Sistemas Operacionais

09/02/2013 10h00 - Atualizado em 09/02/2013 10h00

Projeto 100 Scopes traz buscas que você faz na web para o Ubuntu

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Uma das novidades do próximo Ubuntu 13.04 é o projeto 100 Scopes. Basicamente, a ideia da Canonical é aprimorar as lentes de busca oferecidas pela interface Unity, acessíveis através do Dash do sistema operacional. A Canonical quer que você passe a fazer suas buscas, independente do conteúdo, no próprio Ubuntu.

Lentes terão mais capacidade de encontrar resultados relevantes na Internet (Foto: Reprodução)Lentes terão mais capacidade de encontrar
resultados relevantes na Internet (Foto: Reprodução)

O 100 no nome do projeto não é por acaso. São 100 serviços que estarão no Ubuntu, prontos para permitir que o usuário busque canções no Grooveshark, dados na data base de filmes IMDB, produtos no eBay, artigos na Wikipedia, resultados em redes sociais como Reddit e Foursquare e etc. Você poderá buscar de notícias a informações do clima, tudo dentro do sistema, sem precisar abrir seu navegador e precisar filtrar manualmente os resultados da busca.

Muitos dos resultados das buscas feitas via Dash indicarão sites de lojas. Ainda é incerto se a integração dessa ferramenta provocará o mesmo tipo de polêmica gerada pela introdução da lente da Amazon no Ubuntu. Usuários mais tradicionais, e apegados à ideia do sistema operacional livre, acharam a integração com a Amazon invasiva demais: cada resultado da Amazon gerado no Dash do Ubuntu, e que seja convertido em compra, render dividendos financeiros à Canonical. A Canonical se defendeu dizendo que, por não cobrar licença de uso pelo Ubuntu, precisa de parcerias do tipo para obter lucros. Quem não deseja usar o recurso pode desinstalar a lente da Amazon com poucos cliques.

O projeto 100 Scopes não tem o mesmo foco em parcerias com empresas e é, de fato, desenvolvido com interesse em melhorar o uso do sistema operacional e embora a abertura para a geração de recursos. Como tudo no Ubuntu, quem não desejar fazer uso das buscas via Dash poderá simplesmente desabilitar a ferramenta. A próxima edição do Ubuntu, sistema operacional baseado no Linux, deverá ser liberada para os usuários em abril.

Via OMG! Ubuntu

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fora Lei
    2013-02-09T18:01:38

    Deveria facilitar para reproduzir em projetores.... gosto bastante do Ubuntu, tenho quase todas as versões do sistema. Até Abril.