Jogos de ação

19/02/2013 14h00 - Atualizado em 19/02/2013 14h00

Relembre os maiores fracassos e atrasos da Sony

Marcell Santos
por
Para o TechTudo

A Sony, sem sombras de dúvidas, é uma das marcas de maior importância no mundo dos games. Porém, como nada é perfeito, ela também comete erros e deixa a desejar em certos pontos, muitas vezes em apostas de inovações, outras em atrasos e deslizes. Confira uma lista com alguns consoles que são considerados os fracassos na história da gigante Sony e alguns jogos que demoraram demais para serem lançados.

- PSP Go!

O PSP Go! foi uma versão portátil do Playstation Portable da Sony que teve seu lançamento em meados do ano de 2009. O console foi descontinuado no ano de 2011 sem muitos fãs.

O PSP  Go! Black foi lançado no ano de 2009 (Foto: Divulgação)O PSP Go! Black foi lançado no ano de 2009 (Foto: Divulgação)

Após várias reclamações e descontentamentos por parte dos gamers, a Sony anunciou, em abril de 2011, no site japonês AV Watch, que ele seria descontinuado. O motivo revelado pela empresa era o de concentrar todos os esforços na construção do PS Vita, seu sucessor.

Alguns dos pontos negativos do PSP Go!:

- Baixa resolução (480 x 272 pixels), com gráficos abaixo da qualidade esperada
- Abandono do drive UMD, o que fez com que os jogos comprados pelos proprietários da versão anterior fossem parar no lixo
- Botões mal dispostos e apertados na parte inferior e interna do portátil diminuiam a mobilidade dos gamers, principalmente em jogos de luta que necessitam de agilidade e espaço para formar os combos
- A bateria interna impossibilitava sua troca fácil em caso de necessidade de substituição

- PS Vita

Mesmo tendo acertado em pontos em que o PSP Go! havia falhado e tendo conquistado um bom número de fãs, o PS Vita tem se mostrado ser mais um dos fracassos da Sony. A empresa assume que o portátil não teve boa aceitação do público desde o seu lançamento no japão em 2009 e no restante do mundo em 2011.

Sony admite fracasso nas vendas do PsVita (Foto: Divulgação)Sony admite fracasso nas vendas do PsVita (Foto: Divulgação)

O PS Vita foi lançado no mesmo ano do 3DS para fazer frente à concorrência. Como muitos sabem, o portátil vendeu muito menos do que as expectativas da empresa, quadro que vem piorando cada vez mais desde o seu lançamento.

Em virtude do preço elevado em comparação com seu rival, $300 (cerca de R$600) contra $140 (em torno de R$280) do 3DS, falta de variedade de jogos e muita reclamação, a Sony precisará bolar uma boa estratégia para manter o PS Vita no mercado e atrair a atenção dos amantes do console.

- PS Move

Sem dúvida este foi mais um dos fiascos da Sony. O PS Move, controle de movimentos lançado em 2010, chegou ao mercado com grandes promessas e suporte para inúmeros títulos, como Resident Evil Gold Edition e Heavy Rain.

O PS Move está praticamente abandonado (Foto: Reprodução / TechTudo)O PS Move está praticamente abandonado (Foto: Reprodução / TechTudo)

Mais de 400 jogos oferecem algum tipo de recurso através do PS Move. Porém, hoje em dia o controle está praticamente abandonado e obsoleto, e a empresa não investe mais em jogos para incetivar seu uso.

Jogos com demora no lançamento

- The Last Of Us

O game The Last of Us, desenvolvido pela Naughty Dog, tem sido um dos jogos mais esperados da Sony desde 2012. Porém, apesar das grandes expectativas, a demora no lançamento pode frustar muitos que aguardam pelo título exclusivo para o PS3.

The Last of Us tem previsão de lançamento para junho de 2013 (Foto: Divulgação)The Last of Us tem previsão de lançamento para junho de 2013 (Foto: Divulgação)

A história do game mistura elementos de sobrevivência e ação em um mundo devastado por uma praga moderna que quase dizima a humanidade. A natureza invade a civilização, forçando os sobreviventes restantes a matar por comida, armas e tudo o que puderem encontrar. Os protagonistas são Joel, um sobrevivente cruel, e Ellie, uma corajosa adolescente, e ambos compartilham um único objetivo: sobreviver no que resta dos Estados Unidos.

Inicialmente aguardado para maio deste ano, o game só terá seu lançamento no mês seguinte: junho.

- Gran Turismo 5

Franquia já consagrada no mercado, Gran Turismo foi muito aguardado pelos fãs da série por aproximadamente seis anos desde o lançamento de Gran Turismo 4. Com previsão de inicial lançamento para 2 de novembro de 2010, após vários adiamentos, o game só saiu no final do mesmo mês no japão (25/11), chegando ao Brasil somente em sete de dezembro de 2010.

Gran Turismo 5 (Foto: Divulgação)Gran Turismo 5 (Foto: Divulgação)

Gran Turismo 5 foi desenvolvido pela Polyphony Digital e também foi lançado exclusivamente no PlayStation 3, sendo uma das principais franquias do gênero para o console da Sony. O jogo trouxe diversas inovações em relação a seu antecessor e não decepcionou os fãs da série.

Quais foram os maiores acertos e erros da Sony na sua opinião? Deixe seu comentário no nosso fórum.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • João Henrique
    2015-07-02T11:26:43

    Coveiro estágiario revivendo matéria de 2013

  • Alexsandra Bezerra
    2013-03-03T17:11:55

    3DS >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> ABISMO ETERNO >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> BURACO NEGRO >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>GALÁXIA DESCONHECIDA >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> INDÍCIOS DE VIDA EXTRA-TERRENA >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> GAME GEAR >>>>>>>>>>>>>>>>>... PSVITA.

  • Carlos Rodrigues
    2013-02-20T17:11:26  

    Pelo visto qualquer um pode escrever uma materia para esse site... PSVita fracasso? PSMove abandonado? Com base em quais dados? Afff...

    recentes

    populares

    • Carlos Rodrigues
      2013-02-20T17:11:26  

      parece que você estava errado não é msm? rsrsrs tenho um vita tb, nenhum jogo exclusivo bom ainda foi lançado e as vendas ainda estão baixas mesmo depois do preço do portátil abaixar.

  • Gus Ayres
    2013-02-26T13:52:30

    Engraçado o Pessoal aqui dos comentarios dizer q a matéria tá errada só pq eles tem tais elementos. PSVita pode ser ter um hardware excelente, mas o atrativo do 3DS foi superior... fora que as empresas de jogos nao conseguiram usufruir totalmente da capacidade q o Vita possui. Foi um fracasso desde ano passado ano oficial de seu lançamento ja que lançaram fevereiro de 2012, vem sendo um fracasso e se enterrará ao fracasso.

  • Yasmin
    2013-02-23T14:32:07

    Isso é totalmente RIDICULO! Eu tenho o psvita, e ele é um ótimo console!!!! A única coisa que reclamo é que demoram demais para lançar os jogos, apenas isso. Mas ele ser um Fiasco??!! Nada disso! Ele ainda está apenas no começo e tenho certeza que ainda vai vender muito. Quem escreveu essa matéria, aprenda, Não se deve antecipar as coisa, pq ele acabou de ser lançado!!!!

  • Dario Coutinho
    2013-02-20T14:20:59

    Faltou a Plataforma Playstation Mobile. Até hoje a Sony não sabe o que fazer com ela. O que começou como uma plataforma onde iria ficar os clássicos do PS1, virou uma plataforma de jogos Indie, sem jogos Indie.

  • Everson Cesar
    2013-04-12T16:41:57

    queria comprar um ps vita mais to com medo de se arrepender sera que ele é tao ruim assim

  • Wagner Costa
    2013-02-20T12:39:45

    Matéria inutil! Tenho um PSP Go e ele é o melhor portátil que já tive, tirando o problema de não poder colocar UMD. O Vita esta apenas começando, não duvido nada dele ser o controle do PS4. e o Move, como assim a Sony não investe nos jogos pra ele???... NFS Most Wanted tem suporte a Vita e inúmeros jogos já foram lançados...

  • Sergio Vieira
    2013-02-19T17:18:19

    Longe de se afirmar que o Vita é um fracasso...Além disso, a reportagem está tão pobre de informações.

  • Daniel Anna
    2013-02-19T17:04:54

    Dizer que o PSVita é um fracasso é no mínimo absurdo, o console está em inicio de vida. O PSP também vendeu mal no inicio e depois vendeu muito bem. Matéria lamentável e tendenciosa, quem lê acha que o VITA é um console ruim, o que é exatamente ao contrário, trata-se de um ótimo console portátil, que o seu único defeito é o alto preço. Move também está longe de ser um fracasso, pode não ter sido tudo o que imaginavam, mas não um fracasso.

  • Luiz Xerez
    2013-02-19T16:06:12

    PAGA ... DA MICROSOFT

  • Matheus Santos
    2013-02-19T23:12:59  

    Concordo que o vita seja 1 fracasso, comprei o meu 1 mes após o lançamento e me arrependo todos os dias, comprei até o top com 3g na esperança de 1 dia funcionar aqui nesse buraco que chamamos de país e até hj nada. O problema do vita é simplesmente nao ter jogos sao os mesmos jogos desde o lançamento há quase 1 ano!!!!!!!!!! é um absurdo!!!! fora isso é melhor que qualquer tablet, só nao o ipad claro.

    recentes

    populares

    • Matheus Santos
      2013-02-19T23:12:59  

      Também tive um vita e não curti. Em um mês vendi e peguei um 3ds que na minha opinião é muito mais divertido.

  • Luiz Xerez
    2013-02-19T19:30:47  

    Quero ver quando o vita começar a ser usado tb como controle do PS3/PS4 e ser possível continuar qualquer jogo no portátil. Ai sim vai vender pra caramba. Quero ver falarem em fracasso!

    recentes

    populares

    • Luiz Xerez
      2013-02-19T19:30:47  

      Aí é ser muito retardado em preferir usar um Vita a usar um controle Dualshock para jogar em um console.

  • Matheus Pedon
    2013-02-19T17:33:20  

    Seis tãooo loko, VITA fracasso sashasha, move e go são fracasso já o vita jamais.

    recentes

    populares

    • Matheus Pedon
      2013-02-19T17:33:20  

      Fanboy detected!!! hahahaha. Os caras da matéria falaram que o Vita é um fracasso por causa das vendas e dos poucos títulos e isso é muita verdade, só precisa pesquisar um pouquinho.

  • Joaquim José
    2013-02-19T16:32:27  

    (1) "...o portátil não teve boa aceitação do público desde o seu lançamento no japão em 2009 e no restante do mundo em 2011." --> O Vita saiu no Japão em dezembro de 2011 e no resto do mundo em 2012. (2) "Em virtude do preço elevado em comparação com seu rival, $300 contra $140 do 3DS" --> O preço de varejo do 3DS é de 170 dólares, e não 140, e isso se for o modelo inicial. O XL custa 200. Além disso, não custava mencionar que 300 é o preço do Vita 3G+Wi-fi, o modelo mais comum (apenas Wi-Fi) custa 250. Ser "ista" é seu direito, mas seria bom ao menos ser parcial nas matérias.

    recentes

    populares

    • Joaquim José
      2013-02-19T16:32:27  

      OBS: Leia-se "IMparcial" ali na última frase.

  • João Ferreira
    2013-02-20T20:09:25  

    Agora a respeito do Vita, não emplacou devido aos smartphones que chegaram para arrebentar qualquer vídeo game portátil. Quando pode-se compra games de Vita na faixa dos R$ 80,00 R$ 120,00 ou mais, para smartphones compra-se por apenas 0,99 - 1,99 - 2,99 dólares na Apple Store por exemplo. O jogador casual joga no smartphone e com isso o público que um portátil deixou de atingir é enorme ficando mais para público adolescente/criança. Hoje a tecnologia de um smartphone não fica atrás de um console portátil, temos telas em HD, som stereo digital, ótimos fabricantes de games, updates, etc...

    recentes

    populares

    • João Ferreira
      2013-02-20T20:09:25  

      Então como você me explica o Nintendo DS ter vendido 153 milhões de unidade ( maior venda de videogame da história) e o 3ds que vende 150 mil por semana e já vendeu quase 29 milhões de unidades? Os portáteis representam 60% das vendas totais de video games.

    recentes

    populares

    • João Ferreira
      2013-02-20T20:09:25  

      Ouphir Pesch portatil mais vendido da historia ne, pois videogame e o PS2

  • João Ferreira
    2013-02-20T20:01:08  

    Ao contrário do que se se referiu o matéria, não acho que o PS MOVE foi um fiasco, muito pelo contrário. Em minha casa todos curtem o jogos do PS Move, muito mais diversão em games que participa a família toda. Ao menos quem conheço e possui Move todos estão satisfeitos com seus acessórios, portanto a matéria não pode referir-se a um produto como sendo fiasco baseando-se apenas em uma opinião pessoal.

    recentes

    populares

    • João Ferreira
      2013-02-20T20:01:08  

      Não sei não... O PS Move é bem sem graça. Pra você ter ideia, nunca usei o analog. Você já experimentou o nintendo wii? Bem mais divertido e interativo.

  • Ouphir Pesch
    2013-02-20T13:48:33  

    Mesmo que vocês gostem do VITA os números de vendas são um fracasso, talvez o maior da Sony, enquanto o 3ds (lançado em fevereiro de 2011) já vendeu 28,9 milhões de unidades o PS VITA (lançado em desembro de 2011) vendeu apenas 4, 1 milhões ( uma diferença de 87,4 % para 12,6%) o VITA até o fim do ano vendia menos que o PSP e o DS.

    recentes

    populares

    • Ouphir Pesch
      2013-02-20T13:48:33  

      As pessoas não concordam, mas o vita é bem fraco. Não pelo hardware/software, mas pela baixa quantidade de jogos. Comprei um acreditando que poderia jogar Batman Arkham Azylum, Red Dead Redemption, GTA 4... Mas tive que me contentar com um uncharted genérico que nem pela Naughty dogs foi feito.