25/02/2013 19h49 - Atualizado em 26/02/2013 12h25

HomeSync: teste da central multimídia da Samsung no MWC 2013

Fabrício Vitorino
por
Do MWC 2013

Para quem já conhece AppleTV, Roku e WDTV, o HomeSync, media player que a Samsung acaba de revelar na MWC 2013, não parece ter muitas novidades. Porém, o uso da nova caixinha preta - ou melhor, prateada, no bom e velho "aço escovado" - traz algumas surpresas. E, em sua maioria, boas.

HomeSync traz plataforma Android adaptada para utilização com TV, muito similar à Google TV (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)HomeSync traz plataforma Android adaptada para utilização com TV, muito similar à Google TV (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)

No estande da gigante coreana, no Mobile World Congress, que acontece em Barcelona, na Espanha, os testes são feitos com poderosos Galaxy S3. E de cara vale lembrar que nem todo mundo tem todo esse potencial de processamento ao alcance da mão, embora qualquer aparelho com Jelly Bean possa funcionar como controle do HomeSync, com algumas restrições.

Samsung Galaxy S III sincronizado com o HomeSync (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)Samsung Galaxy S III sincronizado com o HomeSync (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)

Quando o Android 4.2 aparece na tela, tendo em mente a referência à AppleTV, é inevitável perguntar: "Estaríamos diante do GoogleTV?" Na prática, sim. Na teoria, não. Afinal, todos os assessores, executivos, demonstradores e quem quer que seja da Samsung, vai negar isso. "É a SamsungTV", diz uma das demonstradoras, cheia de confiança. Afinal, só quem é da "família" Galaxy consegue ver vídeos em fulo HD 1080p e ter acesso a conteúdo extra na Play Store

Homesync é a nova aposta da Samsung para concorrer com Google TV e Apple TV (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)Homesync é a nova aposta da Samsung para concorrer com Google TV e Apple TV (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)

O aparelhinho roda suave, com seu processador dual core 1.7GHz e 1TB de disco. O S3 conecta com o gadget e logo vira um controle remoto turbinado, com acesso à Google Play, de onde você pode espelhar seu conteúdo na TV sem o menor sobressalto. Com uma boa conexão, tudo flui exemplarmente. Mesmo vídeos em HD rodam bem, ainda que você avance e retroceda várias vezes. Aliás, por falar em conexão, o HomeSync tem duas entradas USB 3.0, uma HDMI, uma de áudio óptico e uma porta ethernet, na parte traseira.

Parte traseira do Homesync com conexões HDMI e ethernet, entre outras (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)Parte traseira do Homesync com conexões HDMI e ethernet, entre outras (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)

O celular também vira uma espécie de mouse, cujo cursor pipoca na tela e com o qual é possível arrastar o conteúdo para lá e para cá. Embora isso não seja muito útil - afinal, quem vai ficar pescando ícones se poderia simplesmente apertá-lo na tela de seu aparelho? -, foi a melhor experiência de controles remotos "de apontar" que já tivemos. Não há lag nem falhas no acelerômetro.

Uma das funções mais legais do HomeSync é espelhar a tela de seu celular na TV. Ok, isso não é exatamente uma novidade, mas a forma como isso roda, suave e sem sobressaltos, é muito agradável. Você pode, por exemplo, tirar uma foto de sua família e, com o conteúdo espelhado na TV e todo mundo pode aprovar (ou reprovar) sem se aglomerarem nas suas costas.

O conteúdo do celular com Android pode ser espelhado na tela para você navegar com mais conforto (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)O conteúdo do celular com Android pode ser espelhado na tela para você navegar com mais conforto (Foto: TechTudo/Fabrício Vitorino)

O HomeSync também tem um armazenamento respeitável. Com seu 1 terabyte, dá para entulhar todo tipo de conteúdo nele. Mas, outra vez, onde entra o armazenamento na nuvem? Não teria sido melhor um dispositivo com um armazenamento menor - ou mesmo arriscar não o ter -, e baratear o produto?

