Jogos de ação

04/02/2013 08h20 - Atualizado em 14/01/2014 19h41

Metal Gear Rising: Revengeance traz combates ágeis em meio a muito sangue

Thiago Dias
por
Para o TechTudo

Metal Gear Rising: Revengeance finalmente ganhou uma versão beta, depois de um bom tempo de produção, algumas polêmicas e desconfianças dos fãs. O TechTudo, porém, pôde conferir o jogo na integra, e traz as primeiras impressões:

Metal Gear Rising: Revengeance (Foto: Divulgação) (Foto: Metal Gear Rising: Revengeance (Foto: Divulgação))Metal Gear Rising: Revengeance (Foto: Divulgação)

A nova parceria

Feito em parceria pela Kojima Productions e a Platinum Games, MGR: Revengeance traz uma abordagem completamente nova à série. A jogabilidade em stealth é deixada de lado para dar lugar a um estilo de jogo hack n’ slash, que talvez não seja muito familiar aos fãs da franquia. Protagonizado por Raiden, a história do jogo se passará após os acontecimentos de MGS 4, mas não será necessário conhecer a longa história dos títulos anteriores para entender a trama do game.

Logo nos primeiros momentos, percebe-se que o DNA da Platinum Games, famosa por games frenéticos como Bayonetta e Vanquish, está bem presente. Todos os movimentos de Raiden são feitos de forma rápida, mas precisa, especialmente em relação à movimentação do personagem. Basta segurar um botão para acionar o “Ninja Run”, um modo onde Raiden não apenas corre, mas pula de obstáculos automaticamente e evita tiros de adversários. Ele funciona de forma semelhante, porém mais eficiente, que o Free Run de Assassin’s Creed.

MGR_E32012_07_re (Foto: MGR_E32012_07_re)Metal Gear Rising  (Foto: Divulgação)

O combate usa as mesmas bases que estamos acostumados em jogos como Devil May Cry e o próprio Bayonetta, com combos que podem ser feitos com diversas combinações de golpes e armas, seja no chão ou no ar. Contudo, a grande novidade fica mesmo para principal elemento de Metal Gear Rising: o modo “Free Katana”.

Não é exagero dizer que a novidade desenvolvida pela Platinum Games é inovadora, quase revolucionária. Após o final de cada combo, tudo que o jogador precisa é acionar um botão e tudo se move em câmera lenta. Com o analógico direito (seja no PS3 ou Xbox 360) é possível orientar o sentido em que o corte será feito ou, se preferir, alternar entre golpes verticais e horizontais direto com dois botões. O mecanismo é incrivelmente funcional e mais simples do que se imaginava.

Outra clara preocupação da Platinum foi quebrar o estigma de contra-ataque que geralmente aflige jogos com espadas. Em Revengeance, é possível esperar o inimigo atacar para só enfim revidar, mas este não é o foco do game. O objetivo é que o jogador ataque sem parar, e para incentivar isto, não há um botão único para defesa. A escolha foi acertada, aumentando assim a velocidade das batalhas, que não correm o risco de se estender demais. O único porém neste caso é a falta de um comando de esquiva, tão comum em outras séries hack n’ slash. A ausência pode ser sentida principalmente por quem está começando a jogar e ainda não domina os comandos de Raiden.

Graficamente, o que mais deve chamar a atenção dos jogadores é a violência. Mesmo estilizada, as sequência onde corpos são cortados e sangue jorrando impressionam e justificam a recomendação do jogo apenas para maiores de 18 anos. Ainda assim, para quem gosta do gênero, é algo que está longe de incomodar. Outro ponto forte, segundo a Konami, é a trilha sonora, completamente original e que foi elaborada nos estúdios da empresa nos EUA.

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  • Reginaldo Rogerio
    2013-02-11T10:01:26  

    O Robô tá sangrando ! que??????????? WTF!!

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    • Reginaldo Rogerio
      2013-02-11T10:01:26  

      Rodrigo Martins , o Reginaldo esqueceu de jogar o melhor jogo de Metal Gear(e o 1 tb) pra entender isso! rsrs

  • Laerte Renck
    2013-02-04T12:16:55

    Começo de 2013 e já conta com ótimos jogos e excelente música no começo do trailer.