04/03/2013 12h14 - Atualizado em 04/03/2013 12h14

Darpa solicita ideias para criar novo avião que decole verticalmente

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Darpa, agência que pesquisa e desenvolve projetos de tecnologia para defesa nos Estados Unidos, está selecionando propostas de novos aviões VTOL. A sigla refere-se a aeronaves que tenham a capacidade de decolar verticalmente, mas que, uma vez no ar, comportem-se como aviões. A agência está aberta a propostas externas de desenhos de modelos que cumpram essas especificidades.

Na imagem, a aeronave no canto inferior esquerdo seria o modelo desenvolvido pela DARPA (Foto: Reprodução)Na imagem, a aeronave no canto inferior esquerdo seria o modelo desenvolvido pela Darpa (Foto: Reprodução)

Aviões que decolam verticalmente oferecem vantagens em relação às aeronaves comuns. São mais fáceis de manobrar, podem operar a baixas altitudes, pousar e decolar de áreas menores e sem preparo prévio. Todas essas virtudes compõem os principais quesitos para que o meio de transposte seja bom o suficiente para mover tropas em zonas de conflito.

A primeira geração dos VTOL deu origem aos V-22 Osprey, que são usados atualmente pelas forças militares dos Estados Unidos. O projeto que, finalmente, resolveu todos os desafios de engenharia envolvidos na concepção de uma aeronave tão complexa consumiu 36 bilhões de dólares e levou 20 anos para o primeiro protótipo levantar voo.

Agora, a ideia é investigar propostas de design e engenharia ainda mais inovadoras para a criação de um projeto que, no futuro, a custos altos, vá substituir os V-22. Internamente, a Darpa já trabalha na sua proposta de substituto, que deve ser testado em condições reais de voo dentro de 40 meses.

Tem dúvidas sobre tecnologia? Pergunte no Fórum do TechTudo!

Via Dvice

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares