Sistemas Operacionais

25/03/2013 17h43 - Atualizado em 28/03/2013 12h55

China está desenvolvendo um sistema operacional estatal baseado no Ubuntu

Daniel Pinto
por
Para o TechTudo

A Canonical, empresa responsável pelo Ubuntu, anunciou em seu blog que está desenvolvendo um sistema operacional de código aberto em parceria com o governo Chinês. A nova distribuição se chamará Ubuntu Kylin e tem lançamento previsto para abril desse ano. O projeto é parte do planejamento chinês para, nos próximos cinco anos, promover e acelerar o desenvolvimento de softwares de código aberto que não dependam do ocidente.

techtudo-ubuntu (Foto: techtudo-ubuntu)Canonical e governo chinês prevêm lançar o Ubuntu Kylin em abril(Foto: Reprodução/TechTudo)

A parceria prevê, inicialmente, o desenvolvimento do sistema para desktops, que contenham recursos específicos para o mercado local. Dentro do projeto está a integração de algumas das aplicações mais utilizadas na China, como o Baidu mapas, o serviço de compras Taobao e o de pagamentos por bancos chineses.

O governo tem planos de expandir a quantidade de aplicações desenvolvidas com a Canonical, aplicando Ubuntu para servidores, celulares e até para serviços de nuvem. Esta seria uma reação à constatação do domínio do Android como sistema operacional móvel mais popular no país, segundo relatório apresentado pelo Ministério Chinês de Indústria e Tecnologia da Informação.

Esta não é a primeira parceria entre Canonical e governos. No Brasil, por exemplo, ela tem contratos com Ministério da Educação (MEC), Serpro e com a Empresa de Tecnologia da Previdência Social (DATAPREV). Esta última homologou, recentemente, o uso de Ubuntu Server em seus servidores de aplicação.

Qual é o melhor sistema operacional? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo!

Via The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ailson Junior
    2013-03-27T12:06:52

    Longe de defender o governo Chinês, mas, essa iniciativa deles é sensacional, software livre é muito mais seguro para qualquer governo, colocar no país software proprietário e fechado para gerir seus processos e ainda por cima SO americano é de uma insegurança sem precedentes, pois, é como entregar a chave de suas informações mais sigilosas de mão beijada, isso é questão de segurança nacional. Ponto para o governo chinês e espero que isso se espalhe por todos os países que se dizem independentes.

  • Mauro Sókrates
    2013-03-27T04:43:52

    Mais de 1 bilhão de usuários do Ubuntu a caminho!