Jogos de RPG

22/03/2013 15h00 - Atualizado em 22/03/2013 15h00

Conheça a história da GDC e saiba tudo sobre a origem do evento

Lucas Nascimento
por
Para o TechTudo

A Game Developers Conference (GDC) teve sua origem em uma reunião informal entre 25 desenvolvedores há 26 anos e atualmente é considerado o maior evento do mundo voltado para a área de desenvolvimento de jogos. Capaz de reunir mais de 22.500 membros da indústria durante uma semana, a GDC traz muitas expectativas para sua próxima edição, que será realizada entre os dias 25 e 29 de março, em San Francisco, Califórnia.

GDC 2013 acontece entre os dias 25 e 29 de março, em San Francisco (Foto: Reprodução)GDC 2013 acontece entre os dias 25 e 29 de março, em San Francisco (Foto: Reprodução)

Inicialmente voltada somente para jogos de computador, o evento cresceu e atualmente engloba todos os tipos de games eletrônicos. Desta forma, a GDC apresenta as mais importantes plataformas, serviços e ferramentas para desenvolvedores, ajudando a impulsionar a indústria internacional de jogos. Prova da relevância da conferência é que ela foi eleita o evento mais importante de 2009, segundo pesquisa feita pelo site GamesIndustry, batendo a famosa E3.

Existe ainda um conselho que define as atividades do evento. O grupo  é formado por profissionais da indústria de jogos que ajudam voluntariamente a montar a programação da GDC. Esta foi a forma encontrada para assegurar a qualidade das mais de 400 palestras, painéis, tutoriais e mesas-redondas que acontecem na Game Developers Conference.

Game Developers Choice Awards e IGF

Sleeping Dogs (Foto: Divulgação) (Foto: Sleeping Dogs (Foto: Divulgação))Sleeping Dogs surgiu pela primeira vez na GDC 2012 (Foto: Divulgação)

A GDC também sedia eventos secundários, como o Game Developers Choice Awards e o Independent Games Festival (IGF). O primeiro premia os melhores jogos do ano em diferentes categorias, entre elas a de Game Of The Year (Jogo do Ano), que já premiou jogos como The Elder Scrolls V: Skyrim (Bethesda) e Red Dead Redemption (Rockstar San Diego).

Já o IGF tem seu foco em jogos indies ou produzidos por estudantes. Neste evento games independentes disputam prêmios em dinheiro (tendo como premiação máxima o valor de 30 mil dólares), além de chamarem a atenção das grandes produtoras da indústria de jogos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marlos Matos
    2013-03-22T21:50:27

    Espero que boas novidades de jogos independentes, e aguardo o anúncio de outros jogos excelentes de PC