17/02/2013 09h46 - Atualizado em 17/02/2013 09h46

Menina de 7 anos é desenvolvedora de jogos mais jovem do mundo

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Uma menina de 7 anos do estado de Pensilvânia, Estados Unidos, sagrou-se como a mais jovem desenvolvedora de jogos ao criar uma versão completa de um título para smartphones. Zora Ball surpreendeu visitantes de uma exposição da Fate (Fundação para o Avanço da Tecnologia na Educação).

Zora Ball, de 7 anos, é a mais jovem desenvolvedora de jogos do mundo (Foto: Jezebel)Zora Ball, de 7 anos, é a mais jovem desenvolvedora de jogos do mundo (Foto: Jezebel)

Zora está ainda na primeira série e estuda na escola Instituto de Ciência e Tecnologia Harambee, na Filadélfia. Seu jogo participou de uma exposição chamada Fate Bootstrap Expo, uma espécie de feira organizada pela fundação para exibir programas criados na linguagem Bootstrap.

Quando as pessoas viram o trabalho de Zora, muitos acreditaram que seria na verdade de autoria de seu irmão mais velho, Trace Ball. Todos foram surpreendidos novamente ao pedirem que a menina alterasse seu programa na frente deles, o que ela fez sem qualquer dificuldade.

O professor de ciências da escola Harambee, Al-Nasir, comentou que obtém grandes resultados com a introdução de programação para as crianças e que tem grandes esperanças para o futuro de Zora, relembrando que seu irmão Trace chegou a ser um dos antigos “Alunos do Ano”, sendo provavelmente uma forte influência para a irmã.

Com que idade você aprendeu a programar? Visite o fórum do TechTudo!

Via Jezebel

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabio Moraes
    2013-02-17T10:23:33  

    eu duvido que ela fez alguma coisa.. ate parece que uma menina de 7 anos vai saber elaborar alguma coisa sabe nen ligar um pc.. fala serio..eita povinho que acredita em tudo que falao... afff

    recentes

    populares

    • Fabio Moraes
      2013-02-17T10:23:33  

      Manoel Ramon por favor nao ofenda o animal (o burro é claro,)

    recentes

    populares

    • Fabio Moraes
      2013-02-17T10:23:33  

      Richard Neves, por favor nao ofenda o animal (o burro é claro,)

  • Pedro Reis
    2013-02-17T10:17:29

    Ao invés de fazer coisas normais para crianças, ela foi condicionada para isso.

  • Tailane Sa
    2013-02-17T10:11:54

    Vixe!! essa menina vai longe!!

  • Marcio Carvalho
    2013-02-17T15:30:45

    Celia Almeida INFELIZMENTE EXISTE RASTREAMENTO DE POSTAGEM E ESSE SEU COMENTÁRIO PODE GERA PROBLEMAS PARA VC

  • Jéssica Aguiar
    2013-02-17T14:59:58

    concordo Geovane S, realmente se fosse aqui no Brasil é capaz de falarem que é trabalho infantil...

  • Bruno Cabral
    2013-02-17T12:58:36

    Ela será sua chefe um dia, acredite!

  • Rafael Souza
    2013-02-17T12:42:18

    A matéria falhou em não dizer com que ferramentas ela criou o game. Eu com 6-7 anos de idade já programava no Basic MSX, fazia jogos bem simples. Hoje sou profesosr de programação. Crianças tem muito mais facilidade pra aprender a programar que adultos. Se eu com 7 anos conseguia programar há quase 25 anos atrás, hoje com ferramentas muito mais simples e fáceis de usar, não tem pq uma criança nessa idade não conseguir programar hoje. Ela pode ter usado o App Inventor, o GameMaker ... tudo isso é muito fácil para crianças aprenderem.

  • Bruno Mota
    2013-02-17T12:39:37

    É a criançada tá mais inteligente... melhor que muita gente com comentarios bestas..

  • Renata Ribeiro
    2013-02-17T12:27:13

    Queria ser gênia assim...

