05/02/2013 08h15 - Atualizado em 05/02/2013 08h15

Novo malware do Android consegue infectar até PCs com Windows

Carolina Kadix
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da empresa de segurança digital Kaspersky descobriram um novo malware do Android que ataca também computadores. O vírus, na realidade, simula ser um app de limpeza da memória do sistema, mas na realidade causa estragos sérios no smartphone. Além disso, ele também pode atingir o PC, quando o celular é conectado via USB.

Android é alvo de muitas infecções por malware (Foto: Reprodução) (Foto: Android é alvo de muitas infecções por malware (Foto: Reprodução))Android é alvo de muitas infecções por malware
(Foto: Reprodução)

A empresa de segurança diz que o malware tem o “conjunto de recursos” mais extenso que já se viu em um aplicativo móvel malicioso. O vírus é capaz de apagar todo o conteúdo do cartão SD do smartphone, enviar mensagens SMS sem autorização, ativar redes Wi-Fi abertas, coletar informações sobre o dispositivo, além de abrir links arbitrários no navegador.

Uma vez instalado e executado no Android, o app malicioso lista os processos em execução no seu dispositivo e os reinicia em primeiro plano para simular que está fazendo o que foi projetado para fazer (limpar a memória). No entanto, o aplicativo faz o download de três arquivos em segundo plano, para a raiz do seu cartão SD. Quando o smartphone está conectado a um computador com Windows, um dos arquivos é executado automaticamente e infecta o PC.

O que é possível fazer para deixar seu Android mais seguro? Confira as dicas dos usuários no Fórum do TechTudo!

No Windows, o malware não é tão sofisticado, mas é capaz de tomar o controle do microfone para realizar gravações, além de criptografar e enviá-las de volta para o atacante. A Kaspersky ainda explica que os autores do malware tem como alvo de ataque usuários de smartphones Android de baixo custo que normalmente procuram maneiras de "turbinarem" seus dispositivos, além de utilizarem versões desatualizadas do Windows.

A existência do malware é preocupante, mas não chega a ser inédito. O fato mais assustador é a evolução que estão sofrendo os vírus do sistema operacional do Google. A melhor maneira de evitar programas maliciosos como este é ter certeza do app que está baixando, conferindo os comentários e a reputação do desenvolvedor.

via The Next Web

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cristiano Gomide
    2013-02-06T08:41:47

    Uma breve resposta aos que criticam o Android e acham que ios é tudo(tenho os dois e posso falar). Estranho o fato desse vírus afetar só o Android e Windows, justamente os maiores "calos" da apple. Talvez ele tenha sido criado pela própria maçã, né.

  • Alexander Rodrigues
    2013-02-05T15:57:44

    O nome do Vírus?

  • Leonardo Marques
    2013-02-05T15:44:21

    prefiro mill vezes um symbian, windows phone, windows mobile, java ou qualquer outro sistema do que o ios

  • Eduardo Costa
    2013-02-05T15:40:37

    O fato é que a fragmentação do android é em si uma contradição, existe o máximo de liberdade com o máximo de risco. A sua maior vantagem acaba sendo o seu maior problema.

  • Leonardo Marques
    2013-02-05T15:39:49

    android sempre, wp nunca IOS jamais. virus e coisa de nub q nao instala antivirus

  • Alexandre Nobrega
    2013-02-05T15:27:21

    os fanboy pira

  • Ralphy Rett
    2013-02-05T14:22:03

    Hilario!! O Android do cara enche o dumbphone dele de virus e tem gente aqui mesmo que acha que 'faz parte' gastar 1, 2 mil reais num aparelho e ele ser inseguro. Bem, quem compra Android sabe que ter virus 'faz parte' mesmo...

  • Flávio
    2013-02-05T13:16:18

    hahahahahhahahahahahahaah vou trocar meu WP por um Android só pra ver se consigo infectar minha máquina..

  • Diego Nunes
    2013-02-05T10:42:03

    Prefiro o IOS! rs

  • Samuel Voltolini
    2013-02-05T08:30:05

    só tenho uma coisa a falar, ualllllll

  • Fabiano Santos
    2013-02-05T15:07:17  

    Acho engraçado esse papinho e criticas ao itunes e a "escravidao" ao IOS.O sistema é otimo,facil de usar e te da muito mais segurança q os outros.La vc encontra musicas,filmes,apps,series,etc,etc.Entao qual e o problema de encontrar tudo em um unico lugar??A pretensa "liberdade" q o android oferece tem seus riscos.O android é conhecidamente mais vulneravel q qualquer outro sistema, FATO!!Pode se colocar antivirus é logico,mas ja exige um conhecimento maior do usuario.Uma pessoa comum,q queira um celular nem sempre entende q tem q colocar um antivirus em um celular.Cada um usa o q gostar mais.

    recentes

    populares

    • Fabiano Santos
      2013-02-05T15:07:17  

      Até o momento em que o itunes não abre e ai tu fica na mão de uma programa, nem ios nem android, quanto menos windows, vou é pegar um SO da nokia, mais garantido.

    recentes

    populares

    • Fabiano Santos
      2013-02-05T15:07:17  

      Aliás, o Android tem tantos "entendidos" no assunto que grande parte estão infectados... Realmente, são experts.

