrocompatibilidade para rodar jogos do PS3.

Gravação de vídeo

Com PlayStation 4, o jogador poderá gravar um vídeo de suas ações durante uma partida e compartilhar com seus amigos pela rede do console. Deste modo, "o jogador com dificuldade em passar por uma fase poderá compartilhar e pedir ajuda dos seus amigos na hora" - disse Cerny. Ele ainda garantiu que isso tudo é possível sem exigir mais do processamento do console e, portanto, sem atrapalhar o jogo em questão.

Será possível compartilhar vídeos de suas partidas no PS4 com seus amigos (Foto: Divulgação)Será possível compartilhar vídeos de suas partidas no PS4 com seus amigos (Foto: Divulgação)

Nova rede de entretenimento

Na sequência, o fundador da Gaikai, David Perry, subiu ao palco para falar sobre a rede projetada para o PlayStation 4. Nesta nova rede, o jogador poderá testar um jogo sem precisar de download, basta apenas selecionar a demo desejada e comecar a jogar "via streaming".

Para aumentar a experiência social, a Gaikai fechou parceria com o Facebook e o UStream. Assim, será possível assistir e transmitir partidas em tempo real, para que jogadores conectados à PSN possam participar de alguma forma, com comentários e ajudas para momentos difíceis em determinadas fases dos jogos.

Além disso, serviços como Crackle, Hulu Plus e Netflix estarão disponíveis já no lançamento do PlayStation 4.

Integração com PS Vita

Perry também aproveitou para mostrar como o PS Vita será usado de forma integrada ao PlayStation 4. O console portátil da Sony servirá como um controle similar ao do Wii U, deste modo, a ideia é que os jogos do PS4 possam ser transmitidos para a tela do PS Vita.

PS Vita terá integração com o PS4 (Foto: Reprodução)PS Vita terá integração com o PS4 (Foto: TechTudo/Léo Torres)

Killzone: Shadow Fall

O primeiro jogo de uma franquia Sony para o PS4 foi apresentado em um gameplay em tempo real, jogado no palco do evento. O game mostra todo o poder do console, com vários elementos gráficos acontecendo na tela ao mesmo tempo.

Killzone Shadow Fall mostra qualidade incrível de gráfico, com partículas e efeitos super detalhados (Foto: Divulgação)Killzone: Shadow Fall mostra qualidade incrível de gráfico, com partículas e efeitos super detalhados (Foto: Reprodução)

Driveclub

O segundo jogo demonstrado é uma novidade: "Driveclub" mostrou o poder gráfico do console em um game de corrida de carros. O vídeo surpreende pelos detalhes do veículo, como pneu e fibra de carbono, e pela sensação de velocidade aprimorada. O jogo, que estará disponível na estreia do console, apresenta direção em primeira pessoa e detalhes como colocar o cinto antes de começar a direção.

Drive Club (Foto: Reprodução)Drive Club (Foto: TechTudo/Léo Torres)

Infamous: Second Son

Logo depois, a Sony apresentou mais um jogo da série Infamous. Desta vez, nenhum gameplay foi apresentado, apenas uma CG que mostrou um pouco da história e do universo onde a trama se passará. No final, o título do jogo apareceu, sugerindo que trata-se da história do filho de Cole MacGrath.

InFamous Second Son é apresentado (Foto: Divulgação)InFamous Second Son é apresentado (Foto: Divulgação)

The Witness

Logo depois, um jogo puzzle com aspecto infantil mostra grande beleza criada pelos gráficos do PS4. Nenhum outro grande detalhe foi apresentado.

Quantic Dream

Depois, David Cage, da Quantic Dream, subiu ao palco para falar da evolução dos polígonos na criação dos personagens dos jogos da empresa. Em seguida, mostrou o 3D de um senhor de idade com detalhes realísticos como manchas na pele e fios de cabelo independentes, mostrando todo potencial gráfico do PS4.

PS Move

Alex Evans, da Media Molecule, entrou para falar dos novos conceitos de uso para o PS Move. A ideia da empresa é usar o controle de movimento não só para interagir com os jogos, mas também para criar elementos na tela em tempo real.

Capcom

O folclórico Yoshinori Ono, da Capcom, apareceu para falar da nova engine projetada pela Capcom para explorar as novas possibilidades gráficas do PlayStation 4, e um jogo em desenvolvimento chamado "Deep Down" (veja o vídeo abaixo). Antes disso, Ono mostrou a evolução dos jogos da empresa, desde o PS1 até o dias atuais.