  • Eliane Mariano
    2013-02-17T12:04:26  

    Fabio Moraes, você não sabe nem o que diz , a minha filha tem 6 anos e sabe ligar o pc, se conectar e navegar na internet, entra no you tube procura pelos seus vídeos favoritos e faz tudo isso sem ajuda de ninguém,as crianças de hoje em dia são mais inteligentes do que as de antigamente.

    recentes

    populares

    • Eliane Mariano
      2013-02-17T12:04:26  

      Quando você diz que as crianças de hoje são muito mais inteligentes do que as de antigamente, isso é muito relativo. As crianças de hoje tem habilidades que as de antigamente não possuíam. Queria ver as crianças de hoje, de modo geral, pularem corda, rodar pião, subir em árvore, brincar de bolinha de gude, construirem e soltarem suas próprias pipas, construir e andar de carrinhos de rolemã, etc. Essas brincadeiras também estimulavam o raciocínio, a inteligência, o convívio social e principalmente faziam bem à saúde.

    recentes

    populares

    • Eliane Mariano
      2013-02-17T12:04:26  

      Pedro Reis, concordo com vc, as "crianças de hoje" são totalmente dependente dos pais, mtas sabem desmontar um pc e montar novamente, mas não sabem amarrar o tênis, pega uma criança de 3 anos dessas e perde ela na feira livre, nunca mais vc acha, qdo tinha essa idade, eu forneci meus dados, descrevi minha mãe e ainda dei ponto de referência da minha casa na loja que entrei, sem uma gota de lágrima, minha Mãe e minha Tia quase morrem de susto, enquanto eu estava lindamente sorrindo pras vendedoras. São saberes diferentes, as crianças de antes sabiam sobreviver as de hoje sabem imitar.

  • Ilo Cavalcante
    2013-02-17T11:17:22

    véi, o nome dela é zora o_O

  • Geovane S
    2013-02-17T11:16:19

    se fosse no Brasil seria trabalho infantil....

  • Sparrow Silva
    2013-02-17T10:45:21

    fabio moraes eu moro aqui e vejo essa crianca daqui dos estado unido sabem mais coisas quer vc vei elas ja nascem mexendo aparelho tecnologico ou seja ja nascem com computador na mao

  • Sparrow Silva
    2013-02-17T10:42:30  

    eu nao duvido nao primeiro todo o seres humano sao capaz de fazer de tudo basta utilizar sua teligencia ,,, eu nao duvido dessa menina nao primeiro aqui nos estdo unidos eles investem muitos na educacao da crianca e primeiro luga em termos de tecnologia os estado unidos sao avancado

    recentes

    populares

    • Sparrow Silva
      2013-02-17T10:42:30  

      "aqui nos Estados Unidos"? Isso é pra mostrar que mora nos Estados Unidos? E tá precisando aprimorar o português, hein?

  • Danilo Machado
    2013-02-17T12:37:05  

    Pelo amor de Deus né.. acreditar nisso é o fim do mundo msm... o maximo q ela fez foi falar "FAZ QUE A MENININHA PASSE A MAO NO CACHORRINHO" "FAZ ELA FALAR TAL FRASE" e é isso.. ela deve ter dado idéias e não que ela programou e criou... estagiário fazendo matéria uhauhahuuhahuauhahu

    recentes

    populares

    • Danilo Machado
      2013-02-17T12:37:05  

      CHOOOORA DANILÃO!

    recentes

    populares

    • Danilo Machado
      2013-02-17T12:37:05  

      Com 6-7 anos de idade eu já programava. Para uma criança é mais fácil aprender a programar que para um adulto.

  • Ismael Guimarães
    2013-02-18T07:38:42  

    A verdade é que programação é apenas mais uma língua. Neste caso esta língua serve para comunicar com as máquinas. Tal como é mais fácil aprender a falar diversas línguas se esse conhecimento for partilhado desde cedo, na programação também é assim. Com os computadores é mais fácil pois se errarmos uma linha de código poderemos corrigi-la até ficar bem. No diálogo humano, se falarmos mal algo poderemos nunca conseguir emendar a fala. Adoraria ter oportunidade de voltar a aprender novamente programação. Gostava de fazer um curso presencial nesta área. Infelizmente onde vivo não existe como.

    recentes

    populares

    • Ismael Guimarães
      2013-02-18T07:38:42  

      Ivonei Nunes Pode ver que ele nem sabe programação! Tem uma frase que diz; Quem diz que faz facio, ou não fez ou mentiu!

    recentes

    populares

    • Ismael Guimarães
      2013-02-18T07:38:42  

      Ivonei Nunes: Assino embaixo!

  • Marcus
    2013-02-18T22:20:20  

    Em que linguagem ela desenvolve?

    recentes

    populares

    • Marcus
      2013-02-18T22:20:20  

      Bootstrap. Bastava ler..

  • Luciano Oliveira
    2013-02-17T12:45:02  

    Amigo Bruno mota você deve ta confundindo com as escola daqui do Brasil né q so ensina a fica em frente ao pc no facebook,msn,televisão assistindo essas bobagem ae que ta a diferencia nos paises de primeiro mundo....

    recentes

    populares

    • Luciano Oliveira
      2013-02-17T12:45:02  

      Pedro Ferreira. Concordo com você.

    recentes

    populares

    • Luciano Oliveira
      2013-02-17T12:45:02  

      Caso um milhão de reais que essa escola é exceção. É muita ingenuidade achar que um país de primeiro mundo ensina programação na primeira série. E aqui no Brasil, os problemas na educação são latentes sim. O "português" do Luciano Oliveira está aí pra comprovar.

  • Miseravão
    2013-02-18T02:32:47  

    A programação de hoje está muito mais intuitiva, qualquer pessoa esforçada consegue fazer pelo menos programas-exemplo... Não tirando o mérito da menina, é bem precoce, até me assustou.

    recentes

    populares

    • Miseravão
      2013-02-18T02:32:47  

      Sim, fazer um "hello world" no pascal é muito fácil. Tdo depende do sistema que você irá fazer, então não generalize.

  • Joao Tart
    2013-02-17T22:35:31  

    Se ela estivesse no brasil seria a mais nova a traficar, matar, a ser jogada da janela, ou estaria na media dos abusos cometidos neste pais de vandalos. Sorte dela que nasceu num lugar on ainda se da valor a crianca

    recentes

    populares

    • Joao Tart
      2013-02-17T22:35:31  

      Ccccccc, o que o João talvez esteja querendo dizer é que nos EUA se valorizam essas coisas. Não apenas valorizam como também viram referência de algo muito positivo. Dá-se destaque ao que importa. No Brasil os "idolos" são Neymares, Micheis Telós, BBB's, as Walescas Popozudas. Inicitivas de pessoas comuns são muitas vezes muito mais importantes que qualquer atitudes desses nossos modelos.

    recentes

    populares

    • Joao Tart
      2013-02-17T22:35:31  

      nussssss os EUA devem ser o jardim do edem mesmo, lá ninguem mata nem rouba!kkkkkkkkkkk ao inves de estar criticando sua casa(país) aqui o que voce faz para melhora-la???

  • Natanael Schmidt
    2013-02-17T17:01:06  

    Discordo completamente de Danilo Machado e Fabio Moraes, tenho um filho de 6 (seis) anos que faz coisas incriveis em um pc, e desde os 3 anos ele SABE LIGAR, DESLIGAR, e achar tudo que ele quer em um pc....Existe sim crianças SUPER DOTADAS, não igual sua época que pra abrir os olhos demoravam seis meses.....

    recentes

    populares

    • Natanael Schmidt
      2013-02-17T17:01:06  

      SHOW DE BOLA NATANAEL

  • Bruna Souza
    2013-02-17T21:11:53  

    AFF O NOME DA ESCOLA JA DIZ TUDO NEH....CIENCIA E TECNOLOGIA, MAIS NERD IMPOSSIVEL. E DEMAIS A MAIS HOJE EM DIA AS CRIANÇAS JA CRESCEM COM CELULAR IPHONE NOTBOOK....MEU SOBRINHO TEM 2 ANOS E MEIO E JA SABE LIGAR DO MEU CELULAR PARA O TELEFONE DA CASA!!!

    recentes

    populares

    • Bruna Souza
      2013-02-17T21:11:53  

      Bruna, ela é gênia. Tem aluno de Engenharia de universidade federal que não consegue programar as coisas mais simples. Pra programar qualquer coisa com 7 anos tem que ter inteligência muito acima da média.

  • Pedro Assumpção
    2013-02-17T20:13:17  

    Graças a Deus essa jóia não nasceu aqui no Brasil. Aqui ela dependeria da sorte, para ter uma boa escola próximo de sua casa. Aqui ela seria escrava dos aliciadores do Bolsa Família, Bolsa Família Carioca e Renda a Mais , Brasil Carinhoso e outros programas desse nível. Pois é mais fácil dar dinheiro do dar educação. Educação Liberta, Dinheiro Fácil ESCRAVIZA.

    recentes

    populares

    • Pedro Assumpção
      2013-02-17T20:13:17  

      Sempre tem de haver alguém pra fazer o brilhante comentário "se fosse no Brasil.... " Que coisa mais chata isso. Na boa... que saco!

  • Carlos Vicente
    2013-02-17T18:45:54  

    E se bobear essa garotinha com a primeira serie tá ganhando mais que eu que tenho faculdade............:{

    recentes

    populares

    • Carlos Vicente
      2013-02-17T18:45:54  

      Com certeza a menininha em questão ,se brasileira fosse,não escreveria concerteza.

  • Mickaelle
    2013-02-17T14:43:28

    Fabio Moraes, você não sabe mesmo hein. Tenho uma prima de 2 anos que sabe ligar o pc sozinha, concordo com a Eliane Mariano