04/03/2013 09h55 - Atualizado em 04/03/2013 09h55

Caminhões controlados por computador são testados com sucesso no Japão

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Enquanto grande parte da indústria automobilística faz testes com carros guiados e controlados por computador, o Japão vem desenvolvendo a tecnologia em uma escala maior. A Nedo, corporação de desenvolvimento de pesquisas financiada pelo governo japonês, experimentou com sucesso o funcionamento de protótipos de caminhões de carga.

A NEDO. organização financiada pelo governo do Japão que pesquisa novas tecnologias de industria e energia, testou em estradas caminhões-robô (Foto: Divulgação/ NEDO)A NEDO testou em estradas caminhões-robô (Foto: Divulgação/ NEDO)

No ensaio realizado pela organização, um comboio de quatro caminhões percorreu uma estrada, e somente o primeiro veículo era guiado por uma pessoa. A tecnologia, parecida com a utilizada pelas mulas de carga robóticas da Darpa, funciona com veículos automáticos equipados com câmeras, radares e sensores e separados por uma distância de 15 metros.

Os caminhões copiam o movimento realizado pelo veículo conduzido por um humano, garantindo assim que um volume maior de carga seja transportado ao mesmo tempo. Além disso, a caravana também reduziria o consumo de combustível em até 15%, uma vez que a primeira carreta recebe todo o vento sobre si, diminuindo a resistência do ar sobre as demais, da mesma forma que as equipes de ciclismo fazem em provas de longa distância.

Os veículos automáticos copiam e seguem o primeiro, guiado por uma pessoa, e ainda sofrem menos resistência do ar (Foto: Divulgação/ NEDO)Os veículos automáticos copiam e seguem o primeiro, guiado por uma pessoa (Foto: Divulgação/ NEDO)

O teste da Nedo provou que a tecnologia é segura e aplicável nas estradas do Japão, porém ainda há muitas barreiras legais contra veículos sem condutor trafegado em vias públicas. Enquanto essas dificuldades não são contornadas, a organização de pesquisa já anunciou que fará mais testes para melhorar seus protótipos, alguns agendados ainda esse ano.

Quer saber mais sobre carros autômatos? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via The Verge

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bavaria Quente
    2013-03-06T02:43:13

    Que perigo isso aí cara, se um dos caminhões da problema e vai reto numa curva é um abraço pra quem vem contra.

  • Jaime Pinheiro
    2013-03-04T10:19:16

    Interessante mas já que é um serviço de risco o pessoal poderia fazer igual aos veículos aéreos não tripulados, ou seja, o motorista poderia estar dirigindo remotamente e ao se sentir cansado poderia ser substituído por outro motorista. Mlehor ainda, o motorista remoto poderia ter uma jornada de 6h de trabalho e ser substituído por outro ao final da sua jornada.