Square-Enix

A empresa abriu sua apresentação com um vídeo mostrando a CG gerada pela nova engine construída, pensada na nova geração. Porém, o vídeo já havia sido demonstrado na E3 2012. No final, disseram que um novo título de Final Fantasy, que está sendo desenvolvidade em cima desse novo motor, será apresentado na E3 2013.

Ubisoft e Watch Dogs

O evento continuou com a apresentação da Ubisoft. Um dos representantes a empresa jogou uma demonstração de Watch Dogs ao vivo. Os gráficos realmente impressionam e mostram melhorias em relação ao que foi apresentado na E3 2012.

Watch Dogs da Ubisoft (Foto: Léo Torres/TechTudo)Watch Dogs da Ubisoft (Foto: Léo Torres/TechTudo)

Blizzard e Diablo III

Surpreendendo a todos que acompanhavam a transmissão em tempo real, a Blizzard subiu ao palco para anunciar a versão do Diablo III para PlayStation 4 e PS3. Nenhum vídeo ou gameplay foi apresentado, o que indica, a princípio, que não haverá melhorias significativas no gráfico do jogo.

Blizzard promete Diablo 3 para PS3 e PS4 (Foto: Divulgação)Blizzard promete Diablo 3 para PS3 e PS4 (Foto: Reprodução)

Activision e Bungie

A Bungie subiu ao palco para demonstrar mais uma vez o jogo Destiny, que ainda não está finalizado. O jogo é um FPS com acontecimentos relevantes para a trama acontecendo online, mas sem ser um MMO. Esse conceito novo, assim como o gameplay do jogo deve ser anunciado na E3 2013.

Destiny da Activison/Bungie apresentado no palco do PlayStation Meeting (Foto: Léo Torres/TechTudo)Destiny da Activison/Bungie apresentado no palco do PlayStation Meeting (Foto: Léo Torres/TechTudo)

Natal de 2013

A Sony terminou a apresentação mostrando um vídeo que faz uma restrospectiva de tudo que foi demonstrado nesta noite. E ainda, a data de lançamento programada para o final deste ano.

Especificações do PlayStation 4 (Foto: TechTudo)Especificações do PlayStation 4 (Foto: TechTudo)

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcio Martins
    2013-02-20T23:35:59  

    PS4 = PC

    recentes

    populares

    • Marcio Martins
      2013-02-20T23:35:59  

      Israel Silva isso meu amigo é uma grande mentira.

    recentes

    populares

    • Marcio Martins
      2013-02-20T23:35:59  

      Nuno Filho, o meu PC é um Core 2 Duo E6600 com a placa de vídeo GTS 250. Na época paguei uma nota preta mas era mais barato que o PS3. Lamento informar que meus jogos rodam bem melhor que o meu PS3. E sim, meu PC que tem mais de 8 anos rende até hoje...

  • Jose Ferreira
    2013-02-20T23:34:36  

    Hoje a Sony aposentou o WII U, e possivelmente matou a XBOX 8 ....dificilmente alguem vai tomar essa da SONY

    recentes

    populares

    • Jose Ferreira
      2013-02-20T23:34:36  

      Eu tenho um Xbox 360, e pretendo comprar um Ps3 só por causa dos exclusivos dele.. Ou seja, eu acho o Xbox infinitamente superior ao Ps3, mas tb acho que o xbox tem um ponto negativo que é mt grande se olhado de uma tal forma.. Os exclusivos do xbox são bons? são! Mas os do Ps3 são infinitamente superiores, e por causa disso, na proxima geração eu vou de Ps4, independente se o Xbox (720) for infinitamente superior ao Ps4, eu ainda vou de Ps4, pois ele tem exclusivos de peso, e pra mim é isso que importa ;)

    recentes

    populares

    • Jose Ferreira
      2013-02-20T23:34:36  

      gente, vamo parar com essa briguinha de qual e o melhor! tanto a sony, como a microsoft tem seus pts positivos e seus pts negativos! a sony tem seus graficos incriveis e a microsoft tem a live, e sei la o q mais!! quando lançarem, vc vai ver qual vc prefere, comprar e pronto, acabou! deixa a disputa para as empresas!! eu gosto dos dois VGs, e gostaria de ter os dois!!! e sao videogames, nao algum tipo de teletransportador pra outro mundo!! que um VG melhor, faz o seu, cria, coloca um teletransportador, um modo de voo, ve se é facil criar um!!!!

  • Joao G.
    2013-02-22T08:10:47

    sinceramente. sobre retrocompatibilidade... eu nao vou comprar um ps4 pra ficar comprando jogos de ps3... é legal se vc ja tem. mas se vc nao tem jogo de ps3 vc provavelmente nao vai ficar indo na loja comprar um jogo de ps3.

  • Marcelo Santos
    2013-02-22T00:04:52

    Dsd o lançamento de GTA IV deu pra percebe q não foi utilizado td o potencial do PS3, mais ou menos como aconteceu com GT Prologue, por isso aguardamos ansiosamente pelo GTA V.Nem a SONY aguentou esperá essa po**a, já vai lança o PS4 enquanto o maior lançamento do 3 ainda nem saiu. É, o mercado realmente tá uma bagunça!Além disso, ficou faltando dize se a resolução dos jogos será em FullHD, 4k ou 8k. As TVs chamadas UltraHD ainda nem foram lançadas e já querem por à venda um console capaz de fazer 1080p parece piada!Piada vai ser o preço do PS4 aqui no Brasil, onde 1 TV de LED 65” custa 15 mil

  • André F.
    2013-02-21T21:37:27

    Nada realmente de tirar o fôlego. Parece ser interessante, mas nada que me deixa animado. O controle é OK, só falta ver com vai funcionar em jogos. O hardware está igual a de um bom computador hoje em dia. Rede social é whatever, nenhum jogo que realmente me chama atenção, e a falta de compatibilidade com jogos antigos. Sony, se fosse só isso eu conseguia esperar pela E3. Agora só falta esperar o anuncio da Microsoft, no que espero que seja algo mais animador que isso.

  • Daniel Santos
    2013-02-21T13:41:36

    enquanto os nerds esperam pelo PS4 eu ja tenho o PS6

  • Bruno Silva
    2013-02-21T13:34:03

    Vendendo tudo pra comprar esse console.. shaushsa

  • Dewce Begalow
    2013-02-21T13:33:35

    Putz, meu PC tá melhor que isso daí. Console não vale a pena mesmo. Além de tudo, os jogos são caros. Pelo jeito vo manter minha vidinha de baixar jogo na net pro PC.

  • Rafael Sulzer
    2013-02-21T11:37:34

    não me impressionou, esperava mais.... vou esperar o x-box 720 para poder comparar.

  • Raphael Pereira
    2013-02-21T10:42:03

    Qualquer computador com um i7 ou um amd fx e uma gpu dedicada é melhor.

  • Joseph Felix
    2013-02-21T10:38:49

    vai poder rodar jogos emprestado no caso galera ?

  • Joao G.
    2013-02-21T10:25:06

    só eu achei aquele deep down um pouco semelhante ao dark souls?

  • Alex Freitas
    2013-02-21T10:05:05

    Sobre gráficos, alguns jogos sempre vão estar bem próximos do que a última geração apresentou. Na apresentação de ontem, me surpreendi muito com aquele jogo da capcom, o jogo de corrida e o da activison. Imagine os gráficos no final da geração do ps4!?

  • Guilherme Rosa
    2013-02-21T09:55:13  

    Só tem um erro na matéria! o PS4 vai ser compatível com todos os jogos já lançados sim.

    recentes

    populares

    • Guilherme Rosa
      2013-02-21T09:55:13  

      mas pela Gaikai. nao por retrocompatibilidade diretamente pelo console

  • Tadeu Bergamaschi
    2013-02-21T09:50:38  

    Mantendo a tradição da sony de não ser nada inovadora

    recentes

    populares

    • Tadeu Bergamaschi
      2013-02-21T09:50:38  

      E que inovação você queria?Eu sou gamer antigo e detestei toda aquela baboseira apresentada pela nintendo, move e kinect (400 reais que só serve para jogo de dança). Prefiro que videogame seja apenas videogame como antigamente. E isso a sony mostrou, sem contar que trouxe inovações na sua rede online. O restante deixaram para apresentar na E3.

  • Allan Rodrigues
    2013-02-20T23:26:42  

    A evolução está aí. O melhor de tudo é a concorrência entre os gigantes, Sony, Nintendo e Microsoft. Se não for assim não haveria tanta evolução. Bobeira é ficar defendendo com unhas e dentes este ou aquele. Cada um compre e jogue o que julgar melhor, ou que melhor lhe convir. O que eu gosto mesmo é ver eles se desdobrando pra lançar o melhor.

    recentes

    populares

    • Allan Rodrigues
      2013-02-20T23:26:42  

      Allan falou tudo, se eu tivesse condições teria todos os consoles kkkkk

    recentes

    populares

    • Allan Rodrigues
      2013-02-20T23:26:42  

      Allan vc merece um prêmio. vc falou tudo.

