Sistemas Operacionais

19/02/2013 16h01 - Atualizado em 31/08/2016 16h36

Microsoft errou no mercado de smartphones, admite Bill Gates

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O fundador e presidente da Microsoft, Bill Gates, admitiu estar frustrado por ter entrado tão tarde no negócio dos sistemas operacionais para smartphones. Em uma entrevista para o programa “This Morning”, da CBS News, o executivo diz que o Windows Phone 8 chegou tarde demais, e ainda comentou a respeito do tablet Surface.

Bill Gates admite que demorou para entrar no mercado dos smartphones (Foto: Reprodução/ Windows Phone Central)Bill Gates admite que demorou para entrar no mercado dos smartphones (Foto: Reprodução/Windows Phone Central)



Ao ser perguntado se estava satisfeito com a administração do atual diretor executivo da Microsoft, Steve Ballmer, Bill respondeu que ele é o homem certo para liderar sua companhia e que o Windows 8 é a chave para o futuro da empresa. Gates ainda disse estar satisfeito com os últimos sucessos da empresa, como o tablet Microsoft Surface, a página de buscas Bing e o console de videogame Xbox 360. 

"Steve e eu não nos sentimos satisfeitos em termos de inovações, mas estamos fazendo tudo que é possível", declarou Bill Gates na entrevista. "Não perdemos os smartphones, mas a maneira em que entramos no mercado não permitiu que tivéssemos a liderança. Logo, isso foi claramente um erro".

A resposta honesta de Bill revela que, após perder muito tempo insistindo com a simplicidade da plataforma Windows Mobile, a Microsoft está investindo para correr atrás do prejuízo para poder alcançar os sistemas operacionais que lideram esse mercado, iOS e Android.

O que falta para o Windows Phone finalmente conquistar o mercado? Participe do debate no Fórum do TechTudo!

A mais nova plataforma da Microsoft para smartphones e tablets, o Windows Phone 8, tem uma interface mais radical e inovadora, mas seus usuários ainda reclamam que da falta de recursos e aplicativos disponíveis para o sistema operacional. Isso demonstra que, apesar da sensatez e transparência do seu presidente, a companhia ainda tem um longo caminho a percorrer.

Via Windows Phone Central e CBS News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mauricio Resende
    2013-02-21T08:26:58  

    Comprei um Nokia Lumina 710 com Windows Phone e Office e estou muito satisfeito. Tenho documentos Word no celular, para consulta, e funciona perfeitamente. Além de que utilizo também o Sistema de “nuvem” Skydrive da Microsoft. Concordo que o Windows Phone peca por não ter algumas funcionalidades, mas se tanto a Microsoft quando a Nokia cumprirem o prometido os Sistemas Android e iOS terão quer tomar cuidado. Sobre número de aplicativos, o que adianta o sistema Android ter milhares de aplicativos se a maioria deles não tem funcionalidade. O que importa não é a quantidade, mas qualidade.

    recentes

    populares

    • Mauricio Resende
      2013-02-21T08:26:58  

      Verival Pereira. Concordo com você Verival.

    recentes

    populares

    • Mauricio Resende
      2013-02-21T08:26:58  

      Tenho um Lumia 710 e estou adorando o WP. Leve, fluido e muito bonito. Gostei muito mais do WP do que do Android. Minha meta é o novo Lumia 920, continuo com o Windows Phone.

  • Emerson Rodrigues
    2013-02-20T14:04:47  

    A MS sofre de um inimigo dificílimo de ser combatido que é o preconceito, então dificilmente ela vai conseguir ganhar mercado novamente. As pessoas mesmo não conhecendo nada de sistemas, de nem mesmo ter testado um aparelho com WP dizem, "Não, Windows é uma droga...".

    recentes

    populares

    • Emerson Rodrigues
      2013-02-20T14:04:47  

      Diego Pinheiro em que mundinho vcs vivem? Pq nao se casam?

    recentes

    populares

    • Emerson Rodrigues
      2013-02-20T14:04:47  

      Caio Rosa pq já sou casado com a tua mãe, amo ela, chupa que é uma beleza...

  • Henrique Milani
    2013-02-21T01:10:26

    é um lumia 800 preto.

  • Henrique Milani
    2013-02-21T01:10:06

    troco meu lumia num galaxy s2. aguardo retorno

  • Davyd Silva
    2013-02-20T19:40:13

    Pessoal acho muito bom todas essas especulações em torno do WP sou um fã incondicional do Windows mas fiquei muito decepcionado quando a MIcrosoft e a Nokia anunciaram a não atualização da primeira linha Lumia eu tinha vendido meu iPhone e acreditando nas duas marcas comprei um Lumia 800. Pode até ser que agora as duas tenham mais respeito com os consumidores e passem a tratar esses novos produtos com maior seriedade, é bom esperar todo esse alvoroço passar para saber se será realmente um sistema bem consolidado no mercado.

  • Welson Filho
    2013-02-20T11:50:08

    Sou um feliz usuário do Android. Mas longe de mim ser xiita. O WP8, pelos reviews que já li, parece mesmo bem robusto e muito funcional. Atualmente não penso em sair do Droid pro WP8, mas não descarto isso num futuro qualquer. Acho que o problema da MS é que hoje ela não é mais a empresa que puxa a inovação. Parece que em algum ponto da história ela se tornou conservadora e outras grandes de TI pegaram a bandeira da inovação. Ela tem que rever isso, porque senão ficará sempre lamentando-se de entrar tardiamente no páreo. Pela história que tem, isso é contentar-se com muito pouco.

  • Flávio
    2013-02-19T22:04:15

    baralho, quem reclama de apps no WP? caramba cara, uso há quase 1 ano e estou super satisfeito.... aff

  • Bruno Chaves
    2013-02-19T21:36:37

    Quem errou foi o redator desse texto ao escrever essas bobagens. Procure ler as noticias melhor antes de sair por ai disparando textos sem sentidos.

  • Danilo Abelvolks
    2013-02-20T10:26:44  

    Essa cara de OMG de Bill Gates, daria um bom Meme! rsrs

    recentes

    populares

    • Danilo Abelvolks
      2013-02-20T10:26:44  

      Muito inteligente sua colocação :-((

    recentes

    populares

    • Danilo Abelvolks
      2013-02-20T10:26:44  

      Emerson Rodrigues rsrsrs

  • Isaias Freitas
    2013-02-20T09:27:41  

    Questao de tempo.... pra WP8 dominar... eu mesmo to doido num surface.. mas precisa baixar os preços pq os nokia ta muito caro...

    recentes

    populares

    • Isaias Freitas
      2013-02-20T09:27:41  

      Surface só me interessa o Pró, o RT não passa de outro iPad da vida...

  • Leonardo Oliveira
    2013-02-20T00:53:21  

    A Microsoft pode ter demorado sim com os smartphones, mas o Windows Phone 8 (segunda versão do WP) já é um sistema maduro e com até mais funcionalidades do que o iOS e Android. A Microsoft foi a única que ousou em fazer algo realmente diferente nos smartphones e realmente voltado para a utilização objetiva do aparelho. Ainda tem o que melhorar? Sim, mas talvez menos que o Android.

    recentes

    populares

    • Leonardo Oliveira
      2013-02-20T00:53:21  

      Realmente, ele é diferente...

    recentes

    populares

    • Leonardo Oliveira
      2013-02-20T00:53:21  

      Realmente ele é diferente mesmo, mas acho que em se tratando de funcionalidades não acredito que ele seja melhor que o IOS ou o Android, ainda... quem sabe daqui um tempo digamos que ele seja um Bebê ainda e não acredito que o WP8 esteja maduro nem sequer tivemos atualizações de peso em relação ao WP7.8 para o WP8.

  • Alexandre Nobrega
    2013-02-19T18:15:36  

    errou apenas ao entrar tarde, mas mesmo assim o WP e as integrações com Xbox e W8 estão fazendo sucesso e subindo. não é atoa que o WP foi o que teve maior crescimento em relação ao concorrentes, algo em torno de 130% e se continuar assim, não tenho duvidas que em breve encostara nos concorrentes. como diz a frase "antes tarde do que nunca"

    recentes

    populares

    • Alexandre Nobrega
      2013-02-19T18:15:36  

      Marcel Cintra Realmente. android se sai anos luz a frente do demais em relação a isto. Espero pelo Ubuntu phone que ele seja assim ou qui-sá melhor

    recentes

    populares

    • Alexandre Nobrega
      2013-02-19T18:15:36  

      Ubuntu.... hahahahahahahaahhahahahahahahahaah não conseguiu mercado em PCs nem servidores (não sabe pra onde atira), vai conseguir muito em celulares? Agora mesmo vão querer fazer SO pra bebedouro

  • Wellington Silva
    2013-02-19T17:44:27  

    eu acho o windows phone 8 perfeito, mas como o povo esta acostumado com o android e ios , será dificil mudar de sistema tao cedo.

    recentes

    populares

    • Wellington Silva
      2013-02-19T17:44:27  

      tá parecendo um otário que uns anos atrás veio falar que o Ruby on Rails ia acabar com Java e .Net hahahahahaahahahhahaha tosqueira !

    recentes

    populares

    • Wellington Silva
      2013-02-19T17:44:27  

      Tem mercado pra tudo velho, vou comprar o ubuntu, concerveja, já o lumia tambem tenho vontade, só não vou ter dinheiro pra comprar os dois.