No geral, o HomeSync tem tudo para entrar no jogo dos media players. Entretanto, com as Smart TVs cada vez mais smart e com mais funcionalidades, a dúvida fica por conta da relevância desses aparelhos em um futuro bem próximo. Ainda mais se levarmos em consideração que, dentro da "família" Samsung, a tecnologia DLNA, que existe já há alguns anos, faz praticamente a mesma coisa, custando, provavelmente, algumas dezenas de euros (ou dólares) a menos e deixando mais espaço livre em nossas salas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jonis Gonçalves
    2016-08-02T15:53:59

    Comprei um desse faz uns 3 anos e está lá em casa desligado a quase 2 anos, muito limitado, não funciona app Netflix e outros. excelente por ter usb3.0, hd 1tb, mas a limitação de app torna o homesync péssimo.

  • Edeson Gomes
    2013-02-26T07:22:38

    E di Ri ne Fala que a Samsung copia essa tal de apple>..kkkk Samsung melhor marka do Mundo chora seus troxa apple ja era.... VivA A inovação viva SAMSUNG..

  • Anderrson Oliveira
    2013-02-26T02:47:49

    Quem inventou esses Medias Centers foi a Western Digital não a Apple. Sem falar que o Apple tv é um lixo não roda mkv, flac, divx etc. quem não acrediat da uma pesquisada na net e saberá.

  • Julio Junior
    2013-02-26T01:52:18

    Samsuncópia mais uma vez imitando a Apple e o pior, como sempre, com qualidade beeeeeem inferior!!!

  • Jones
    2013-02-26T11:35:56  

    Realmente,a Ipple não inventou nada disso...só mostrou como é que se faz...Ipod,Ipad,Iphone,Macbook,Ultrabook,AppleTV,Magicmouse,Trackpad...todos produtos diferenciados que trazem inovação de tecnologia.

    recentes

    populares

    • Jones
      2013-02-26T11:35:56  

      pois eh.. pq ela n ia fazer galaxy S's, galaxy tab, samsung player hasihuasihiuashiusah inovaçao? o que teve de inovaçao nos ultimos 2 anos? :O aprendam uma coisa.. jobs ta morto.. a impresa soh vai afundar daqui pra frente

  • Samuel Voltolini
    2013-02-26T09:00:34  

    Bem mais a apple tv, isso aí capaz de encher de virus kkkkk

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-02-26T09:00:34  

      Sammy-boy, sammy-boooyy! Olha suas notas!

    recentes

    populares

    • Samuel Voltolini
      2013-02-26T09:00:34  

      pelo q me parece é a apple que ta cheia de falha de segurança... ;x coisa ta feia pra apple...

  • Rodrigo Pereira
    2013-02-26T01:44:32  

    samsung nao cansa de copiar a apple nao?!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Pereira
      2013-02-26T01:44:32  

      Concordo com o Johan. Como assim copiar? Achei que área de TV é da samsung e não da apple.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Pereira
      2013-02-26T01:44:32  

      os motorola vc conecta na tv pelo hdmi ele ja vira um central multimidia desde o atrix 4g se n antes.. smart tvs tbm mandaram lembranças a apple

  • Jones
    2013-02-25T20:23:16  

    Samsung piada...tá feio,só cópia...só cópia...ai lança esse aparelho, coloca 1 item tecnico a mais que a Apple TV e vão falar que a Samsung está deixando a Apple pra trás,que a Samsung inova,que isso,aquilo...essa empresa coreana tá cada vez mais chinesa.

    recentes

    populares

    • Jones
      2013-02-25T20:23:16  

      Quanta besteira, os Media Players já existem há mais de 10 anos, a Apple não inventou nada disto.

    recentes

    populares

    • Jones
      2013-02-25T20:23:16  

      Barra de notificações mandou lembranças :D galaxy tab tbm :D