Sistemas Operacionais

01/02/2013 17h56 - Atualizado em 01/02/2013 17h57

Ubuntu 13.04 enviará dados de geolocalização do usuário para a Canonical

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

O Ubuntu 13.04, a ser liberado em abril, terá um recurso que pode causar polêmica entre os usuários do sistema operacional livre. A Canonical pretende introduzir uma lente de busca no Dash que envia dados de localização geográfica do usuário para seus servidores.

Ideia é que as buscas do Dash sejam capaz de oferecer resultados mais precisos (Foto: Reprodução)Ideia é que as buscas do Dash sejam capaz de oferecer resultados mais precisos (Foto: Reprodução)

O novo recurso faz parte do projeto "100 Scopes", que promete complementar as buscas possíveis pelo painel do sistema. Em princípio, o serviço é útil para quem procura por um produto e tem como resultado uma loja local, como a Amazon brasileira, por exemplo. O principal problema é que, para funcionar, este artifício precisa de dados de geolocalização do usuário, que acabam em servidores da desenvolvedora.

De acordo com a Canonical, os dados de privacidade vão ficar resguardados. No entanto, os fãs de longa data do Linux podem sentir dificuldade em aceitar a novidade (assim como tiveram em relação à lente do Amazon, embutida no Ubuntu). A empresa defende que a proposta é necessária para que o sistema de busca funcione melhor e ofereça resultados mais precisos.

Embora as buscas online estejam habilitadas por padrão no Ubuntu, a desenvolvedora explica que aquele que desejar pode desligá-las e até mesmo desinstalar as lentes que considerar desnecessárias.

Quer saber qual o melhor sistema operacional do mercado? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Softpedia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Victor Ferreira
    2013-02-02T12:58:48

    Pra quem tem uma banda larga lixo que e o meu caso (Oi velox) A lente comercial atrapalho a ponto de eu desinstalar o pacote. Continuar assim eu mudo de distro.

  • Ricardo
    2013-02-01T18:10:31

    Não acho que seja ruim. Isso pode servir para gerar estatísticas sobre a distribuição dos usuários do Ubuntu mundo afora.