  • Vagner Soares
    2013-02-21T12:59:10  

    Pra mim o video game perfeito tinha q ter a diversão dos consoles da nintendo, a tecnologia da microsoft e o GOD OF WAR da Sony...kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Vagner Soares
      2013-02-21T12:59:10  

      ou melhor os exclusivos da sony ;)

  • Genilson Santos
    2013-02-21T10:36:07  

    não gostei desse controle não mudaram muita coisa.. pra mim xbox ainda é muito mais superior pois o sistema é bem melhor..

    recentes

    populares

    • Genilson Santos
      2013-02-21T10:36:07  

      Não sei de onde vc tirou essa idéia... desde o PS3, o SISTEMA da sony é muito superior ao da MS.... processamento, memoria, GPU, tudo muito superior...

    recentes

    populares

    • Genilson Santos
      2013-02-21T10:36:07  

      Tirando a PSN que é Péssima perto da LIVE

  • Rodrigo Martins
    2013-02-21T07:27:31  

    cara e incrivel como tem fanático por fabricante aqui, e ainda falam mal da nintendo que leva diversão a toda familia a 30 anos... realmente e verdade que o wii ou wii u não tem potencia grafica. mas parando pra pensar tudo que a nintendo lança, inova ou inventa, xbox e ps copiam e melhoram. mas quem criou? quem lançou no mercado? a nintendo não vai entrar nessa briguinha de xbox e ps... ela se preocupa em lançar (novas) formas de diversão e entreterimento. coisa que xbox e ps não fazem. com certeza o primeiro lugar vai ficar com qual das duas copiar um novo conceito de jogar da nintendo!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Martins
      2013-02-21T07:27:31  

      Concordo em partes com você Rodrigo. O Wii fo i muito inovador foi quem vendeu mais na ultima geração, porém, eu acho que o Wii U, mesmo mostrando a tecnologia do tablet, não vai ter o mesmo sucesso do Wii. Não considero que o tablet é tão necessário e inovador, quanto foi o sensor de movimentos. Infelizmente, acho que o wii U vai depender muito dos jogos que a nintendo criará e será maio que largada palas outras empresas.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Martins
      2013-02-21T07:27:31  

      Então, o wii U será o 2 console da galera gamer, que comprará para jogar mario, zelda e etc..porém, acredito que só comprarão o wii U quando baixarem o preço. Por enquanto está muito caro para um 2º console. mais uma coisa que conta negativo para ele atualmente, comparando com ps3 e xbox. Quem é gamer, já tem um ps3 ou xbox, então, poucos vão comprar um wii U, já que os jogos multiplataforma serão os mesmos.

  • Thales Dose
    2013-02-21T01:06:19  

    Nunca será como XBOX!!

    recentes

    populares

    • Thales Dose
      2013-02-21T01:06:19  

      Você tem razão, o PS4 é superior e muito, qualidade, jogabilidade, gráficos e jogos exclusivos muito superiores

    recentes

    populares

    • Thales Dose
      2013-02-21T01:06:19  

      O Playstation é muito superior ao Xbox! A vantagem do console da Microsoft é a possibilidade de desbloqueio e o custo, mas as pessoas não tem coragem de dizer isso e fingem que não veêm o óbvio, gráficos melhores, jogabilidade, exclusivos sem comparação, tive os dois, a desvantagem do Ps3 é o preço dos jogos, somente esta.

  • Thiago Bianco
    2013-02-21T14:03:28

    para evitar comprar um e ficar querendo o outro o melhor a se fazer é comprar os 2. uso o xbox para jogar todos os outros jogos e o ps3 só para os exclusivos. no xbox é tudo pirata, já no ps3 o buraco é mais em baixo kkkk. Resumindo eu amo meus dois "negões" e tambem o primogenito branquinho, o Wii.

  • Robson Gonçalves
    2013-02-21T13:37:09  

    KKKKKKKKKKKK EU DOU RISADE DE FNABOYS TOTALMENTE LEIGOS NO ASSUNTO, CAPAZES DE POSTAREM: "NUNCA SERÁ IGUAL AO XBOX." ALGUEM PODE ME DIZER EM QUE O XBOX É MELHOR QUE O PS3? ALGUEM PODE AJUDAR O INFELIZ DESSE ARGUMENTAR A RESPEITO DO QUE PENSA? GENTE ALIENADA É OSSO! EU TIVE UM PS3. ESCOLHI PORQUE O DUAL SHOCK NA MINHA OPINIÃO É MELHOR E POR CAUSA DO LEITOR DE BLUERAY. AGORA VOU ESPERAR O XBOX SER LANÇADO. O QUE MAIS ME AGRADAR EU COMPRO! COMO VOU FALAR QUE UM É MELHOR QUE O OUTRO SE UM ACABOU DE SER ANUNCIODO E O OUTRO NEM ANUNCIADO FOI AINDA? ACORDA CAMBADA DE RETARDADO! AFFF.....

    recentes

    populares

    • Robson Gonçalves