03/02/2013 05h59 - Atualizado em 03/02/2013 10h32

Semana tecnológica da Campus Party chega ao fim com saldo positivo

Nick Ellis
por
Da Campus Party

A Campus Party chegou ao fim neste sábado depois de uma semana intensa no Pavilhão do Anhembi, São Paulo, com destaque para os keynotes do lendário astronauta Buzz Aldrin e do fundador da Atari, Nolan Bushnell, entre muitos outros. Além dos palestrantes ilustres, a conexão de Internet foi mais uma vez um dos grandes destaques do evento, com uma velocidade de 30 Gbps. Nas bancadas da Campus Party, grande parte dos 7.631 campuseiros presentes montaram seus notebooks ou desktops e passaram a semana produzindo conteúdo, trocando ideias, jogando, fazendo downloads, ensinando ou aprendendo, no melhor espírito da Campus Party.

Campuseiros não são os únicos que frequentam a Campus Party 2013 (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)Corredores vazios e mesas com espaço contrastam com atividade intensa. (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)

Ao contrário da edição de 2012, desta vez não houve transporte gratuito entre o Terminal Rodoviário do Tietê e o Anhembi, o que levou muitos visitantes a pegarem táxis enquanto outros optaram por irem a pé. Além da reclamação com o custo da entrada, a falta deste transporte pode ter afastado parte do público não acampado, o que pode ter sido um dos motivos pelos quais muitos veteranos da Campus Party disseram que a edição de 2013 parecia estar mais vazia do que no ano anterior. Como a lotação máxima era de 8 mil vagas, muitas barracas ficaram vazias, embora a sexta edição da Campus Party tenha tido 631 ingressos vendidos a mais do que a de 2012.

Barracas na área de camping da Campus Party (Foto: Fabrício Vitorino / TechTudo)Área de camping da Campus Party - no meio, muitas barracas vazias. (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)

Infelizmente, apesar da maioria dos campuseiros serem muito bem comportados, alguns fazem questão de chamar a atenção da pior maneira possível, tocando buzinas bem na hora dos keynotes. A segurança do evento toma todos os cuidados para que não entrem objetos proibidos, mas deixa passar estas buzinas que atrapalham a todos que estão realmente interessados no conteúdo da Campus Party, seja na hora de prestar atenção em uma palestra ou apresentação, seja na hora de descansar para aproveitar o dia seguinte.

As filas para a entrada na Campus Party ficaram muito mais organizadas neste ano (Foto: Nick Ellis/TechTudo)Três filas na entrada (Foto: TechTudo/Nick Ellis)

No primeiro dia da Campus Party, que não tem programação oficial e é dedicado ao cadastro e entrada dos campuseiros, a divisão em três filas ajudou a acelerar o processo de entrada, mesmo para quem não tinha recebido antecipadamente a credencial pelo correio. O resultado é que as filas que davam voltas no pavilhão do Anhembi em 2012 não aconteceram, e todos puderam entrar durante o dia para montarem seus computadores e se alojarem nas barracas.

Imagem da palestra de Buzz Aldrin feita pela câmera GoPro instalada no balão da Campus Party (Foto: Luís Leão)Imagem da palestra de Buzz Aldrin feita com câmera GoPro instalada no balão de gás hélio (Foto: Luís Leão)

O astronauta Buzz Aldrin foi o grande destaque do segundo dia de evento. Em seu keynote, o segundo homem a pisar na Lua emocionou a todos os presentes com sua história de uma vida dedicada ao programa espacial, do qual é um dos maiores entusiastas e defensores. A palestra foi acompanhada por um campuseiro de um ângulo insólito, depois que ele prendeu uma câmera GoPro a um dos balões de hélio que divulgavam a marca do evento. Buzz falou para os presentes do seu entusiasmo com as futuras missões humanas para Marte, tema do livro que está lançando nos próximos meses.

Na terça-feira, um vídeo com ratos circulando perto da área dos restaurantes chamou a atenção no Twitter, mas a organização garante que o Anhembi Parque passou por várias desratizações e desinsetizações no último mês. Para garantir a higiene do ambiente, a empresa contratada para manter a limpeza do pavilhão foi chamada para dar um reforço especial durante a semana. As filas para passar pela fiscalização com raio-x chegaram a atrasar alguns campuseiros, mas de uma forma geral todo o esforço feito pela organização foi bem visto por todos, já que tinha o propósito de reduzir ou eliminar o número de furtos.

Palco do campeonato de games da Intel (Foto: TechTudo/André Fogaça)Palco do campeonato de games da Intel (Foto: TechTudo/André Fogaça)

Na área de exposição do evento, aberta ao público, o stand da Intel chamou a atenção com o ínicio dos torneios dos games League of Legends e StarCraft II. O campeonato já tem uma nova edição confirmada para a Campus Party de 2014. Outro stand que chamou a atenção do público na área dos expositores foi o Petrobras NerdLab, criado em parceria com o site Jovem Nerd. Deive Pazos e Alexandre Ottoni, criadores do site, viveram dias intensos na Campus Party, participando de vários painéis e apresentando ao vivo suas atrações Nerdcast e NerdPlayer. Confira outros momento do segundo dia da Campus Party.

Nolan Bushnell no palco principal (Foto: TechTudo/Nick Ellis)Nolan Bushnell (Foto: TechTudo/Nick Ellis)

Durante o terceiro dia da Campus Party Brasil, duas excelentes apresentações fizeram sucesso no palco principal, com a ativista pela liberdade digital Rainey Reitman e o fundador da Atari, Nolan Bushnell, que lembrou da sua história com Steve Jobs e deu conselhos valiosos aos campuseiros.

Ainda no palco principal, um debate sobre o Marco Civil da Internet explicou o que pode mudar na prática na vida das pessoas com a nova legislação. No palco de games, Richard Cameron, gerente regional da NVIDIA no Brasil anunciou que o Projeto Shield será lançado no nosso país, e levou a platéia ao delírio com a presença de uma cosplay de Dawn, a bela fada símbolo da empresa. Estes e outros destaques marcaram o terceiro dia da Campus Party.

Um dos gadgets que mais chamaram a atenção durante todo o evento foi o protótipo do smartphone com Firefox OS, produzido pela empresa européia Geeksphone. O aparelho foi distribuído para desenvolvedores, e se tornou uma verdadeira febre. No quarto dia da Campus Party quem subiu ao palco principal da Campus Party foi o fundador da Singularity University, que funciona dentro da Nasa. No final do dia, o autor do best-seller Wikinomics, Don Tapscott, que apresentou sua tese de rede global de soluções para resolver problemas em escala global.

Rodrigo Fernandes levou o palco do seu talk show para dentro da arena da Campus Party (Foto: TechTudo/Nick Ellis)Rodrigo Fernandes levou o palco do seu talk show para dentro da arena (Foto: TechTudo/Nick Ellis)

No quinto dia do evento, quem chamou a atenção foi Pete Lomas, criador do Raspberry PI, menor computador PC do mundo, que deve ganhar uma nova versão em 2013. Lomas contou que o propósito do mini computador é inspirar a criatividade de jovens e estudantes. Mark Surman da Fundação Mozilla, empresa que criou o popular navegador Firefox, também atraiu o público em seu keynote. Dentro da arena, o blogueiro Rodrigo Fernandes, mais conhecido como Jacaré Banguela, montou um palco para o seu talk show Fora do Ar e entrevistou várias personalidades da internet brasileira.

Fila do raio-x na Campus Party (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)Entrada da arena da Campus Party (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)

Com a notícia de que a Campus Party Recife está confirmada oficialmente para 2013, o último dia da programação oficial começou muito bem. No palco principal, o último keynote com destaque para a apresentação de Rodrigo de la Parra, vice-presidente da ICANN (entidade responsável pelos endereços do protocolo da internet) na América Latina, que falou sobre o ecossistema da internet. Nossa colunista Mari Graciolli foi atrás de dicas de blogueiros de sucesso para quem está começando, e descobriu como os geeks estão se saindo com as belas musas do evento.

O encerramento oficial da Campus Party Brasil 2013 teve a final do campeonato campeonato de Street Fighter x Tekken e a entrega de vários prêmios de desafios, concursos e campeonatos do evento. A organização conseguiu se redimir do problema com o transporte gratuito até a Estação Tietê, que vai funcionar neste domingo (03/02), uma ótima notícia dos campuseiros que vieram de caravana de outros estados.

A sexta edição da Campus Party ofereceu muitas horas de conteúdo de qualidade para os campuseiros, e apesar de alguns problemas de logística, termina com saldo positivo. Agora, é esperar pela edição de Recife ou outras surpresas que a organização possa estar planejando para o futuro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Anderson Oliveira
    2013-02-03T12:12:43

    Só corrigindo, no encerramento não foi só a final do campeonato campeonato de Street Fighter x Tekken, também teve a Final de Pro Evolution Soccer, (a qual eu ganhei rsrsrs) e StarCraft.