O Ubuntu 13.04, a ser liberado em abril, terá um recurso que pode causar polêmica entre os usuários do sistema operacional livre. A Canonical pretende introduzir uma lente de busca no Dash que envia dados de localização geográfica do usuário para seus servidores.

O novo recurso faz parte do projeto "100 Scopes", que promete complementar as buscas possíveis pelo painel do sistema. Em princípio, o serviço é útil para quem procura por um produto e tem como resultado uma loja local, como a Amazon brasileira, por exemplo. O principal problema é que, para funcionar, este artifício precisa de dados de geolocalização do usuário, que acabam em servidores da desenvolvedora.
De acordo com a Canonical, os dados de privacidade vão ficar resguardados. No entanto, os fãs de longa data do Linux podem sentir dificuldade em aceitar a novidade (assim como tiveram em relação à lente do Amazon, embutida no Ubuntu). A empresa defende que a proposta é necessária para que o sistema de busca funcione melhor e ofereça resultados mais precisos.
Embora as buscas online estejam habilitadas por padrão no Ubuntu, a desenvolvedora explica que aquele que desejar pode desligá-las e até mesmo desinstalar as lentes que considerar desnecessárias.
Quer saber qual o melhor sistema operacional do mercado? Pergunte no Fórum do TechTudo!
Via Softpedia