Sistemas Operacionais

20/02/2013 19h44 - Atualizado em 20/02/2013 19h53

Ubuntu terá aplicativo próprio de reconhecimento de voz

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Uma das novidades apresentadas pela Canonical na revelação do Ubuntu Tablet são os comandos precisos por voz. Agora a versão desktop do sistema operacional deverá contar também com um aplicativo que reconhece voz, já em desenvolvimento por James McClain, programador independente.

Aplicativo de comando de voz para desktop Ubuntu criado pelo desenvolvedor James McClain (Foto: Reprodução)Aplicativo de comando de voz para desktop Ubuntu criado pelo desenvolvedor James McClain (Foto: Reprodução)

James liberou um vídeo no YouTube demonstrando as capacidades de seu software. Ele consegue entender comandos simples, como copiar, recortar e mover pastas, reproduzir músicas e vídeos e comandos para acessar sites de Internet. Na demonstração, James pergunta ao aplicativo quem é o presidente dos Estados Unidos, e a resposta aparece nas notificações do Ubuntu: Barack Obama.

Mas a funcionalidade mais interessante do aplicativo de James McClain é a capacidade de responder a ditados. O aplicativo transforma em texto, na tela, as palavras que são ditas pelo usuário.

Outro ponto interessante, ao menos para usuários hardcore do Linux, é que James pretende deixar aberta a possibilidade de seu aplicativo suportar scripts independentes, ou seja, usuários poderão modificar o aplicativo de acordo com suas necessidades. 

Até que a Canonical se debruce sobre o problema, e crie ela mesma um aplicativo de reconhecimento de comandos por voz para a versão desktop do Ubuntu (e é bem provável que a Canonical pense em algo, tendo em vista a presença de um software similar no Ubuntu para tablets), a solução de James parece ser a ideal para quem gosta de falar com eletrônicos.

O desenvolvedor não fixou uma data para lançamento do seu aplicativo.

Via Softpedia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares