Internet

06/02/2013 14h47 - Atualizado em 06/02/2013 14h49

Novo golpe por e-mail tenta instalar trojan disfarçado de antivírus gratuito

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Um novo golpe por e-mail tenta instalar um trojan disfarçado de antivírus. O Cavalo de Troia, que promete proteger seu computador sem custo algum, ainda tenta apagar o programa de segurança legítimo da máquina do usuário. O falso antivírus gratuito se aproveita da distração da pessoa que navega na Internet para retirar a defesa de seu computador.

Já seguiu o @TechTudo_oficial no Instagram?

Trojan ataca computador disfarçado de antivirus gratuito (Elvert Barnes|Flickr|Creative Commons)Trojan ataca computador disfarçado de antivirus gratuito (Foto: Reprodução/Flickr/Creative Commons)

Com esse novo trojan bancário, parece que os crackers estão desistindo de enfrentar as detecções anti-malwares e estão focando na substituição do programa por soluções falsas. O ataque disseminado no correio eletrônico aparece após uma pesquisa da Kaspersky Lab revelar que 69% dos usuários preferem não pagar por proteção online.

“As pessoas ainda não estão dispostas a pagar pela proteção enquanto tiver uma opção gratuita”, disse Dmitry Bestuzhev, diretor Kaspersky, no blog SecureList. Essa predisposição a não pagar facilita os ataques de crackers que querem enganar o usuário. Como a única coisa que a pessoa precisa fazer é executar o download do programa para proteger o computador, criminosos difundem software falsos pela web. Se as pessoas pagassem pelo antivírus, precisariam inserir códigos de licença para fazer o programa funcionar. E o software pago não é baixado normalmente através do e-mail, o que inibe golpes com trojan.

Uma informação da Kaspersky, no entanto, assusta menos: Na mesma pesquisa, 95% dos desktops e 92% dos laptops no mundo estão protegidos. O problema é que ter um antivírus, pago ou gratuito, não inibe Cavalos de Troia que retirem as proteções do seu PC.

Você toma cuidado com seu e-mail? Paga pelo seu antivírus? Comente sobre segurança no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Milton
    2013-02-22T09:06:45

    Uso linux, f-o-d-a-s-e =D

  • Vanderlei Silva
    2013-02-22T08:34:58

    O anti-vírus da Microsoft é muito bom e grátis! O Avast também é ótimo, e como disse a Juliana Alves, ainda tem a mulher falando que lhe confere um charme, kkkk! E não se falou nada dos bons e gratuitos, então pra mim essa matéria é comercial, tenta aumentar as vendas da Kaspersky. E acho inclusive que as pessoas estão sim dispostas a pagar, desde que seja um valor justo com qualidade de atendimento e garantia, que nenhum pago dá! Vendem, cobram caro, e nada garantem.

  • Juliana Alves
    2013-02-06T23:47:08  

    igual a todo pobre, eu uso avast versão free só pra ouvir aquela mulher gritando: suas definições de vírus foram atualizadas.

    recentes

    populares

    • Juliana Alves
      2013-02-06T23:47:08  

      EU TBM USO O AVAST FREE MINHA QUERIDA E É ÓTIMO ALÉM DAQUELA MULHER FICAR FALANDO DAS ATUALIZAÇÃO DE VÍRUS KKKK E TBM USO O MALWAREBYTS VERSÃO PRO É SHOW DE BOLA.