Video game

08/03/2013 16h40 - Atualizado em 08/03/2013 16h40

Com placa gráfica da AMD, PS4 terá suporte ao PhysX da Nvidia

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Nvidia confirmou que o PlayStation 4 reproduzirá conteúdos que sejam desenvolvidos com o PhysX e o APEX. Os kits para os dois recursos já estão disponíveis para que desenvolvedores de games usem as tecnologias da Nvidia para aprimoramento de simulações gráficas pesadas em seus conteúdos.

Mafia 2 é reconhecido como um jogo que usa todo o poder do PhysX (Foto: Reprodução)Mafia 2 é reconhecido como um jogo que usa todo o poder do PhysX (Foto: Reprodução)

Quando começou a comercializar placas com suporte às duas tecnologias, em especial ao PhysX, que é mais antigo, a Nvidia garantiu um diferencial relevante em comparação à AMD. Até hoje, games que usem esses recursos apresentam resultados gráficos melhores em placas da Nvidia, que suportam a tecnologia.

Agora, escolhida pela Sony na confecção do hardware do PlayStation 4, a Nvidia consegue garantir espaço na vida do PS4 ao oferecer seus motores de renderização para o console, que usa hardware da AMD. As aplicações combinadas de PhysX e APEX suavizam efeitos, aproveitam melhor o hardware e podem ajudar o videogame a atingir um melhor desempenho em simulações gráficas complexas.

Batman Arkham City (Foto: Divulgação)Batman Arkham City é um bom exemplo do uso do PhysX (Foto: Divulgação)

Gamers de PC conhecem bem as duas ferramentas e sabem que jogos criados com o Hysx e APEX possuem elementos físicos complexos muito mais bem trabalhados. Em específico, o PhysX é como um motor feito especificamente para criar simulações físicas complexas em tempo real. Você sentirá a diferença da ferramenta numa cena cheia de fumaça, onde o comportamento de cada partícula que compõe o gás em movimento na tela precisa ser desempenhada em tempo real.

Bons jogos para usar como exemplo de uso do PhysX são Batman Arkham Asylum e Arkham City, além de Mafia 2. No YouTube, os mais curiosos podem ver capturas de gameplays comparando jogos com PhysX ativado e desativado. O APEX se destina a renderização de corpos grandes, importante para efeitos de destruição, modelagem de partículas e de detalhes em texturas com fibras, como tecidos e cabelos.

Via Nvidia

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Claudio
    2014-12-27T12:45:04

    Há 2 problemas aí. Uma comercial e outra técnica. 1-Comercial: A Nvidia pode até apoiar desde que seus clientes paguem a ela por essa tecnologia. O Physx é uma patente e requer pagamenteo. Tanto é verdade isso é que quando alguns hackers descobriram como usar essa tecnologia com placas da ATI (placa da ATI como principal e da Nvidia para Physx), a Nvidia tratou logo de bloquear esse recurso nos novos drivers. 2-Técnica: O Physx é um recurso via hardware e é PESADAÇO. Se um PS4 já possui dificuldade em exibir jogos complexos em full-hd a 60fps, imagine usar ainda o Physx?

  • Cris Silva
    2013-03-08T20:56:11  

    Me corrijam se eu estiver errado, mas AMD não é a concorrente da Nvidia? AMD não produz placas Radeon? a Nvidia produz as placas Gforce. Então a matéria estaria um pouco confusa.

    recentes

    populares

    • Cris Silva
      2013-03-08T20:56:11  

      Por isso mesmo que ele destacou o fato! E na verdade empresas serem concorrentes muitas vezes não interferem nesse tipo de coisa, por exemplo a Apple usa peças da Samsung em seus iPhones e a AMD tem a licença do x64 que a Intel usa, enquanto a Intel concede a x86 para a AMD...

    recentes

    populares

    • Cris Silva
      2013-03-08T20:56:11  

      Alexi entendi! pensei que tinha sido um erro da matéria.Muito bom saber disso! Acho muito legal cada vez mais ter uma padronização do que o individualismo, antigamente muitas empresas desenvolvedoras de jogos tinhas sua própria engine gráfica e agora muitas já utilizam as disponiveis no mercado como a Unreal Engine etc...acho que só assim é possivel cada vez mais investir e consequentemente aprimorar, Muito obrigado pelo esclarecimento!