28/03/2013 16h40 - Atualizado em 28/03/2013 16h40

Coreia do Norte pode ter manipulado imagens de invasão militar

Marcos Nepomuceno
por
Para o TechTudo

A Coreia do Norte foi acusada de manipular uma foto divulgada pela agência de notícias estatal, Korea Central News Agency (KCNA), para tornar o desembarque de suas tropas e uma praia do país maior e mais imponente do que foi na realidade.

POTD-Korea-landing_2520174bImagem alterada teria sido divulgada pela agência de notícias norte-coreana (Foto: Reprodução/KCNA)

A desconfiança veio após a imagem de vários barcos anfíbios e soldados em treinamento ser veiculada por outras agências de notícias do mundo. A Agence France Press (AFP), uma das maiores do mundo, retirou a foto de suas matérias alegando “excessiva alteração digital”. Segundo Eric Baradat, editor de fotos da AFP, os barcos se movem no mesmo ângulo e os jatos d’água foram visívelmente alterados.

Apesar das anomalias que podem ser vistas na imagem, para ele, os norte-coreanos tornaram-se mais sofisticados na falsificação de fotos. “Normalmente uma simples análise com nosso software revela as alterações feitas pela KCNA, mas recentemente eles melhoraram o uso do Photoshop”, disse Eric ao site do jornal "The Telegraphy".

102_2735-alt-blog-korea-reutersSuposta foto original, que teria sido manipulada (Foto: Reprodução)

Via Cnet e The Telegraphy

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares