Sistemas Operacionais

25/02/2013 08h34 - Atualizado em 03/06/2015 19h58

Nokia apresenta quatro smartphones populares com gostinho de top no MWC

Allan Melo
por
Do MWC 2013

"Trazer parte da experiência dos smartphones top de linha para telefones mais baratos". Esta foi a intenção da Nokia ao apresentar quatro novos celulares no primeiro dia da MWC 2013. Dois novos Lumias, com Windows Phone, e dois novos telefones com S40 chegarão ainda este ano no mercado; dois deles na América Latina.

O Nokia Lumia 720 tem câmera para ambientes com baixa luminosidade (Foto: Allan Melo/TechTudo)O Nokia Lumia 720 tem câmera para ambientes com baixa luminosidade (Foto: Allan Melo/TechTudo)

O Nokia Lumia 720 foi o "top" dos modestos. Seu display de 4.3 polegadas tem "contraste e brilho comumente visto apenas nos modelos mais caros". Ele virá com uma câmera de 6,7 megapixels com lentes Carl Zeiss e abertura f1.9, para fotos em ambiente com baixa luminosidade, uma câmera frontal wide "para tirar fotos com mais três amigos", como disse o responsável pelo design dos smartphones Lumia, Marko Ahtisaari; com qualidade HD de 1.3 megapixels. Também virá com bateria capaz de durar até 13 horas no 3G e capinhas compatíveis com o carregador sem fio.

Novo Lumia 520 é o modelo de entrada da Nokia, com tela supersensível de 4 polegadas  (Foto: Allan Melo/TechTudo)Novo Lumia 520 é o modelo de entrada da Nokia, com tela supersensível de 4 polegadas (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Já o Nokia Lumia 520 tem uma tela de 4 polegadas supersensível (o touchscreen é capaz de reconhecer comandos com luvas e canetas normais, assim como o 920 e o 720), além de um processador dual-core de 1Ghz, 8 GB de memória interna e uma câmera de 5 megapixels com o mesmo conjunto de lentes do Lumia 920. Na parte do software, virá também com o app Cinemagram e recursos como o Photobeamer, para enviar fotos para TVs.

Nokia 301 terá suporte a apps inéditos (Foto:  Allan Melo/TechTudo)Nokia 301 terá suporte a apps inéditos (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Além dos novos componentes da linha Lumia, com Windows Phone 8, a Nokia trouxe dois novos telefones com S40. O dual-chip Nokia 301 é o mais surpreendente: ele terá WhatsApp e Foursquare, dois apps inéditos neste sistema. Outra interessante funcionalidade é o autorretrato: sem câmera frontal, o telefone usa instruções de áudio para que o usuário faça enquadrado correto pela câmera traseira.

O outro é o Nokia 105, com o surpreende preço de EUR 15. Bem mais simples, virá com a famosa lanterninha LED e uma bateria capaz de durar bastante tempo longe das tomadas. Na demonstração, o telefone tinha três das quatro barrinhas de bateria e estava longe das tomadas há duas semanas.

O Lumia 720 custará € 249 (R$ 652), mas não há previsão de chegada ao Brasil. O Lumia 520, por outro lado, custará € 139 (R$ 364) e pode estar nas lojas brasileiras em breve. Quanto aos novos S40, apenas o 301 deve chegar ao Brasil, no segundo trimestre. Na Europa ele custará € 65 (R$ 170).

Novos acessórios e mudança nos mapas

Além dos telefones, a Nokia anunciou dois novos acessórios para os Lumias: um carregador sem fio para carros e um dock para deixar o telefone em pé, também sem fio.

Nokia  (Foto: Allan Melo/TechTudo)Nokia (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Outro importante anúncio, desta vez feito pelo CEO, Stephen Elop, foi a consolidação da marca Here em seus mapas. Não mais chamado de Nokia Maps, o Here será uma espécie de suíte de localização, disponível também para smartphones "não Lumia", como os novos telefones com Firefox OS, da Mozilla.

Nokia (Foto: Allan Melo/TechTudo)Nokia (Foto: Allan Melo/TechTudo)

A suíte terá o Here Maps, Here Drive e Here Transit, mas uma funcionalidade permanecerá exclusiva aos Nokias: misturando o City Lens como o Maps, será possível visualizar os trajetos usando realidade aumentada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gordinho
    2013-04-29T22:43:11

    O 520 é muito bom, mas não tem rádio !!!! Como é que os caras fazem um tel assim e não botam rádio ???

  • Leandro Leonardo
    2013-02-26T03:41:42

    Lumia 920>>>>>>HTC One>>>>>>S3 , Iphone 5>>>Xperia ZQ, Razr HD>>LG Nexus

  • Júlio Paula
    2013-02-25T18:07:26

    A Nokia está voltando.

  • Juliano Crozetta
    2013-02-25T15:22:13

    Uso S40, e sempre teve WhatsApp e Foursquare. é só procurar na loja Nokia

  • Fernando Almeida
    2013-02-25T14:36:12

    Tenho um fone bluetooth da NOKIA e eles não oferecem assistencia técnica para este tipo de produto, então NÃO RECOMENDO, NOKIA a ninguém....

  • Rodrigo Shimokawa
    2013-02-25T14:15:04

    Pretendo comprar um Nokia assim que sair o Instagram para Windows Phone 8

  • Leonardo Oliveira
    2013-02-25T12:37:30

    Os novos Lumia até que surpreenderam, realmente são populares com gostinho de Top, mostrando para outras fabricantes que não é necessário fazer aparelhos porcos como os Galaxy vendidos de baciada, esses Lumias mais básicos completando a família - sem esquecer do Lumia 620 - todos com um sistema atualizado dando mais força ao Windows Phone 8 e mostrando que o sistema é capaz de rodar em hardware de processamento mais básico, com a Nokia podendo investir mais na carcaça dos aparelhos, o Lumia 520 tem até Gorilla Glass 2! o Lumia 720 tem o mesmo sensor da câmera do Lumia 920!

  • Leonardo Oliveira
    2013-02-25T11:40:06

    Acho que o Allan Melo cometeu uma confusão ai não? O Lumia 520 não tem nada do Lumia 920 na câmera, quem tem algo é o 720 que carrega o sensor da câmera do 920 e nada das lentes - pelo menos é essa a informação de um blog de um fã da Nokia que foi convidado a cobrir o MWC.

  • Ronaldo Ramires
    2013-02-25T10:25:03  

    Nokia remando forte e consistente para o Topo Novamente. Go Nokia GO !

    recentes

    populares

    • Ronaldo Ramires
      2013-02-25T10:25:03  

      Com toda certeza!!! Go NOKIA GO!²

  • Walter Costa
    2013-02-25T15:52:23  

    tive um lumia 710 .... meu deusss o que era aquilo ??? pior smathphone ... desligava sozinho ... app do windowns phone o pior... agora comprei um galaxy s 3 (muito bom) .... nokia atualmente é furada todal.....

    recentes

    populares

    • Walter Costa
      2013-02-25T15:52:23  

      Acho que o 710 é fraco mesmo, mas tenho um Omnia W que é concorrente dele (tenho também um iPhone 5), se você considerar o preço, está falando bobagem, paguei R$ 219 no Omnia W, o preço médio é de R$ 500, vai comparar com o S3 que custa em média R$ 1800, chegando a mais de R$ 2000?

    recentes

    populares

    • Walter Costa
      2013-02-25T15:52:23  

      'app do windows phone o pior..."???? Que App é esse, explica isso pra gente pois seu relato parece mentira, de gente q nunca usou o WP! Não existe App com esse nome.

  • Fernando Santos
    2013-02-25T09:57:47  

    Foi-se o tempo que a Nokia era a poderosa na telefonia celular. Tenho o meu N-8 e o terei até que se acabe completamente, mas hoje o mercado é da Samsung e da Apple, infelizmente.

    recentes

    populares

    • Fernando Santos
      2013-02-25T09:57:47  

      A Nokia poderia sim lançar um top com Android, gostaria muito de ver o resultado, e quanto mais opções melhor... Mas parece que o acordo com a Microsoft impede isso.

    recentes

    populares

    • Fernando Santos
      2013-02-25T09:57:47  

      Diego Pinheiro A google não permitiu que a suite do nokia maps fosse disponibilizado gratuita e exclusivamente num possivel nokia android e a MS permitiu, simples assim. Pq vc acha que a nokia tem interesse em expandir o nokia maps, agora Here maps para outras plataformas? Pq isso é muito lucrativo pra ela, e por isso que a google não permitiu, isso foi tudo que falei revelado pela propria nokia a um tempo atras.

  • Jandler Autuori
    2013-02-25T12:27:26  

    Baixo custo????????????? Só se for para a Nokia

    recentes

    populares

    • Jandler Autuori
      2013-02-25T12:27:26  

      Leonardo Miranda Aqui você tem que conversar com a Dilma

    recentes

    populares

    • Jandler Autuori
      2013-02-25T12:27:26  

      É mais barato que um Galaxy Ace na Europa, ambos sem subsidio

  • Áquila Busman
    2013-02-25T10:48:53  

    Beleza, só faltou incluir os impostos nesse valor ai...se o 620 chegou na faixa de 800 a 900 esse 720 vai sair por menos...duvido. Mais fora isso, a Nokia sempre fez excelentes aparelhos e vejo o win phone 8 como um sistema bem promissor, já passei pelo IOS e o Android, ta chegando a hora de experimentar coisas novas!

    recentes

    populares

    • Áquila Busman
      2013-02-25T10:48:53  

      Não tem razão pro 720 chegar mais barato que o 620, afinal é um aparelho superior e que estarão juntos no mercado, o que pode acontecer é de o 720 chegar com o preço de LANÇAMENTO do 620 e este cair o preço (que já pode ser encontrado a 699) isso é o mais provavel.