Placas

19/02/2013 13h33 - Atualizado em 19/02/2013 18h19

Nvidia lança oficialmente a poderosa Geforce Titan

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Nvidia atrasou em um dia o lançamento da Geforce GTX Titan. Até o momento, trata-se da mais poderosa placa de vídeo single GPU produzida pela marca. Em alguns comparativos, a placa chega a ser mais rápida do que a Geforce GTX 690, que tem duas GPUs embutidas.

Titan é a placa puro sangue da Nvidia: nem Asus, nem EVGA, nem MSI deverão fabricar o modelo (Foto: Divulgação)EVGA e zotac estão entre os fabricantes que deverão lançar a Titan no Brasil (Foto: Divulgação)

O que a Nvidia pretende com o lançamento da Titan é dar força à linha de placas de vídeo atualmente no mercado, uma vez que o próximo ciclo de lançamentos só deve ocorrer no fim do ano. A Titan antecipa algumas tecnologias que a Nvidia deverá trazer em seus novos lançamentos, como o GPU Boost 2.0, além do Vsync adaptável.

O processador da Titan é um GK110, chip da arquitetura Kepler mais comum em supercomputadores. No interior, essa GPU tem 2688 núcleos CUDA, 48 ROPs, 224 TMUs e uma interface de 384 bits com a memória da unidade, que chega a 6 GB de RAM GDDR5. O clock da placa chega a 837 MHz, podendo ser acelerado sob demanda a 878 MHz. Ela dissipa 250 watts, então pode ter certeza de que não se trata de um equipamento exatamente econômico em termos de energia elétrica.

Placa tem desempenho competitivo até para superar a Geforce GTX 690 (Foto: Divulgação)Placa tem desempenho competitivo até para superar a Geforce GTX 690 (Foto: Divulgação)

A Geforce GTX Titan é uma linha limitada e para lá de especial da Nvidia. Isso explica, por exemplo, o cuidado no encapsulamento, feito com liga de magnésio, que dá um acabamento de qualidade e também melhora a refrigeração da unidade. A marca produzirá uma limitada quantidade do produto, que custará em torno de US$ 1000 (aproximadamente R$ 1960 no câmbio de 19/02) e deverá ser razoavelmente difícil de se encontrar.

Via Softpedia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares