Jogos de música

09/02/2013 08h10 - Atualizado em 09/02/2013 08h10

O Carnaval invadiu os games; veja os jogos que caíram na folia

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

O Carnaval brasileiro, a maior festa do mundo, invadiu o mundo dos games e inspirou títulos inteiros, algumas fases, eventos e personagens. Confira alguns dos jogos que resolveram homenagear sta festa, repleta de cores e ritmos.

Confira os jogos que entraram no clima do Carnaval (Foto: Divulgação)Confira os jogos que entraram no clima do Carnaval (Foto: Divulgação)

Samba de Amigo

Samba de Amigo é o principal título desta lista. O jogo de ritmo da Sega foi lançado no Dreamcast e depois ganhou versões em outras plataformas, como o Wii, mas sua versão original foi a mais surpreendente. Afinal, quem iria imaginar que um game produzido no Japão fosse prestar homenagem ao Carnaval? Começando pelo título.

Samba de Amigo tem passista de Escola de Samba (Foto: Divulgação)Samba de Amigo tem passista de Escola de Samba (Foto: Divulgação)

Na verdade, Samba de Amigo tem também muitos elementos mexicanos, como maracas utilizadas pelo personagem principal – um simpático macaco – e também o chapéu do tipo “sombrero” usado por nosso herói. Porém, em algumas fases, é nítida a referência total ao Brasil e seu Carnaval, com direito a uma passista emplumada.

Angry Birds Rio

Angry Birds Rio foi lançado pela Rovio para PC e plataformas móveis como fruto de uma parceria entre a empresa e a Fox, que lançou o filme “Rio” nos cinemas. O jogo tem vários cenários baseados no Brasil e, entre eles, um mapa com referências ao Carnaval carioca.

Sapucaí e carros alegóricos estão em Angry Birds Rio (Foto: Divulgação)Sapucaí e carros alegóricos estão em Angry Birds Rio (Foto: Divulgação)

Se você não se lembra, em uma das cenas do filme, os personagens principais invadem a Sapucaí para participar de um desfile de Escolas de Samba. No jogo é mais ou menos a mesma coisa, e carros alegóricos servem de cenário para os pássaros raivosos serem arremessados.

Assassin’s Creed 2

Este jogo pode não representar a festa brasileira, mas possui um trecho que se passa no carnaval. Mais precisamente, o Carnaval de Veneza, na Itália, que é um dos cenários de Assassin’s Creed 2. Como a festa italiana foi uma das que serviu de inspiração para o nosso Carnaval, nada mais justo que incluir a homenagem à nossa lista.

Ezio invade uma festa de carnaval italiana em Assassin's Creed (Foto: Divulgação)Ezio invade uma festa de carnaval italiana em Assassin's Creed (Foto: Divulgação)

Em determinado momento da história, o assassino Ezio precisa invadir uma festa de Carnaval em Veneza para completar uma de suas missões. Como é costume local, todos os participantes utilizam máscaras e fantasias durante as festividades, facilitando o trabalho do “herói” na hora de se infiltrar sem que ninguém perceba e abater seu alvo.

Ragnarök

Jogo online ainda muito popular no Brasil, o famoso Ragnarök sempre prepara uma festa para relembrar o Carnaval brasileiro. Afinal, o game está há muito tempo em operação em território nacional. É mais do que justo que tenhamos eventos próprios para o público brasileiro dentre seus cenários e aventuras.

Carnaval também é comemorado em Rangarök Online (Foto: Divulgação)Carnaval também é comemorado em Rangarök Online (Foto: Divulgação)

É comum que, no período de Carnaval, a editora do game no Brasil espalhe decorações pelos cenários e inclua itens característicos da festa, que precisam ser conquistados em brincadeiras espalhadas pelo jogo. No fim, diversos jogadores podem exibir seus adereços coloridos, transformando as multidões de avatares em verdadeiros desfiles.

Final Fantasy XIII-2

Os produtores de Final Fantasy XIII-2 podem nunca ter vindo ao Brasil e podem nem mesmo curtir o Carnaval brasileiro, mas o que você acha da personagem Chocolina? A jovem é uma vendedora, do tipo que aparece em todos os cenários com mercadorias prontas para serem vendidas, mas olhe bem para a roupa da menina.

Chocolina é a personagem carnavalesca de Final Fantasy (Foto: Divulgação)Chocolina é a personagem carnavalesca de Final Fantasy (Foto: Divulgação)

Isso mesmo, Chocolina veste uma típica fantasia de passista de Escola de Samba. Extra-oficialmente, ela foi inteiramente inspirada pelo Carnaval brasileiro, com uma roupa volumosa e cheia de plumas inspiradas pelo pássaro Chocobo (do mundo de Final Fantasy), além das curvas dignas de uma beldade nacional.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares