Impressora 3D

03/02/2013 09h00 - Atualizado em 26/06/2014 14h33

Projeto busca construir base lunar em uma semana com impressora 3D

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

A Agência Espacial Europeia (AEE), em uma parceria com a empresa de arquitetura Foster + Partners, desenvolveu um projeto em que utilizaria a impressão 3D para construir uma base lunar segura, barata e  rápida de ser montada. Com criatividade e recursos disponibilizados pelos arquitetos, os pesquisadores da AEE conseguiram elaborar um esboço para uma possível estação no satélite natural.

Esboço da base lunar (Foto Divulgação/ESA)Esboço da base lunar criado pela AEE (Foto Divulgação/ESA)

Os alicerces deste plano estão na utilização de uma impressora 3D, que utilizaria o próprio solo da Lua como matéria-prima. Além do baixo custo e da ligeireza na edificação, o terreno lunar seria um revestimento ideal, devido à sua eficácia contra a radiação espacial e pela estabilização da temperatura.

Projeto do interior da base lunar (Foto: Divulgação/ESA)Projeto do interior da base lunar (Foto: Divulgação/ESA)

Por dentro, a estação seria revestida por um material inflável e devidamente pressurizado. Dessa forma, durante o período de produção, só se levaria para o satélite as impressoras, materiais infláveis e conectores, que corresponderiam a 10% do necessário para que o abrigo lunar fosse construído – o restante já está lá.

Nos testes realizados utilizou-se uma rocha basáltica de um vulcão da Itália que tem 99,8% de semelhança com o solo lunar, produzindo até dois metros cúbicos de material por hora. Foram modelados blocos, com estruturas parecidas a uma parede celular, que agiriam como escudos contra meteoros e radiação espacial.

O protótipo da impressora 3D (Foto: Divulgação/ESA )O protótipo da impressora 3D (Foto: Divulgação/ESA )

Segundo a AEE, seria possível montar a estação inteira em apenas uma semana. Mas apesar do projeto simplificar muito a logística, ainda é necessário procurar saídas para outras adversidades, como a enorme variação de temperatura na superfície do satélite e as maneiras de filtrar a poeira lunar – extremamente prejudicial, se inalada.

Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via ESA

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Pessoa
    2013-02-03T13:29:17  

    Interessante,o que não poderiam fazer com essas impressoras?Daqui a 20 anos talves a Terra esteja completamente diferente,felizes os que vão poder ver,sera que o futuro sera mais moderno do que previam??

    recentes

    populares

    • Diego Pessoa
      2013-02-03T13:29:17  

      Se continuar a corrupção aqui no Brasil não será tão diferente de agora.

    recentes

    populares

    • Diego Pessoa
      2013-02-03T13:29:17  

      Da forma que os imóveis estão caros e cada vez menores e mais mal feitos é capaz das construtoras quererem construir casas com impressoras 3D e cobrar 500 mil pela novidade.