  • Marcus Samora
    2013-02-05T11:49:35  

    como tem gente ignorante nesse mundo... o Android tem código aberto, então tem os nerds sem mulher que vão querer fazer vírus ... o iOs, por ser código fechado, não tem como ninguém além da apple meter os dedos, logo torna-se mais seguro com certeza, porém só instala porcaria no celular quem quer. Android tá 10 anos na frente do iOS... apesar dos iFanáticos não admitirem , ficam doidos com recursos disponíveis para o SIII.

    recentes

    populares

    • Marcus Samora
      2013-02-05T11:49:35  

      Só que o Windows é código fechado e nem precisa dizer que é o maior celeiro de vírus do mundo dos computadores.

    recentes

    populares

    • Marcus Samora
      2013-02-05T11:49:35  

      Ralphy Rett Hahahahahaahahahahaahahaha, boaa, Ralphy.

  • Ronaldo Campos
    2013-02-05T10:14:37  

    Falam tam de virus para Android nunca peguei nenhum meus camaradas nunca pegaram e não conheço ninguem que tenha pego!

    recentes

    populares

    • Ronaldo Campos
      2013-02-05T10:14:37  

      Samuel Voltolini seu nub

    recentes

    populares

    • Ronaldo Campos
      2013-02-05T10:14:37  

      Acessar o banco pelo celular só se for um idi... mesmo e para acessar todos os recursos do Android não precisa de pirataria não precisa ser desbloqueado como o iPhone com o jailbreak.

  • Glêdson Oliveira
    2013-02-05T14:42:37  

    Tenho meu Anti vírus aqui no meu android nunca peguei Vírus, Do mesmo jeito é no windows no Pc, Pega quem é Nob, e quem usa android não é Nob pq só pela escolha que fez em adquirir o android ao invés dos escravos do IOS e do modesto WP já considero 1 leigo no assunto....kkkkkkkkk's

    recentes

    populares

    • Glêdson Oliveira
      2013-02-05T14:42:37  

      Vem pro iOS e MacOS q nem ANTIVIRUS vc instala! kkkkkkkkk Fanboys #chatiados!

    recentes

    populares

    • Glêdson Oliveira
      2013-02-05T14:42:37  

      AFFZ NÃO CARA EU NÃO QUERO VOLTAR A ESCRAVIDÃO KKKKK'S

  • Sandro Lima
    2013-02-05T11:02:23  

    Itunes é o vírus do IOS, nem de graça.

    recentes

    populares

    • Sandro Lima
      2013-02-05T11:02:23  

      Alberto Castro Falou e disse.

    recentes

    populares

    • Sandro Lima
      2013-02-05T11:02:23  

      concordo, faço tudo sem o itunes não sei porque ainda falam disso.

  • Raimundo Júnior
    2013-02-05T10:03:11  

    Cadê os fandroids neste momento?

    recentes

    populares

    • Raimundo Júnior
      2013-02-05T10:03:11  

      Estamos aqui. Como comentei anteriormente, quem é fã de SO sabe reconhecer quando uma coisa não está certa em seu SO favorito, e ADMITE isso. Nenhum sistema operacional é perfeito. O Android tem uns vírus, que só pega quem instala porcarias quaisquer. E o iOS tem o iTunes.

    recentes

    populares

    • Raimundo Júnior
      2013-02-05T10:03:11  

      Neto Cavalcanti cara desde quando precisa do itunes para usar o ipad ou ipahone ou outro aparelho?? cara meu iphone vive sem itunes a um bom tempo faço tudo via wi-fi

  • Samuel Voltolini
    2013-02-05T09:21:30  

    acho engraçado nessas materias os androideanos não aparecem para comentar kkkk

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-02-05T09:21:30  

      verdade as duas bonecas iphonetes estão sempre juntas...

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-02-05T09:21:30  

      enquanto voce ficou ai rindo de nós entrou uns 10 virus no seu android hauehauehuahe colcoa antivirus la pra nao perder o celular :)

  • Leandro Soares
    2013-02-05T08:46:32  

    Use ios e fique numa boa!

    recentes

    populares

    • Leandro Soares
      2013-02-05T08:46:32  

      Neto Cavalcanti Realmente, olha só como estamos descontentes [ironia]

    recentes

    populares

    • Leandro Soares