Sistemas Operacionais

14/02/2013 14h35 - Atualizado em 14/02/2013 14h35

Surface Pro é o aparelho mais dificil de consertar da história, diz site

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Surface Pro ganhou um título que não deve trazer muito orgulho à Microsoft: o tablet foi considerado um dos gadgets com menor índice de reparação da história, de acordo com o site iFixit. De acordo com a avaliação da página, o aparelho não oferece muitas possibilidades de consertos em casos de quebras e, passada a garantia, o usuário que tiver problemas terá de comprar um novo.

Surface é difícil de desmontar e pode dar dor de cabeça aos usuários mais aventureiros (Foto: Reprodução)Surface é difícil de desmontar e pode dar dor de cabeça aos usuários mais aventureiros (Foto: Reprodução)

O iFixit equiparou o Surface Pro com os MacBooks com tela Retina, também campeões no quesito. De acordo com o site, operações simples como trocar algum dos fans, substituir o SSD do Surface Pro ou mesmo tentar abri-lo para uma limpeza são tarefas que beiram o impossível e requerem muito talento do usuário.

Para abrir o Surface Pro, é preciso remover a tela. Para isso, a cola precisa ser amolecida com considerável exposição ao calor. Depois de solta, muita "sensibilidade" e "gentileza" são necessárias para retirar o display sem danificá-lo. Após isto, o usuário aventureiro precisará batalhar ainda contra 90 parafusos de diversos tamanhos para desmontar o tablet. Para montá-lo novamente, é preciso por tudo no lugar, usando mais calor.

Se o usuário quiser ignorar os avisos que recomendam a não remoção da bateria, terá de aquecê-la para amolecer outra grande quantidade de cola. Calor e baterias não são uma receita muito segura, o que parece condenar os consumidores que se queixam da duração da bateria no Surface Pro às eventuais soluções que a Microsoft puder desenvolver em nível de software.

O site iFixit é especializado em desmontar, montar e desenvolver tutoriais para que os mais corajosos promovam reparos em seus gadgets sem precisar recorrer a profissionais. Sempre que algum produto novo é lançado, o pessoal do site o desmonta e dá a ele um índice de reparação: quanto maior o índice, mais peças poderão ser trocadas. O aparelho da Microsoft, porém, conseguiu apenas 1 em 10 pontos possíveis na avaliação da página. 

Via Geek

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tomhan Megabr
    2013-02-14T21:01:09  

    Abrir para que alo??? os caras já fizeram o primeiro tablet em liga de magnésio praticamente indestrutível,Pode por rodas e andar nele como skate, pode fritar um ovo encima dentrodo micro-ondas, solta-los de 30 andares e ficar inteiro (procure no youtube), há esquecí de algo???? há.. sim... ainda da para desmontar e consertar demorado e difícil porem ainda tem esperança, so que meu caro para vc chegar a esse ponto vc deve ter feito passar um tren encima dele, então não vejo para que consertalo;.... logica simples..... :)

    recentes

    populares

    • Tomhan Megabr
      2013-02-14T21:01:09  

      Tomhan Megabr, estou para conhecer hardware, ou qualquer peça de vários segmentos de automotivos a eletrodoemsticos mesmo nova, mesmo high end que de vez em quando nâo apresente problema, e nesse caso epecifico e jogar fora todo o valor investido......acho sem noção tal situação.

  • Jussilene Souza
    2016-02-04T16:30:18

    quem pode mim ajudar preciso levar meu surfacer por 2 para consertar mais nao sei onde

  • William Carvalho
    2013-02-15T11:10:15

    Caro Renato Perozim, concordo com você! É sempre assim, falam da falta do botão de câmera nos smarts "não Apple" mas nunca falaram disso no iPhone, reclamam também do botão "home" nos smarts da Samsung, também nunca reclamaram isso no Iphone e quando um smart com Android não tem o slot para cartão de memória é a mesma coisa, só reclamam das coisas quando elas incomodam em outras marcas mas na Apple tudo é perfeito inclusive tudo que é bloqueado é bom!

  • Agnaldo Junior
    2013-02-15T02:21:56

    Quebra um iPad daquele jeito e depois me conta a resenha...

  • Henrique
    2013-02-14T22:25:41

    ja não bastava o preço abusivo 899 dolares ( o ipad mais vendido é o de 500 dolares ) ele consome mais de 30 gigas dos 64 gigas do aparelho !! é pesadão tem 900 gramas e ainda se quebrar jogue fora !! affff

  • Paulo Roberto
    2013-02-14T21:10:39

    O Surface é, por enquanto, o único tablet que efetivamente tive vontade de comprar. Os demais se parecem com brinquedos ou pesos de papel. O melhor de dois mundos. Pena que a Microsoft é incompetente ao extremo na hora de definir valores e distribuição de produtos quando se fala de Brasil. Aqui vai ser 4 vezes o preço dos EUA (U$899) e ainda teremos que esperar até quase 2014 para termos via importação oficial. Quem me derá algum gênio da lâmpada lá decidir usar a planta industrial do XBOX em Manaus para produzir o bicho aqui ...

  • Marcos Moreira
    2013-02-14T20:01:49

    so tem uma maneira de se resolver isso na minha opiniao e evitar comprar aparelhos q nao permitem consertos ou q sejam praticamente impossiveis de ser consertados

  • Sildenir Ribeiro
    2013-02-14T19:06:12

    digo teclado...

  • Sildenir Ribeiro
    2013-02-14T19:03:43

    todos são descartaveis...ou vc acha que a aple ia fazer um ipad fácil de se concertar... Infelismente é o que movimenta a industria de tecnologia hj....tudo descataveis...quebrou compra outro, essa é a regra e o consumidor que se vire.

  • Sildenir Ribeiro
    2013-02-14T19:05:50

    o Melhor tablet atualmente é da DELL...hd de 160 GB, 2 a 4 GB de Ram com Win 8 e core i3 e i5...um notebook sem techado tela ultra hd

  • Daniel Barros
    2013-02-14T20:19:58  

    EU SOU TECNICO .. MAIS ISSO AI E BRINCADEIRAAAAAAA.. 90 PARAFUSOS PRA DESMONTAR 1 PORCARIA DESSA.. IEUAOIUEIOAEA NUNCA FAÇO ISSO

    recentes

    populares

    • Daniel Barros
      2013-02-14T20:19:58  

      é claro, querem ganhar dinheiro facil sem fazer esforço... é muito mais facil ficar explorando a falta de conhecimento dos clientes mesmo.

  • Giraia
    2013-02-14T17:04:22  

    E O KIKO?????????????

    recentes

    populares

    • Giraia
      2013-02-14T17:04:22  

      Nem vou zoar...vai que é doenca...

    recentes

    populares

    • Giraia
      2013-02-14T17:04:22  

      Lucas Oliveira kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Renato Perozim
    2013-02-15T09:10:54  

    "... com os MacBooks com tela Retina, também campeões no quesito." Ahahhah, quer dizer, os produtos da apple ninguem reclamava. Então surge o produto microsoft que supera neste quesito e pronto! Matéria Feita !! Ainda mais que hoje em dia não compensa consertar nada, nem tablet, dvd player, TV, smartphone .... os valores para reparo são absurdos em qualquer equipamento eletrônico.

    recentes

    populares

    • Renato Perozim
      2013-02-15T09:10:54  

      Concordo! É sempre assim, falam da falta do botão de câmera nos smarts "não Apple" mas nunca falaram disso no iPhone, reclamam também do botão "home" nos smarts da Samsung, também nunca reclamaram isso no Iphone e quando um smart com Android não tem o slot para cartão de memória é a mesma coisa, só reclamam das coisas quando elas incomodam em outras marcas mas na Apple tudo é perfeito inclusive tudo que é bloqueado é bom!

  • Sidney Oliveira
    2013-02-15T07:43:41  

    Isso é exemplo de empresa sustentável? Assim como a Apple, a Microsoft não está nem aí para o meio ambiente. Quebrou? Joga fora e compra outro. Mas, joga aonde? No lixo? Polui o meio ambiente? Será que esses engenheiros não tem filhos ou netos? Saber se um gadget é reciclável ou sua durabilidade condiz com a sustentabilidade deveria ser um dos primeiros quesitos para a compra. Até cheguei a pensar em comprar um Surface, mas estou fora!

    recentes

    populares

    • Sidney Oliveira
      2013-02-15T07:43:41  

      não é bem voltado a poluição do meio ambiente a matéria. mas concordo com vc.

  • Daniel
    2013-02-15T02:18:56  

    Qualquer tablet se quebrar joga fora. O mesmo vale notebooks. Quando dá defeito, mesmo que você mande para a assistência ele raramente vai durar mais de 6 meses depois do reparo. Portáteis são uma droga, a maior preocupação quando se compra um Tablet/Notebook, além das especificações, é claro, é o tempo de garantia. Saiu da garantia e deu defeito o melhor a fazer SEMPRE é comprar um novo.

    recentes

    populares

    • Daniel
      2013-02-15T02:18:56  

      Quanto ao BGA, a principal causa não é uso de forma e errada e sim falha de projeto de alguns fabricantes (a HP em especial). Antes que alguém venha falar "não fala besteira! Eu tenho um HP e ele é perfeito e blablabla", pense que existem várias linhas de notebook da HP e mesmo dentro das linhas defeituosas há os que resistem graças à estatística, mas nos últimos 5 anos, vários modelos de HP com processador AMD e vídeo da nvidia foram fabricados com erro de projeto que causa superaquecimento e o tal problema de BGA, mesmo usados sobre a mesa e mesmo usado sobre bases com cooler.

    recentes

    populares

    • Daniel
      2013-02-15T02:18:56  

      William, não estou falando besteira, estou apenas generalizando. Não entendo porque as pessoas são tão agressivas e mal educadas na internet. HD obviamente é fácil de consertar. Nos noteboos, em geral, eles são fáceis de extrair e trocar. Mas defeitos na placa mãe, processador e vídeo são caros e difíceis de consertar para os usuários comuns. Tem que se levar em consideração que a maioria das pessoas não tem afinidade com computador e não sabe consertar mesmo as coisas mais simples e a assistência técnica costuma cobrar caro e o resultado na maioria das vezes não é duradouro.

  • Ailson Junior
    2013-02-15T15:38:18  

    Este tablet já nasceu morto, mas esperar o que de uma empresa que nunca aprendeu nem a fazer software que ela diz ser a praia dela, quanto mais hardware. E antes que alguém se sinta ofendido vamos aos fatos: tablet com portinha vai de encontro a tudo que se espera deste tipo de gadget ou seja sem partes móveis, sistema onipresente que rouba quase que totalmente a memória interna e funciona porcamente, e o suprasumo da estultice "ventoinhas", acreditem tablet com ventoinhas só pode ser piada pronta, engenharia nota zero.

    recentes

    populares

    • Ailson Junior
      2013-02-15T15:38:18  

      É tão difícil assim entender que o Surface Pro NÃO É UM TABLET? Ele é classificado com híbrido de ultrabook+tablet, ou seja, "ultablet" (risos). Ele ainda não tem um concorrente direto, tendo em vista que é o primeiro aparelho no segmento. O único que pode ser comparado a tablets é o Surface RT.

  • Alexandro Silva
    2013-02-15T08:25:35