Sistemas Operacionais

07/02/2013 14h44 - Atualizado em 07/02/2013 14h44

Primeiro smartphone com Ubuntu será lançado em outubro

Gisele Goes
por
Para o TechTudo

O primeiro smartphone com Ubuntu já tem data de lançamento. De acordo com o CEO da Canonical, Mark Shuttleworth, os aparelhos rodando o sistema operacional estarão disponíveis a partir de outubro de 2013. A plataforma, que conta com uma versão otimizada para Galaxy Nexus, começará a ser distribuída para desenvolvedores ainda em fevereiro.

Primeiro smartphone com Ubuntu estará disponível a partir de outubro de 2013. (Foto: Reprodução)Primeiro smartphone com Ubuntu estará disponível a partir de outubro de 2013. (Foto: Reprodução)

Os smartphones com Ubuntu terão como uma das vantagens a possibilidade de serem encaixados em telas maiores, conectados a teclados e ligados outros periféricos, sem a necessidade de fios, além de contar com aplicativos baseados no Windows. Ou seja, os usuários poderão acessar todos os tipos de dados utilizando um único dispositivo móvel.

Diferentemente dos sistemas operacionais já conhecidos, o sistema da Canonical conta com uma versão móvel quase igual à versão para PC. Assim, os dados podem ser executados em todas as plataformas igualmente. ”Você pode compartilhar aplicativos do desktop para o telefone”, afirma Shuttleworth.

Apesar da sua popularidade entre os desenvolvedores, o Ubuntu ainda enfrenta alguns desafios significativos para penetrar no mercado de smartphones. Um deles é a grande diferença do número de aplicativos disponíveis para iOS e Android em relação ao novo sistema. Entretanto, o Ubuntu Phone já contará com 12 apps pré-instalados, entre eles os apps populares como Facebook, Twitter e YouTube.

O Ubuntu Phone tem alguma chance no concorrido mercado dos dispositivos móveis? Deixe sua opinião no Fórum!

Ainda existem algumas questões que não foram reveladas ao público. Não se sabe qual empresa será responsável pela fabricação do smartphone e nem em qual mercado ele será lançado primeiro. De acordo com Shuttleworth, o aparelho estará disponível em dois grandes mercados geográficos. Embora não tenha garantido que um deles será os Estados Unidos, o CEO afirmou que o território norte-americano é visto como um “mercado-chave” para o Ubuntu.

Via WSJ

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcio Cardozo
    2013-03-23T19:17:29

    Na minha opinião o ubuntu phone será um grande sucesso, o mundo dos celulares não é o mesmo dos desktops e com certeza a quantidade de apps irá crescer

  • Wesley Pinheiro
    2013-02-08T13:37:26

    É esperar pra ver, a briga vai ficar mais acirrada com Ubuntu Phone e firefox Os.

  • Sun Sung
    2013-02-08T13:17:47

    infelizmente nao tem chance nao..talvez o firefox os sim

  • Euzebio Silva
    2013-02-08T10:46:11

    Em minha opinião o único defeito do Ubuntu e sua interface gráfica. Pessoalmente uso o XFCE. Se no ambiente móvel o sistema usar alguma especia de UNIT e não for possível trocar a interface gráfica para uma versão do XFCE o Ubuntu não terá sucesso nos dispositivos móveis.

  • Edson Bonfim
    2013-02-08T09:07:22

    O design é incrível se comparado ao Android e futuro FireFox OS, mas com 12 apps e sem loja faz ele um future phone e não smartphone.

  • Elias Hermenegildo
    2013-02-07T17:42:47

    boas espectativas....

  • Monsenhor Razão
    2013-02-07T16:24:03  

    essa é a ideia... Um celular forçando a tendencia de usar um sistema operacional completo e não de celular nesses super smartphones... Não vejo a hora de sair um iphone com os mountain lion!!! ou um nokia com win 8 e não win phone.... Aí a google vai vir babando pra cima com o sistema operacional deles pra desktop com certeza... Sistemas mobile limitados já meio que deram oq tinham q dar... os atuais smarts de ponta agora rodam qualquer coisa....

    recentes

    populares

    • Monsenhor Razão
      2013-02-07T16:24:03  

      Vale lembrar que a Google é uma das maiores patrocinadoras do ubuntu, inclusive a empresa google usam o SO ubuntu LTS com edições feitas por eles que chamam de Goobuntu dentro da empresa, o proprio chromiun OS nada mais é do que o ubuntu com alterações (estilo um linux mint, que por dentro é um ubuntu) inclusive no proprio site do chrommiun OS para instalar ele no seu pc ele diz que você tem q baixar um ubuntu e seguir os comandos que ele te dá o passo a passo pra fazer a Google e a Canonical tem uma grande parceria e acredito mais que o futuro sera ubuntu phone no lugar do android.

  • Paulo Motta
    2013-02-07T15:12:26  

    Com certeza vira melhor que o android!! Só vai perder para o iOS, esse ninguem bate!

    recentes

    populares

    • Paulo Motta
      2013-02-07T15:12:26  

      Cada sistema tem suas diferenças , suas vantagens e desvantagens . Com certeza tem um publico que gosta mais de cada um .

    recentes

    populares

    • Paulo Motta
      2013-02-07T15:12:26  

      Diogo Correa haja marketing... =) Não gosto das coisas da Apple pq são puro marketing (tipo, não compro roupa Lacoste, Armani etc). O status dos produtos que manda.... Torço pra dar certo, apesar de alguns boatos que me desanimaram do Ubuntu